Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Marco Polo – 2×03 Measure Against the Linchpin

Por: em 1 de julho de 2016

Marco Polo – 2×03 Measure Against the Linchpin

Por: em

Dando continuidade à nossa maratona, em Ataque ao Pivô, vemos as consequências da decisão de Khan em matar o pequeno imperador da China. Kublai agiu exatamente como Ahmad desejava, contrariando os conselhos de Chabi, Jingim e do seu estimado Marco Polo.

Na primeira temporada ficou estabelecido que a figura do Khan era merecedora de admiração, sempre tomando decisões que – por mais difíceis que fossem – eram justas, considerando o contexto. Mas agora com a morte de um menino inocente, por conta do que ele poderia representar no futuro, traz um movimento para que os seus oponentes ao governo ganhem mais espaço. O problema é as atitudes dele provavelmente afastarão as pessoas que sempre o apoiaram, seja no âmbito pessoal ou político.

Marco Polo.bmp-005

Mas Khan se vê perseguido pela sua decisão e a reação de Chabi quanto à isso faz com que ele despreze seus conselhos, claramente deixando-a completamente contrariada – vide o fato que ela dedicou sua vida à colocar e manter seu marido no topo da cadeia alimentar. Nada melhor do que uma caminhada para espairecer, não? Subir uma montanha então deve ajudar bastante à enfrentar os fantasmas que te perseguem – tudo isso com uma forma física não muito auspiciosa, levando Marco junto nesse auspicioso exercício.  Na história acompanhamos o Latino saindo da posição de prisioneiro, tornando-se um fiel e inconteste súdito do imperador – com ele também estabeleceu um vínculo paternal.

O problema é que ele também sentiu um pouco desse sentimento ao escoltar o menino que foi covardemente morto pelo homem à quem ele decidiu dedicar à sua vida, claramente criando um conflito interno dentro de si e que ele não consegue disfarçar. Os momentos divididos entre ele o Khan serviram para que ele também pudesse desabafar sobre as agruras e os sentimentos que ele precisa lidar por ter que tomar posições difíceis a fim de manter a sua dinastia. Ele deixa claro que não aproveitou nenhum segundo o que tinha feito, mas a opção de acabar com uma futura ameaça à sua posição não era na verdade uma escolha.

Marco polo.bmp-003

Achei interessante como ele também coloca Marco contra a parede, imbuindo também à ele a responsabilidade na morte do menino. É muito mais fácil se esconder disso atrás de uma lealdade e o fato dele não questionar as ordens que lhe são dadas. Não havia destino diferente do que foi dado ao infante. Aquela caminhada também tinha como objetivo fazer o Khan contemplar por si o que deveria ser feito sobre a crescente pressão para uma eleição por Kaidu – este que perigosamente também foi interpelado por não demonstrar sua força frente ao seu oponente – mas falaremos disso em breve. O lobo cinza (#WinterisComing) claramente representou a latente ameaça que esse novo cenário representa. Khan mostrou como se enfrentar sem violência, mas ela voltou-se contra ele de qualquer forma. Creio que isto representa muito bem que ele não vai mais deixar seu primo se criar dentro do seu império.

Ao retornarem, Marco oficialmente deixa de ser um forasteiro para se tornar membro da Ordem dos Cavaleiros Mongóis – uma grande honra, nascida durante o reinado de Gengis Khan. O que isso vai significar para Marco e para o resto da corte ainda é uma icógnita – mas certamente representará mais um ponto de tensão para série. 

Marco Polo.bmp-001

O interessante notar que por mais que a série tenha Marco Polo como título, ela divide muito bem o seu foco entre os núcleos. Como bem vimos, Kublai postergou o quanto pode a sua presença na reunião das tribos mongóis organizada por Kaidu, até o momento em que a morte do herdeiro de Song poderia representar a perda de apoio nesta disputa com o primo. Ele então decide enviar Jingim – que não é muito bem visto pelos seus líderes, é claro.

O príncipe então entra no jogo deles e aceita participar de uma rinha mais tardes, algo como um MMA muito louco, onde a sua vitória poderia  impor um pouco mais de respeito à sua representação. E, mesmo quando seu oponente era algo como o Montanha mongol, ele se usou dos ensinamentos do 100 olhos para subjulgá-lo e fazer com que os líderes novamente ficassem abertos ao que seu pai tem a dizer.

Mas como eu falei anteriormente, o diplomático Kaidu se viu pressionado por todos os lados para demonstrar alguma combatividade às demonstrações de força de Kublai, ele então envia sua filha – à quem ele também deseja nomear herdeira – para se fazer notar, atacando e matando o comboio do príncipe. Isso provavelmente fará com que a disputa entre Khan e Kaidu, que até agora estava sendo pautada na politicagem, tome contornos violentos.
Marco Polo.bmp-004

Adicione-se à toda essa promessa de grandes enfrentamentos a parceria entre Mei Lin e Lotus, que como ela mesma se proclamou, personifica a resistência chinesa. As vezes não consigo entender como a arrogância de Ahmad o faz acreditar que Mei Lin será uma aliada no golpe que ele planeja dar no pai. Quero mais é que ela represente uma ameaça interna tanto à ele, quanto ao Khan. Vai ser interessante vê-la trabalhando junto com a resistência, inclusive se colocando em uma posição onde o Khan acredita estar completamente sob seu controle.

Por ultimo e não menos importante, vimos que Chabi não é boba mesmo. Ela sabe da importância de um herdeiro de sua linhagem para a manutenção de Khan no poder. Ela e Kokachin desenvolveram uma tensa relação em cima disso, onde a jovem claramente se mostra disposta à tudo para fazer com que o desejo da sogra se realize. Logo quando aquele menino do estábulo apareceu, eu já senti que o plano de Chabi seria algo como o que nós vimos ao final. Se ela não consegue conceber um herdeiro do seu filho, que seja de qualquer outro homem que lembre ele em suas feições.

Durante o episódio, inclusive pensei que poderíamos ter a tensão dela engravidar de Marco – o que faria tudo mais folhetinesco. Mas não, a história toda culminou na cena em que Chabi deixa claro que sabe sobre a farsa de Kokachin, o que a deixa completamente nas mãos da sogra, que não se importa com o bem estar da nora – apenas com a aparência que ela precisa manter para garantir o futuro da sua família. A cena delas duas se olhando, enquanto o rapaz estuprava Kokachin foi forte e cheia de significado.

Marco polo 2x03.bmp

Como estamos na maratona? Como será a reação da corte ao saber que um forasteiro carrega a honra de pertencer à mais nobre Ordem dos Cavaleiros Mongóis? E Kokachin, será que ela finalmente vai conseguir engravidar do jovem escudeiro?


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×