Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Marco Polo – 2×04 Let God’s Work Begin

Por: em 3 de julho de 2016

Marco Polo – 2×04 Let God’s Work Begin

Por: em

Let God’s Work Begin  começa adicionando um cenário e personagem relevantes – bem como o ator que o interpreta. A história de Marco Polo é contemporânea à sangrenta época das Cruzadas que, resumindo bastante, foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio dos mesmos. Mas vale lembrar que elas não trouxeram apenas a inconstância que impera na região até os dias atuais – as Cruzadas também proporcionaram o o renascimento do comércio na Europa (vimos muito disso na primeira temporada).  Muitos cavaleiros, ao retornarem do Oriente, saqueavam cidades e montavam pequenas feiras nas rotas comerciais. Houve, portanto, um importante reaquecimento da economia no Ocidente. Estes guerreiros inseriram também novos conhecimentos, originários do Oriente, na Europa, através da influente sabedoria dos sarracenos.

Marco Polo.bmp-007

O conhecido rosto de Gabriel Byrne chega para personificar o Papa Gregório X, chefe da igreja católica entre os anos de 1271 e 1276. Uma curiosidade histórica é que o conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.  Sua eleição veio como uma surpresa completa a ele, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada. Não querendo deixar sua missão, sua primeira ação como o papa era emitir externamente apelações para o DAE (dispositivo automático de entrada) aos cruzados. Ajudou os irmãos Nicollo e Mateo Polo, tio e pai de Marco Polo, quando eles voltavam da China, governada por Kublai Khan, à sua pátria, a cidade de Veneza.

Nayan, que como bem disse o Papa, oscila sua fé entre o seu Khan e a igreja católica, vai à presença da sua Santidade como um embaixador do poderoso sobrinho. A discussão toda deste encontro, em síntese, girou em torno do fato de que Kublai, apesar de respeitar a fé católica em seu território, também o faz para com as outras religiões – ou seja, é uma ameaça ao projeto de expansão da Igreja, que bate de frente também com o desejo do Khan de estender o seu governo pela Ásia e Oriente Médio, significando um futuro e inevitável embate por poder.

Nayan, a princípio, se mostra relutante à ideia de abdicar de algo que ele dedicou toda a sua vida – porém a sua lealdade ao Khan não poderia coexistir com a sua religião. Ele conta a história da sua conversão ao cristianismo, que se deu em uma epopeia – quando este foi ao deserto espiar os seus pecados e diz ter encontrado o Preste João e este o teria o envolvido em sua benção divina. Descrevendo a conjuntura:

O Preste João foim lendário soberano cristão do Oriente que detinha funções de patriarca e rei, correspondendo, na verdade, ao Imperador da Etiópia. Diz-se que era um homem virtuoso e um governante generoso. O reino de Preste João foi objeto de uma busca que instigou a imaginação de gerações de aventureiros, mas que sempre permaneceu fora de seu alcance – o próprio Papa disse nunca ter conseguido se aproximar dele. Ele acabou se transformando em uma lenda, cujas as histórias chegavam à Europa pela boca de embaixadores, peregrinos e mercadores.

Marco Polo.bmp-008

Logo, ao provar o seu valor religioso (e por que não diplomático), Nayan concorda em renunciar ao seu Khan para servir integralmente à sua fé. Esse núcleo traz uma promessa intrigante para a narrativa de Marco Polo. Tratar as Cruzadas e como elas podem ter influenciado o jogo de poder na Ásia não é algo muito explorado e pode proporcionar uma nova voltagem para a história, pois nasce uma nova e talvez difícil de subjugar ameaça ao supremacia de Kublai, pois Nayan claramente está pronto para batalha e para levar a diante o trabalho de Deus.

