Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

MasterChef Brasil – 3×01 Seleções (Parte 1)

Por: em 18 de março de 2016

MasterChef Brasil – 3×01 Seleções (Parte 1)

Por: em

Retornou nesta terça-feira (15/02) o vício de grande parte da população brasileira, causador dos quilinhos a mais ante a fome da madrugada e principal percussor das aventuras culinárias nas cozinhas dos brasileiros, MasterChef Brasil. Após o estrondo causada por sua temporada anterior e uma final que dominou os Trending Topics brasileiros, a nova temporada vem com uma promessa de ser ainda mais desafiadora. MasterChef retorna para uma temporada com a temperatura elevada e ainda mais tempero na cozinha mais famosa do mundo, portanto rufem as panelas, porque somente nessa seleção já tivemos tarô, procurando Nemo e até mesmo um fundo musical.

masterchef-brasil-301-chefs-2

Uma coisa é fato, a terceira temporada de MasterChef volta para mostrar que para cozinhar não basta somente a paixão, como ficou bem colocado pelo adoradíssimo Jacquin: “Quem está aqui hoje, tem que provar que tem muita técnica na cozinha”. Participantes do Brasil todo vão na expectativa de provar serem muito mais que cozinheiros amadores e aventureiros da culinária. Essa última fase os 46 finalistas passam por uma prova no paladar dos nossos chefs e apenas 21 competidores vão ganhar o avental para a cozinha dos sonhos numa seleção que levou os participantes no seu limite da pretensão, nervosismo e desejo de merecer seu lugar.

O nervosismo fez-se presente em cada instante para alguns candidatos, para outros, conseguiram bancar sua pretensão com pratos bem elaborados e saborosos, como foi o caso de Ana Lú (já me sinto amiga da  barbeira), que embora nervosa entregou um filé que se não te deu água na boca, certamente não via a coisa com os mesmos olhos que eu, e Fabio, o modelo que conseguiu bancar seu ego entregando um “peito de frango perfeito”, que já havia feito mais de 600 vezes, segundo sua contagem. Ambos foram selecionados, mas do nervosismo à pretensão exarcerbada a reação dos participantes ao ficarem cara a cara com os chefs são das mais variadas. Ambos conseguiram elaborar bem seus pratos e nos deram uma água na boca imensa. Não sou muito de fazer previsões, contudo Fábio já apareceu atiçando uma faísca da minha raiva tentando bancar sua pretensão, que pelo visto deu certo conquistando o sim dos três chefs, e Ana Lú ganhou meu coração com aquele file mignon ao ponto, sendo que esta pode ser uma surpresa agradável ao longo da temporada.

masterchef-brasil-301-andre

E por falar em nervosismo, alguns participantes eliminados se destacaram também nesta fase. Priscila e Jane, ambas que foram eliminadas por aspectos semelhantes, simplesmente não se encaixarem no ambiente da cozinha profissional. Embora a primeira tivesse a capacidade de trazer uma energia nova para essa temporada, o papel da cozinheira amadora entre amigos não tinha lugar nesta fase de seleção, e Jane que nem com todo seu carisma e sua música foi capaz de garantir seu lugar. Ambas com uma energia única, porém não pertenciam ao ambiente pelo qual competia a vaga. Outros participantes também cometeram deslizes, dessa vez levados pelo nervosismo, que todos sabemos, é o principal inimigo na corrida pela perfeição. Outra eliminada que, entretanto, se destacou também foi a mãezona da galera, Rosana, que até mesmo presenteou a nossa querida Paola com um leque de sua família. A mulher não conquistou sua vaga, mas com seus 5 minutos com os chefs conquistou os seus e nossos corações com sua simpatia, contudo sua receita ficou muito aquém do necessário para a cozinha MasterChef.

Voltando aos selecionados para concorrer aos prêmios do reality, tivemos a vovó Maria que sinceramente não entendi, não me achem fria, mas me digam, quem aqui pensa que ela vai ser capaz de aguentar a pressão de cada fase eliminatória e acima de tudo, cumprir com os prazos estipulados enquanto Ana Paula Padrão faz a contagem regressiva? Apesar de toda sua fofura, achei que entregar o avental à senhora foi um desperdício enquanto alguém poderia merecê-lo muito mais, sem mencionar no seu prato que embora completamente artesanal, com o carinho que só uma avó pode fazer, não me pareceu algo tecnicamente nível de competição. Gleice foi outra selecionada que pode se destacar como uma surpresa extremamente agradável, mas que vai ter muito que correr atrás para se igualar a alguns competidores e ter uma voz para si mesma. A jovem de 19 anos é o retrato de toda minoria brasileira: mulher, negra e periférica, mas não que isso seja um fator diferencial ou para diminuí-la, distante disto, estes aspectos só elevam minha torcida pela jovem, e eu fiquei com uma vontade desesperada de comer quindim.

