Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Maratona Castle – 5ª Temporada

Por: em 4 de outubro de 2015

Maratona Castle – 5ª Temporada

Por: em

A temporada se inicia com Castle acordando e tentando ver se era mesmo verdade o que tinha acontecido na noite anterior. Tanto ele quanto nós esperamos muito por este momento e ver os dois juntos foi bem legal e bonito. Os dois foram interrompidos inicialmente pela chegada inesperada da mãe e filha de Castle e depois, já no apartamento de Kate, por Ryan que foi pedir ajuda a Kate na continuação da investigação do caso que fez com que ela renunciasse ao emprego. Como já destacamos antes, os episódios que envolvem a investigação da mãe de Beckett são sempre interessantes e este ainda teve o componente que foi o fato de Esposito estar chateado e ter se sentido traído por Ryan. Também tivemos enfim a revelação de quem estava por trás de tudo isso e como já desconfiávamos – era um político! Foi uma temporada com muita referência ao mundo pop, livros, Séries, filmes.

Beckett e Castle

castle-s5-1

Agora que os dois conseguiram acertar o passo, Castle teve coragem para se declarar, Beckett conseguiu superar a barreira e os dois começaram o tão aguardado namoro, vemos uma dinâmica diferente entre eles, Beckett estava inclusive mais engraçada, com um comportamento um pouco mais leve. Foi engraçado ver os dois tentando manter em segredo a relação e trouxe alguns problemas, como Castle dizendo em rede nacional que estava solteiro e com isso recebendo um convite para um encontro ao vivo. Ele não recusou e isso provocou muitos ciúmes em Kate, principalmente quando viu a mulher se jogando para cima dele.

Não tivemos jogos de poker nessa temporada, mas em compensação o primeiro (que não seja o único) episódio de Natal, que em qualquer série é especial, nesse foi excelente para o relacionamento do Castle e beckett. Neste particular, ele mostrou-se mais uma vez um homem de tradições e que valoriza o feriado natalino. Já Kate também tem as suas particularidades e esta época do ano lembra sua mãe e traz sofrimento. Foi legal ver os dois passando por cima disso para ficarem juntos na data.

Junto com os bons momentos do relacionamento dos dois, também vieram a parte chata (para eles, pois foi bem legal de se ver) do namoro: ciúmes, cobrança e perguntas que com certeza não terá uma resposta satisfatória. O episódio em que Kate vira uma espécie de guarda-costas de um gênio do empreendedorismo foi um teste para o relacionamento dos dois e despertou em Castle muito ciúme, ao ponto dele entupir ele próprio, Ryan e Esposito de café para acelerar as investigações.

Coadjuvantes:

castle-s5-3

Pouca participação da família de Castle, agora com Alexis na faculdade, e a mãe apareceu realmente pouco. As duas estavam presentes nos momentos mais importante da temporada, o 100 episódio e o final, onde Castle mais precisava.

O coadjuvante que teve um episódio todo pra ele essa temporada foi Ryan, descobrimos que ele já trabalhou infiltrado, no início achei essa hipótese um pouco difícil de acreditar, mas ao vê-lo de volta na gangue irlandesa ele convenceu, apesar da história não ter sido das melhores da temporada. Jenny está grávida.

Esposito também foi destaque na temporada. Ele não teve um episódio todo para si, mas foi importante quando ajudou o menino que estava sendo investigado por furto e envolvimento em um homicídio. Conhecemos mais sobre seu passado e tomamos conhecimento que ele foi um menor infrator e venceu tudo isso para se tornar um detetive respeitado.

Melhores episódios:

castle-s5-2

Nesta temporada tivemos excelentes episódios, destacamos alguns para comentarmos com vocês.

5×04 Murder he wrote

Castle e Beckett na casa de praia dele, mãos uma referência a Ágata Christie e a série Murder, she Wrote. Foi importante para começarem a se ver como um casal, ao terem que lidar com o policial dos Hamptons e assumir o que são. É aqui também que seus colegas começam a descobrir o romance. Ryan e Esposito tentando investigar a Kate e descobrir quem é o seu novo namorado foi engraçado de assistir.