Enquanto isso o ataque de Orus aos filhos de Kublai, como era de se esperar, tem uma forte repercussão na disputa pelo poder sobre o império Mongol. Kaidu não ficou nada satisfeito com a atitude do filho, que fez com que o Khan aparecesse em sua soleira buscando por informações de Jingim e Ahmad – e é claro – pronto para guerra no caso de algo ter acontecido com eles. Eles todos então juntam-se em uma busca na região, pois Orus comenta que Ahmad se machucou ao cair do cavalo – o que significa que eles não tiveram a mobilidade necessária para chegar em algum lugar onde pudessem pedir ajuda.

Marco Polo.bmp-009

A oportunidade faz com que Kaidu e Kublai demonstrassem uma conexão afetiva ao dividir as lembranças das suas infâncias junto ao avô, Gengis. A divergência entre eles diz respeito ao modo de vida de Kublai, que se afasta completamente da prerrogativa nômade Mongol. O que parecia uma resenha sobre o passado se transforma em uma troca de farpas que culmina em Kublai ficando na iminência de degolar o primo – apesar do clima quente, nenhum sangue é derramado, pois chega a notícia que Jingim e Ahmad foram encontrados, mas certamente essa disputa pelo trono tomará um contorno mais descomedido a partir de agora.

A outra frente de Let God’s Work Begin  girou em torno de Princesa Azul e a necessidade de uma gravidez. Ela continua sendo pressionada por Chabi, que aparentemente começa a sentir algum tipo de remorso pelas suas ações (que incluem obrigar a nora a manter relações com um rapaz dos estábulo e, sem muita surpresa, matando-o depois do ato). Kokachin descobre tudo e acaba quase que tropeçando na viúva, revelando-se para ela como a humilde aia da verdadeira Kokachin.

Captura de tela inteira 03072016 161055.bmp

Elas duas passam o dia juntas  e no final, a princesa conhece o bebê do falecido – enquanto a mesma pode ter concebido um irmão para ele. Ambos, até o momento, cresceriam sem o pai por direito, já que para ela Jingim potencialmente estaria morto. Ao final a notícia de que ele foi encontrado chega e ela retorna ao seu posto de princesa, deixando Chabi perplexa ao revelar que está carregando o herdeiro (sem sangre nobre) do império da dinastia Khan.

O episódio manteve o ritmo dos seus anteriores, adicionando novos pontos de tensão para a narrativa da série: temos toda a questão envolvendo a nova cruzada de Nayan para destituir seu sobrinho, Kaidu e Kublai devem deixar de lado a diplomacia para manter o resultado desejado nas assembleia que se aproxima e Kokachin agora está grávida de um filho que não possui direito de sangue nenhum ao trono – Talvez possamos adicionar aqui o fato de Jingim ter presenciado o delírio febril de Ahmad, onde este acabou revelando o seu plano contra o Khan.

Vale notar que todo o ressentimento de Ahmad para com o pai foi explicado em Let God’s Work Begin, pois ele em um momento de fraqueza, contou a história da sua infância com a mãe e como ela foi morta pelo exército de Khan. Apesar dele ter sido acolhido afetuosamente por Chabi, este nunca esqueceu o amor da sua mãe e como ela foi violentamente tirada dele. Ou seja, as maquinações contra Kublai crescem vindas de todas as direções e talvez Marco não seja suficiente para manter o seu soberano ileso.

Captura de tela inteira 03072016 161336.bmp

Observações:

– Só eu acho que a pequena Ling Ling vai acabar rodando? Chabi não é muito benevolente às traições do marido e essa aversão à Mei Lin pode significar que a pequena pode virar uma moeda de troca bem infeliz.

– Byamba não ficou nada feliz por ter sido deixado no escuro sobre o ataque aos irmãos e sobre a decisão de Kaidu em nomear a sua filha como herdeira e eventual Khan no futuro. Isso faz com que ele deixe o grupo de Kaidu e volte com a comitiva do pai.

– To esperando a hora que Jingim vai descobrir tudo sobre a noiva, ou pelo menos sobre ela e Marco – pois se o Latino mantiver as olhadas que ele dá…

Como está a maratona de vocês? Continue conosco e sinta-se à vontade para comentar o que está achando de 2ª temporada de Marco Polo até agora.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×