masterchef-brasil-301-gleice

Da série de participantes que podem e vão se destacar, olha que eu disse que não sou de fazer previsões, temos Guilherme, que se mostrou bastante centrado e calmo e pode ser o participante mais forte ali e acabou conquistando sua vaga na lábia com os chefs , lembrando bastante Fernando da edição passada, só vamos torcer para que ele não cometa os mesmos erros deixando seu ego e teimosia atrapalhar sua jornada no programa – já que isso vai ficar a cargo de Fábio. Rodrigo também se destacou bastante, o policial militar do Rio de Janeiro demonstrou simpatia e aparenta ter muito conhecimento da culinária. O participante que declarou seu amor pelo país seguiu também a fórmula da edição passada, nos remetendo bastante a personalidade de Raul, e se isso for de fato, ele também tem tudo para conquistar os participantes e nós não somente pelo estômago, mas pelo seu carisma também. Ainda tivemos André que pelo visto conquistou Fogaça, mas não Paola, tentando demasiadamente ser original com um prato de filé de jacaré, desculpa, mas achei bizarro (isso vindo de alguém que já comeu omelete de avestruz).

masterchef-brasil-301-vanessa

As participantes femininas vem demonstrando peso também. Lívia e Thaiana, que podem protagonizar uma amizade forte no programa ou uma concorrência igualmente forte. A primeira conquistou minha torcida ao provar que estava disposta a se superar em cada programa e manter sua participação, chegando até mesmo aceitar um desafio improvisado por Paola Carosella para mostrar sua determinação. Thaiana também se mostrou bem determinada e ambiciosa, entretanto ainda estou um pé atrás com a concorrente me perguntando se ela chega lá. E por último, mas não menos importante, Vanessa apresentou-se como a participante que pode nos surpreender e muito. A capixaba (jurei que ela faria a moqueca capixaba, um prato típico do meu Espírito Santo querido) me ganhou por muito mais que ser natural do estado que eu compartilho com ela, mas por toda sua simpatia e simplicidade preparando uma receita que mostrou vir de sua alma, conforme deixou colocado, independente de estar cozinhando na sua casa ou profissionalmente, “a cozinha é vida”.

Dos muitos participantes que chegaram lá concorrendo uma vaga para si, uma coisa ficou clara sobre esta nova edição, nossos chefs vão cobrar muito mais. Temos todos os temperos possíveis para tornar esta, uma edição ainda mais calorosa. Participantes determinados e de peso, dos perfis mais variados pretendem mostrar a cada semana que podem se superar na cozinha. Elenquei aqui alguns dos que mais se destacaram nessa fase seletiva, e conforme Fogaça colocou, dessa vez não há espaço para perda de tempo, os candidatos vão ter que se esmerar na preparação dos pratos.

“Provamos muita coisa ruim, mas alguns pratos nos surpreenderam também. Estamos mais exigentes em nossos critérios de avaliação”.

Aventuras na cozinha e somente a paixão por cozinhar não vão ser suficientes para continuar na competição a cada semana, e no próximo episódio teremos mais uma fase de seleção para determinar aqueles que vão concorrer ao título de MasterChef Brasil, deixem seus comentários abaixo sobre o que acharam deste retorno e semana que vem teremos mais! Preparem a despensa para o estoque de miojo e brigadeiro porque será uma temporada árdua.

masterchef-brasil-301-chefs

Rapidinhas na cozinha:

  • Os tweets seguem sendo a melhor coisa ainda do programa: “a mulher que joga tarô (Drilili) não preveu que seria eliminada?”.
  • Saudades do “faltou tompero” do Jacquin.
  • A Paola teve que beber muita água para repor tanto choro viu?
  • Se eu fosse a Rosana pedia meu leque de volta!
  • Fogaça pode tirar essa máscara de durão que todos nós sabemos que isso é só fingimento, seu lindo!
  • Guilherme: amado por muitos, odiado por vários, pelo visto vai seguir nesta linha na temporada.
  • A receita das edições passadas, bem como de todo reality show, segue na risca: interatividade com o público e suspense ainda são os pontos chaves.
  • Elaborando melhor meus trocadilhos culinários.

Gabriela Vital

A Kardashian perdida que sonha em ser médica um dia.

Vitória / ES

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×