Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mastercher Junior Brasil – 1×09 Final

Por: em 16 de dezembro de 2015

Mastercher Junior Brasil – 1×09 Final

Por: em

Chegamos a final da primeira temporada do reality que colocou as crianças na cozinha e comprovou que elas podem dar um show tão bonito quanto o dos adultos. E se você não achou tão empolgante quando a versão adulta, é sempre válido considerar que todo primeiro ano é um teste e também pensar no legado que um programa como esse deixa para uma sociedade tão individualista como a atual.

Seguindo o roteiro de finais, Lívia e Lorenzo tiveram que preparar um menu completo para a aprovação dos chef’s, o só que com uma adequação temporal bem mais complacente devido a idade dos competidores. Vamos a prova?

Prova final: Menu Completo

Primeira coisa que precisamos pontuar nessa prova foi a organização e a calma dos dois, o que quase nunca vimos em uma final de Masterchef. Enquanto os adultos surtam completamente por qualquer coisa que os acontece, as crianças deram um show de planejamento e paciência, mostrando que até mesmo das adversidades pode se tirar um resultado aceitável. Lorenzo saiu na frente quando apresentou sua entrada, um acumulado de Tartar – que nada me agradaria – bem colorido e, aparentemente, refrescante. Enquanto isso, Lívia fez Vieiras com Ovas de Salmão – outro prato que me faria passar fome – em uma apresentação super sofisticada, mas que por pequenos detalhes acabou agradando menos os jurados.

12341108_893945297379674_2716786769546112467_n

No prato principal, tive a impressão que a competição empatou novamente. Lorenzo (que tentou por 10 minutos colocar o negócio de fazer massa na mesa e ninguém ajudou!!!!) apresentou seu Raviolone com ricota, espinafre e gema mole (sim, rolou aquela crise tradicional para saber se a gema estava realmente mole), em um prato que pouco chamava atenção, apesar de que, pelos ingredientes, devia estar delicioso. Já Lívia apostou em uma carne com presunto (saltimboca?) e um nhoque a Romana, que pareciam maravilhosos (!!!!). A única coisa a pontuar é que faltava mais comida naquele prato, porque quem come só uma bolotinha de nhoque menina? Enfim, nesse momento pareceu bastante que os jurados empataram a competição, apesar da coerência do menu de Lorenzo poder ser um critério importante no desempate.

Por fim, a sobremesa. E podia ser o grande ponto de virada para a pequena Lívia, mas não rolou. Na hora de montar sua Tarte Tartin, a pequena Lívia acabou se atrapalhando muito com o caramelo, tendo que refazer essa parte do recheio. Completamente desestabilizada, ela se viu ainda mais perdida quando na hora de tirar a fôrma, sua torta caiu aos pedaços. Aqui, aplaudimos ela. Quando todos pensaram que ela ia chorar, ela segurou a emoção e fez o que era possível para terminar seu prato e entregar alguma coisa, que podia ter uma apresentação horrível (e tinha), mas que o gosto estava excelente, sem dúvidas. Lorenzo seguiu na sua linha de cardápio italiano e serviu um Tiramisù belíssimo, que encheu os olhos dos jurados e foi, provavelmente, o ponto que faltava para a vitória do garoto.

lorenzo

Aí você deve estar pensando: não acredito que ele não vai comentar o ponto principal dessa final. Sim, eu vou falar do pai do Lorenzo, que deu seu show a parte (mais uma vez) e conseguiu deixar todo mundo completamente maluco, só querendo que ele fizesse uma coisa: CALAR A BOCA. Meu senhor, que homem chato – até Ivana deu um corte nele, porque tava complicado assistir a final com aquele cara falando de 5 em 5 segundos o que o filho deveria fazer. Se eu fosse Lorenzo, dava com o troféu na cabeça dele depois de ganhar, só pra mostrar que sabia o que estava fazendo. Uma imagem nos representa:

meme-pai-lorenzo

Quem também deu um show a parte foram os participantes eliminados que voltaram e empolgaram a plateia com comentários sensacionais – dando toda a graça que uma final precisava. Diferente da versão adulta, a final não foi ao vivo e nem teve vídeos constrangedores de homenagem aos chef’s (ainda bem!), mas deve ter sido gravada ontem ou hoje, porque o cabelo do Lorenzo mais curto acabou entregando isso – apesar dos esforços da Band em colocar todo mundo com a mesma roupa e no mesmo posicionamento. Depois de tudo que já tinha sido dito sobre coerência de cardápio, era difícil imaginar outro vencedor. Infelizmente Lívia não conseguiu igualar suas habilidades as de Lorenzo, mas se mostrou uma ótima competidora, digna de final – final esta mais bonita e mais igualada que as das versões adultas.

Com segunda temporada confirmada, Masterchef Junior encerrou seu primeiro ciclo e agora luta para aparar as arestas imperfeitas da sua edição. Diante dos poucos erros, muitos acertos. E que venha o próximo ano com mais crianças prodígio para humilhar a nós, que mal sabemos fazer um arroz sem queimar. Ah, semana que vem vai rolar Desafio das Temporadas, com equipes comandadas pelas vencedoras de cada edição e com a volta de participantes queridos, então preparem-se!

Outros comentários aleatórios: 

  • Hytallo, rei absoluto da edição, já chegou pedindo vaga nas malas de Lívia para Disney;
  • Na cozinha tudo tem que dar certo. Caiu no chão, tá lascado amigo” – Hytallo, explicando a situação dentro de uma cozinha, ainda mais na final;
  • Já acabou? Vai ficar igual a Iranete?” – Hytallo, de novo, quando Lívia disse que seu prato estava pronto, faltando mais de 20 minutos até a prova acabar;
  • Eu não tô preocupado com o Lorenzo, porque eu quero que a Lívia ganhe” – Eduardo representando o meu nível de maturidade em uma competição;
  • Piera falou o que todo mundo do Brasil queria dizer: “Abre esse envelope logo, Ana Paula!

 


Essa foi minha primeira empreitada aqui na cozinha do APX, então me desculpem os erros de percurso. Em meu nome e de Lais (que tirou férias para nos invejar), desejo um ótimo final de ano a todos vocês, com uma ceia farta de comida boa e muito amor ao próximo. Nos vemos em muito breve, até mais!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×