Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Marco Polo – 2×08 Whitehorse

Por: em 4 de julho de 2016

Marco Polo – 2×08 Whitehorse

Por: em

Finalmente a casa caiu para Ahmad! Em Whitehorse, o filho pródigo do Khan teve as suas traições descobertas, depois de maquinar contra o império do seu pai durante quase duas temporadas.  Com a fuga de Mei Lin, ele fica desnorteado, pois sabe da ameaça que ela significa – dentre todas as pessoas, é ela que tem a maior quantidade de informações – seja sobre o império mongol, a tramóias de Ahmad e, por ser irmão do falecido chanceler, também está por dentro do que acontece no âmbito da resistência chinesa.

Marco Polo.bmp-011

Para mim, se Kublai continuasse mais tempo no escuro sobre a verdadeira face do filho, enquanto tudo a sua volta se entrega o caos, eu realmente concordaria que ele não deveria ocupar o trono dourado que um dia foi de Gengis. As manobras deles chegaram chegaram à um nível muito maciço para permanecerem sobre os panos – além de que Kublai não deveria ser tão inocente, mesmo se tratando de uma pessoa que divide um laço de sangue ou na posição de vice-rei, seus conselhos sempre contrariaram o senso comum – basta lembrar que a recomendação para matar o jovem imperador bateu de frente com a posição de Chabi, Jingim e Marco. Só por conta disso, eu penso que ele deveria oferecer um pouco mais de resistência à Ahmad.

Quando ele e Kublai conversaram, ficou patente o desconforto de Ahmad, que do alto de sua arrogância, o imperador acredita que a inquietação dele é por conta da evasão da amante – tanto que ele chega a se desculpar pelo tratamento nada ortodoxo dado à ela no seu ultimo encontro no palácio. A chegada de um mensageiro faz com que a mentira sobre a expedição de Jingim caia por terra, deixando ele sem saída que não fugir do acampamento.

Captura de tela inteira 04072016 224642.bmp

Quando o príncipe volta à presença do pai, finalmente a maquinação do irmão vem à superfície – o Khan resta então completamente desolado, dividindo o seu pesar com a esposa. Apesar de o exército dele ser responsável pelos traumas tão profundos do filho, ele e Chabi cuidaram e criaram ele como se legítimo fosse, dando todo carinho e colocando ele – respeitada as devidas proporções – na mesma posição de Jingim. Além da decepção por ver seu filho e braço direito voltado contra si, todas as deliberações influenciadas por Ahmad desabaram sobre os ombros de Kublai, principalmente a morte do menino Song. Agora ele vai precisar se armar não só para se preparar para um provável embate com Kaidu e os cruzados, a resistência chinesa e seu filho. Aquele papo de que não ser Khan deixaria a vida muito mais fácil, procede.

Em outra frente, a lealdade de Marco é intensamente questionada quando seu pai abre o jogo sobre o que ele realmente vem se dedicando há mais de 20 anos – há 5 papados ele vem auxiliando a igreja a se expandir e se estabelecer nas terras além-Europa. Impossível para mim não conectar o discurso de Niccolo com a problemática do imperialismo, quando ele deixa clara a ideia de solidificar o modo de vida tradicional católico no mundo todo. Bem como o verdadeira intenção do papa não é colocar a oposição de Kublai no poder, mas exterminar completamente os mongóis – que para eles sempre serão bárbaros e impassíveis de se curvarem ao catolicismo. Plano esse que não surpreende: basta lembrar da colonização espanhola que exterminou os povos Maias e Incas, pois eles eram desenvolvidos e não aceitariam tão bem a catequização quanto os índios brasileiros.

Marco Polo.bmp-013

Outra coisas que ficou explícita foi que a deficiência da relação de Marco com o pai potencializou a conexão daquele com Kublai, que mesmo sendo prisioneiro, foi tratado com honradez e ascendeu rapidamente dentro da corte do Khan. Como sempre trazido à baila, os laços de sangue e afetivos são sempre colocados em cheque, fazendo um paralelo da relação de Ahmad e Marco com seus pais, bem como o fato de Marco ter desenvolvido uma relação muito próxima com o Khan.

Quem acompanha mas minhas reviews sabe que eu me deleito quando assisto sequências de lutas bem coreografadas. Em Whitehorse fomos presenteados com uma coreografia fantástica quando Lotus e Mei Lin, juntas, acabaram com um grupo de mais de 5  soldados enviados por Ahmad para capturar a mãe de Ling Ling. Por ser filha do imperador da China, a menina é de suma importância para a resistência, e pode ser colocada como esperança para a continuidade da dinastia Song no país. Depois de ter um momento constrangedor, ao ser confrontada pela filha sobre a sua verdadeira função na corte, Mei Lin decide voltar para eliminar de vez os seus algozes – leia-se, Ahmad.

Captura de tela inteira 04072016 224149.bmp

Por último e não menos importante, Kokachin continua descendo em uma espiral – que eu creio ser sem volta. Acredito que o sentimento de Chabi por ela seja verdadeiro, por mais que o desejo pelo neto seja uma prioridade sobre o bem estar da menina. A forma compreensiva com que ela trata o desequilíbrio da jovem, sem expor isso ao marido ou a Jingim já é digna de reconhecimento, já que ela está preservando-a inclusive de eventuais comentários entre os servos. A moça também parece cansar de resistir e divide com a sogra a sua verdadeira história e como Marco reconheceu a pessoa que ela era por baixo do disfarce. Basta saber se em algum destes delírios, Nargui vai revelar o quão próxima ela ficou do Latino antes de desposar Jingim. 

Mais drama vindo por aí? Claro! Agora Marco Polo entra na reta final, prometendo muitos confrontos e com a proximidade do Kurultai, a possibilidade de uma alternância de poder que será inevitavelmente contestada. Prevejo muito sangue europeu e asiático escorrendo – e mal posso esperar para ver Mei Lin acabando de vez com a raça de Ahmad.

Marco polo.bmp-014


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×