Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Masterchef Brasil – 2×01 Eliminatórias

Por: em 22 de maio de 2015

Masterchef Brasil – 2×01 Eliminatórias

Por: em

Preparem os talheres, aqueçam as panelas, porque o Masterchef Brasil está de volta! Nos próximos meses até quem só frita ovo vai passar a falar em reduções, chutney, crispy, gourmet e todos os jargões da alta coolinária. Mas será que a Band acertou a mão dessa vez e vai conseguir repetir o sucesso da primeira temporada?

A expectativa criada foi grande. Antes da estreia, a emissora já foi aquecendo o público com algumas cenas das futuras provas e a presença de Mohamad, o “boquirroto”(PADRÃO, Ana Paula. 2014) que se tornou o queridinho das redes sociais. Na ânsia de mostrar como o programa vai estar bacana este ano, a Band acabou soltando vários spoilers de quais candidatos seriam selecionados. Mas tudo bem, não é tão fácil memorizar a cara de todo mundo assim, de primeira.

As eliminatórias

eliminatorias

Depois de uma peneira com milhares de inscritos, 75 aspirantes a Masterchef de todo o país foram selecionados para disputar uma das 18 vagas na cozinha do programa. Os candidatos tiveram que levar seus próprios utensílios e ingredientes (imagine o cheirinho de peixe que deve ter ficado na fila) e podiam pré-cozinhar alguns deles antes de partir para a montagem do prato em cinco (!) minutos para os jurados.

Este ano, os chefs estão bem mais ácidos. Isso não é ruim! eu mesma me acabo de rir com as respostas malcriadas deles para deixar os competidores com cara de tacho (sim, é um sentimento bem quinta série de “Uuiiii se ferrou!!”). Funciona, gera buzz nas redes sociais, rende memes e é uma estratégia válida para o formato. Mas nós já conhecemos aqueles três. Sabemos que eles são exigentes, mas não são grosseirões. Esse papel de jurados carrascos não é orgânico, é a reprodução de um padrão enlatado que se repete em todo reality show do gênero. Apesar disso, eles continuam fazendo comentários pertinentes sobre os pratos e não desrespeitaram ninguém.

Os eliminados

clara

A maioria dos candidatos eliminados nesta primeira fase caiu na na armadilha de inventar pratos supostamente sofisticados, com ingredientes inusitados, mas que falhavam no básico: serem  gostosos. Teve farofa de jaca, sarapatel gourmetizado, risoto no maracujá e ceviche ao molho de lágrimas. Tudo muito elaborado, cheio de pompa, mas sabor que é bom, necas.  Ninguém vai lá pra servir um arroz com feijão simples, mas comida de verdade é fundamental, não adianta fazer um prato ruim e tentar passar às custas de um nome bonito.

De todos os eliminados, dois em especial ficarão para sempre em nossos corações: um foi Pedro, com seu risoto de limão siciliano com carré de cordeiro. Reviveu o meme do Chico Buarque bipolar ouvindo a melhor reposta de todas: “Parabéns! Você fez o pior prato de hoje”. A outra foi a mineira Clara, com seu hamburger ~gourmet~ gigantesco que alimentaria sozinho todos os amigos motociclistas do Fogaça. Por mais que a comida estivesse horrível, gostaria de vê-la por mais tempo no programa apenas pelas suas frases maravilhosas. De qualquer forma, “Mineiro fala assim” e “Pode comer com a boca” já entraram para a história do Masterchef!

Os aprovados

Enquanto alguns derraparam, outros conseguiram fisgar os chefs pelo estômago e já estão aprovadíssimos para a segunda temporada do Masterchef Brasil. Vamos conhecer?

Fernanfernandodo, de São Paulo, preparou um bombom de alcatra recheado, acompanhado de farofa gelada e salada de rúcula. A carne e a salada agradaram, mas a farofa dividiu opiniões.  Fernando disse que preparou o prato mais de oito vezes nas últimas semanas, e, na conversa com Ana Paula Padrão, pareceu levar a competição bem a sério. Será que temos um novo Flávio aí?

 

 

larissaLarissa, de Minas Gerais, preparou um polvo saboroso (ou polvo péssimo, segundo Jacquin). Na cozinha ela já não parecia muito à vontade com o molusco. Jacquin não pareceu ir muito com a cara da moça, mas a mineira acabou conquistando Paola, Fogaça e o avental. Larissa tem um jeitinho meigo e meio desastrado que faz a gente querer colocar ela no colo! Se continuar mandando bem na cozinha, deve herdar a torcida de Elisa, campeã da primeira temporada. Mas será que ela aguenta a pressão?

cristianoO baiano Cristiano sambou na cara da Cecília e preparou uma moqueca de arraia com caruru e vatapá. O guarda de trânsito que diz que não multa ninguém porque tem medo de apanhar cozinhou, jogou capoeira, bagunçou a bancada e terminou a receita nos dez segundos finais, mas conquistou sim de dois dos três chefs. Tá dentro!

 

 

muriloMurilo, do Paraná, cozinhou um coelho com molho de cerveja levou como amuleto a sua coelha de estimação. Quando usou rins e fígado no prato, já ganhou o coração de Paolla. Apesar de ter recebido algumas críticas sobre a execução, a criatividade garantiu sua vaga no Masterchef. Ousado e bem humorado, Murilo deve precisar tomar cuidado com os exageros para avançar na competição.

 

 

lannyA jogadora de vôlei adaptado Lanny fez um medalhão de filé com purê de raízes e aspargos. Mais impressionante que o prato, foi a forma como ela conseguiu fazer tudo do jeito dela e  rebater todas as cutucadas dos chefs com leveza e assertividade. A apresentação falhou, ela acabou usando um prato inadequado para a receita, mas o sabor garantiu sua permanência no programa.

 

 

francescoO italiano Francesco cozinhou um peixe alla mediterranea e acertou em cheio na receita, mas eu já estava vendo a hora que os chefs usariam os golpes de capoeira que aprenderam com Cristiano para baixar a bola do candidato. Ele conseguiu tomar coice de todos eles e receber a sentença matadora “tirando você, o prato é maravilhoso”.

 

 

 

fogatanaAritana fez carré de cordeiro com crosta de amêndoa e purê de mandioquinha. A filha de Oscar Maroni exagerou no gengibre do purê, mas acertou no ponto da carne. Levou um não de Paola, mas acabou passando. Apesar de ter visto o marido magya a recebendo do lado de fora, a fangirl que existe em mim está shippando Fogatana, desculpa sociedade.

 

cassiaA última classificada da noite foi a fofíssima Cássia, do Mato Grosso. Uma menina de 18 anos que preparou um risoto com purê de banana e uma salada de rúcula. A ideia foi meio esdrúxula e a justificativa ainda mais: a mãe dela gosta assim. Foi bonitinho vê-la chamando a mãe pra “autorizar” sua entrada no Masterchef, mas será que ela tem maturidade suficiente pra segurar a onda?

 

Gostou da estreia? Já tem torcida? Riu muito neste episódio? Conta pra gente nos comentários e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×