5×05 – Probable Cause

Ele é inteligente, esperto, audacioso e voltou para se vingar de Castle. Nunca achei que o 3XK fosse desaparecer para sempre e assim como Castle acredito que ele não morreu no final do episódio. Achei bem legal Kate não ter duvidado de Castle e ter trabalhado para ajudar a provar sua inocência, mesmo quando todas as evidências mostravam que nosso escritor era um assassino. Episódio foi bem construído e o ritmo foi bem intenso.

5×07 -Swan Song

O episódio em si nem foi tão legal, pelo contrário, ele foi vazio e desinteressante. Mas ver a equipe de filmagem acompanhando as investigações e o formato câmera na mão foi bem legal. No final o medo de Kate e Castle de serem descobertos foi inteligentemente transformado em uma cena de trolagem em cima da Capitã Gates. Sensacional!

5X13 – Recoil

Mais uma vez Kate encontra com seu maior inimigo e agora é colocada em uma posição de protetora dele. A investigação que no início apontou para o envolvimento do Senador com outro homicídio, mostrou na verdade que ele era a vítima e Beckett, por obra do destino, foi testada a todo momento. Deveria ela segurar evidências e assim deixar ele morrer? ou agir dentro do profissionalismo que sempre marcou sua carreira? Se no início a primeira opção pareceu ser a escolhida, vimos no final ela salvando a vida de seu algoz! Quando veremos ele preso?

5×15 e 5×16 Target e Hunt

O episódio duplo da temporada, que tem castle e sua família como protagonistas e ainda nos leva para um passeio por Paris. Descobrimos o pai de Castle com um episódio bem dinâmico e cheio de ação, espionagem e planos mirabolantes. Contrariando uma aposta que tínhamos que o pai do Castle apareceria aleatoriamente durante uma investigação, quando o DNA de alguma vítima ou suspeito seria parcialmente compatível com o Castle.

5×19 – The Lives of Others

O Episódio 100 foi um dos melhores, foi excelente a forma como colocaram Castle dentro de uma trama parecida com a do filme Janela Indiscreta e exploraram sua criatividade para fazer um episódio que honre o personagem que dá nome a série. Foi uma homenagem ao escritor, ao fã, à série. Foi engraçado, emocionante e bem planejado. Melhor presente de aniversário!

Para finalizar, o episódio mais controverso da série até agora: 5×22 – Still

Janaina: Aqui o foco não foi nem a investigação em si, afinal tivemos Kate em pé sobre uma bomba durante quase todo o tempo. Tudo isso foi uma cortina de fumaça para focar em Castle e Kate. Foi bem legal relembrar os momentos dos dois, desde quando ela foi obrigada a engolir Castle como seu parceiro de investigações, até ver os dois se apaixonarem. Os flashbacks despertaram em mim uma nostalgia e terminei o episódio mais feliz do que quando iniciei. Eu descarto a solução encontrada para desarmar a bomba e preferia que tivessem sido os especialistas fazendo isso e guardo apenas os bons momentos relembrados e os dois chorando e falando que se amavam ao final.

Camila: Estes episódios que fazem uma retrospectiva só são interessantes quando mostram coisas que nós não vimos no decorrer das temporadas. Tão perto do fim e fizeram um episódio que parecia feito por fãs, na tentativa desesperada de nos fazer chorar. Não tinham uma história para contar? Todo mundo já viu aquelas cenas e não via hora do episódio acabar.

5×24 – Watershed 

O episódio final foi mais focado no rumo que a relação dos dois tomará do que na investigação em si. Entendemos que para Kate é normal ter dúvidas em qual campo dar prioridade: carreira ou relacionamento, principalmente não sabendo qual o verdadeiro status da relação dos dois (lembrando que ela tentou conversar sobre isso com Castle em episódios anteriores). Porém não achamos legal da parte dela ir para Washington fazer entrevista de emprego e não dizer nada para ele. O final ficou em aberto, mas acreditamos que ela irá aceitar o pedido de casamento dele.


Esta foi a melhor temporada até agora, como podem notar pelo número de episódios escolhidos como os melhores. As histórias andaram, romance, investigação, os personagens cresceram, e as histórias foram interessantes ou engraçadas, tivemos avanços em todas as tramas de fundo. Que venha a 6ª temporada!

Por  e Camila


Janaina Helena

Mineira vivendo em Maceió. Viajante por vocação. Advogada por profissão. Séries, cinema, livros, corrida e torresmo!

Maceió-AL

Série Favorita: The Good Wife e Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×