Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Make it or break it – Vale cada minuto!

Por: em 18 de agosto de 2010

Make it or break it – Vale cada minuto!

Por: em

Séries teen sobre amizade são um artigo em falta. Nos anos oitenta tínhamos Anos Incríveis, nos noventa Dawson’s Creek, e dos anos 2000 pra cá? Entre séries famosas e hypadas como Gossip Girl e 90210,  são as menos badaladas como One Tree Hill e Greek que verdadeiramente tratam desse tema que, na nossa adolescência, acaba sendo indiscutivelmente o mais importante das nossas vidas.

O problema é que os personagens dessas séries estão crescendo mais rápido que seu público, cada vez mais carente de séries verdadeiramente teens e que trate sobre assuntos que lhe sejam relevantes. Pra preencher esse buraco as séries da ABC Family são, sem dúvida, a melhor saída. Entre elas, é impossível não destacar Make it or Break it que, como bem diz o nome dessa coluna, vale cada minuto!


Make it or break it tem como premissa básica o sonho olímpico de quatro garotas, quatro ginastas que tentam agarrar com unhas e dentes a possibilidade real de serem campeãs mundiais treinando dia e noite no The Rock, um dos clubes mais importantes do país. Emily Kmetko (Chelsea Hobbs) é a menina novata (e pobre), recém-chegada na cidade e no ginásio, com um talento bruto a ser desenvolvido; Kaylie Cruz (Josie Loren) é a ginasta mais artística, princesinha dos pais, querida por todos, da qual não se espera muita coisa além de um segundo lugar; Payson Keeler (Ayla Kell) é a campeã nata, completamente apaixonada pela carreira e que não consegue sequer imaginar o seu mundo sem o esporte e as conquistas que vêm com ele, talvez a personagem mais interessante da série, principalmente quando Lauren não está por perto. Lauren, última das protagonistas, é a menina sem escrúpulos, da qual pode se esperar absolutamente tudo. Afinal, para ser a nº 1 são necessários alguns sacrifícios… ou artimanhas.

Mas não pense que por ser protagonizada por quatro garotas Make it or break it é um mar de estrogênio. Até porque o sonho olímpico é hardcore demais pra ser considerado girly. Disciplina, força, resistência e obediência (tantas vezes cega) são apenas alguns dos itens indispensáveis na busca do ouro olímpico. As proibições são muitas e namorar é decididamente uma delas. Mas, claro, não é preciso dizer que essa é provavelmente a regra menos cumprida; afinal, ginastas ou não, essas meninas ainda são adolescentes, e mesmo que suas mudanças hormonais e corpóreas sejam retardadas graças ao treinamento intensivo a que se submetem, ainda assim é difícil não se envolver com o sexo oposto.

Mas o homem mais importante na vida dessas ginastas é decididamente o seu técnico, Sasha Beloff (Neil Jackson). O russo surge no terceiro episódio da série para botar em ordem a bagunça deixada pelo antigo técnico, Marty Walsh (Erick Palladino) que graças a chantagem do pai de Lauren, que descobriu seu caso com a mãe de uma das ginastas, teve que deixar a equipe. Completam a lista de personagens pais, mães e interessados no futuro dessas garotas, ou nelas mesmas.

E é isso o que mais interessa na vida dessas garotas: seu futuro, sua carreira. Um sonho que as acompanha desde crianças, quando se conheceram e aprenderam juntas que era aquele o maior objetivo de suas vidas: a ginástica.  Viver da ginástica, serem campeãs através da ginástica, serem as primeiras em suas categorias, conquistarem os primeiros lugares em todos os pódios. E pra isso a equação é “simples”: dedicação e companheirismo. Elas precisam do apoio umas das outras para seguir em frente e deixar seu nome na história do esporte. Afinal, em um mundo tão competitivo, é impossível seguir sozinho. Então não importa se alguém roubou o seu namorado ou pisou no seu calo, suas colegas de time são a sua família e em família tudo é perdoado.


Pelos nomes do elenco, a essa altura já ficou claro que não há uma estrela ou sequer um nome razoavelmente conhecido na série. O maior destaque chama a atenção apenas daqueles que, como eu, já foram fãs de Três é Demais (Fullhouse). Lembram da D.J. Tanner? Pois é, Candace Cameron Bure  cresceu e virou Summer Van Horne, inicialmente a namorada de um dos pais, mas que tem o seu papel exponencialmente desenvolvido na trama.

Pra quem acompanha a série, uma das maiores curiosidades é decididamente o momento em que sai a atriz e entra a dublê. A edição da série é muitíssimo bem feita, e até hoje, no começo da sua segunda temporada, ainda não houve um momento de deslize em que pudéssemos identificar a troca. E as dublês podem não ser uma Daiane dos Santos, mas sem dúvida fazem um trabalho suficientemente eficiente para que leigos (como a maioria de nós) sejam satisfatoriamente enganados.

Nesse vídeo recheado de cenas dos bastidores da preparação das garotas, o elenco e a preparadora contam como foi o trabalho de desenvolvimento e condicionamento ao qual tiveram que ser submetidas as protagonistas para que sua atuação, tanto no treinamento quanto nas disputas, soasse crível. Um trabalho realmente fantástico, já que antes de começarem a se preparar para o papel todas tinham apenas conhecimentos básicos de dança.

Então, está esperando o que pra apostar no sonho olímpico dessas garotas? Se você gosta de uma boa série teen, então aproveita que as séries principais ainda estão “de férias”, e corre pra conhecer a primeira temporada de Make it or Break it! Atualmente a série está no 8º episódio da segunda temporada e, como toda série da ABC Family, se prepara para o intervalo com a summer finale.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×