Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Masterchef Brasil – 3×15 Top 12

Por: em 22 de junho de 2016

Masterchef Brasil – 3×15 Top 12

Por: em

Agora aguenta coração!

Masterchef-Brasil-3x15-chefs

Após tantos programas com a promessa, chegou o momento de vestir a camisa do Brasil e preparar aquele banquete com ingredientes bem típicos. Se três chefs já eram pepino demais para a avaliação, imagina 27 dos melhores do país, cada um representando um estado. O julgamento que já era rígido foi multiplicado por nove (tá certa a conta, produção?) e a tensão foi às alturas. Como se não bastasse toda essa tortura, qualquer erro entre a entrega de cada rodada de pratos eliminava um membro da equipe.

Pra quem perdeu as explicações iniciais e pegou o bonde andando, deve ter pensado que era algum tipo de brincadeira daquelas que passavam no Domingo Legal, com meninos versus meninas (com exceção de Lee e Gleice, claro). Na escolha das equipes, realmente não sei o que deu na cabeça do Aluísio. Cada capitão deveria escolher os membros do outro time e ele praticamente entregou as melhores das competidoras para sua oponente. Luriana nem achou ruim, reunindo a equipe dos sonhos. A menina está mesmo em uma fase de sorte.

Mas voltando ao Aluísio. A gente já sabe que ele tem uma cabeça completamente diferente e funciona num ritmo que só ele consegue. Só que não dá para negar, seu desempenho na prova de equipe merecia o prêmio de Mais Perdido da Semana. Até a Gleice, com seu histórico de falta de confiança, mostrava-se mais firme que o capitão. Não foi a toa que acabaram perdendo Fernando na entrega da entrada. O menu do time vermelho, segundo a avaliação dos chefs, era o que tinha maior coerência entre os pratos – o que não foi suficiente para tirá-los da prova de eliminação.

Em determinado momento, achei que a vitória aconteceria por um suspiro, literalmente. Mas a vaca atolada foi a grande vilã que barrou o sucesso do time vermelho. Eles foram avisados que o tempo não era suficiente e a escolha era bastante arriscada. O resultado era visualmente estranho – a carne parecia mesmo dura e a mandioca tinha um aspecto meio gorduroso demais. Portanto, o “time das miga loka” venceu no sabor e certamente fez Aluísio repensar a vida e parar de brincar com a própria sorte.

Masterchef-Brasil-3x15-Luriana-Raquel-Thaiana-Bruna

“Gleice é uma excelente candidata mas já deu o que tinha que dar” Whosniak, Thaiana

Era o grito preso na garganta de muitas pessoas que assistem ao programa. O protecionismo já estava descarado, e não só por parte dos jurados. Quer exemplo maior que a choradeira que foi quando ela saiu pela primeira vez? O coitado do Leonardo foi jogado aos leões com a torcida de um ou dois gatos pingados, enquanto um mezanino quase em peso sorria a cada erro que ele cometia. Foram os dois últimos blocos mais tensos dessa edição, sem sombra de dúvidas. Mas aquele foi o momento de testar a quantas anda o programa em relação ao favoritismo claro que existe ali desde o começo.

A prova de eliminação seria bastante técnica e, à princípio, até os meros mortais seriam capazes de realizar. Então, os chefs chegam naquela voadora e destroem seus sonhos: você nunca soube fazer um omelete, sua vida foi um completo engano em forma de panqueca. Mantendo o decoro e deixando de lado as piadinhas infames, trabalhar com ovos não é nada simples. Exige precisão, delicadeza e bastante técnica. E seriam quatro etapas: ovo frito, ovo pochê, omelete e ovo mollet. A cada prato, o participante com melhor desempenho subiria ao mezanino. Dez minutinhos bem treta e, desde o início, estava todo mundo tremendo mais que vara verde. E o pior: não tinha espaço para erro, já que a quantidade de ovos era a conta para cada receita.

Fábio e Pedro representaram muito bem o meme do Chico Buarque: foram salvos por Aluísio na teoria, mas dependeriam de Luriana para saber qual deles se livraria da prova técnica. As invejas plantaram a sementinha do mal: seria Fábio o competidor mais forte dali e, por essa razão, não foi salvo? De qualquer maneira, ele já se libertou na primeira etapa, com um ovo frito não muito perfeito, mas bem melhor que os demais.

Masterchef-Brasil-3x15-Gleice-Leo-Aluísio-Fabio-Fernando

Fernando contrariou todas as caras de indagação e confiou na carta que tinha em sua manga. Ovo pochê é uma coisa muito óbvia para ser requisitado em uma competição. Então palmas para ele por ter treinado antes em casa e trago de volta as técnicas da grande Julia Child. Nada mais justo que subir para o mezanino, deixando Aluísio, Leonardo e Gleice para os dois últimos pratos.

E aqui voltamos ao fato mais trágico dessa edição: ninguém sabe fazer omelete, nem mesmo os três participantes que restaram para a prova. Aluísio contou com a sorte (ou com a torcida de Paula?) e fez o “menos pior”. A última etapa parecia ser a mais difícil, principalmente quando nenhum dos dois conseguia controlar a tremedeira. Descascar um ovo e deixá-lo perfeito já é um baita desafio, ainda mais quando sua gema é mole. Mais uma vez, a escolha foi feita a base “dos ruins, o melhor”. E o resultado foi mais que justo e esperado. Menina Gleice se atrapalhou com a técnica e entregou o ovo mollet no último momento – faltando um pedaço, com pelotas de sal jogadas às pressas e salpicado de cascas. A estrelinha dela agora vai brilhar em outro céu – quem sabe ela ganha uma chance no restaurante da Paola, já aconteceu em outras edições.

Em geral, achei esse o melhor episódio da temporada. Teve emoção e uma eliminação justa. As provas foram elaboradas e colocaram os competidores para dançar conforme a música. Foi exigido deles tanto técnica na cozinha básica quanto o requinte e a coerência de um menu profissional. A saída de Gleice foi inevitável. Ela tem muito a aprender e não duvido de sua capacidade. Mas ela claramente não conseguia acompanhar o ritmo dos outros candidatos.

Masterchef-Brasil-3x15-Gleice-Leo

Alguns comentários:

– Vamos lançar uma campanha? #PedroFicaQuietinhoPraAgradar

– Aliás, Pedro Masterchef em falsidade. Sua máscara caiu e a internet não perdoa.

– Se na semana passada pintou o clima da treta, nessa foi o do romance mesmo. Alguém mais percebeu a Paula declarando que Aluísio é seu crush da edição?

– Estava achando que era só impressão minha, mas o Leo também notou. Os outros participantes torcem por sua derrota? Achei que ele era super querido, mas não dá para competir com menina Gleice.

Ana Paula Padrão pela primeira vez se sentiu amada nesse programa. Mas foi uma cena bem bonita e emocionante.

– Quem aí ficou feliz com o novo Masterchef que vai começar no segundo semestre? Apenas cozinheiros profissionais poderão participar.


Gostou desse episódio de Masterchef Brasil? Está comemorando a segunda eliminação de Gleice? Vem comentar com a gente.


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×