Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Masters of Sex – 4×10 The Eyes Of God (Season Finale)

Por: em 15 de novembro de 2016

Masters of Sex – 4×10 The Eyes Of God (Season Finale)

Por: em

Chegamos ao fim de mais uma temporada de Masters of Sex. Durante dez capítulos, Virginia e Bill percorreram um longo caminho até decidirem tentar ficar juntos de verdade, para ver como se saem como um casal. Bem quando eles tomam essa decisão, prontos até mesmo para dar uma festa para comemorar a união, tudo ao redor deles parece desmoronar: trabalho, família, amigos.

Logo após decidirem ficar juntos, Bill e Virginia começam a fazer planos para um casamento. Com Guy prontamente se colocando no lugar de organizador, o céu parece ser o limite para essa celebração. Até mesmo a mansão Playboy é cogitada como sede do evento. Os planos, no entanto, não seguiriam esse curso.

Masters of Sex

A primeira pedra no caminho do casal vem dos pais de Virginia. Estava bem claro desde o início que a mãe não queria fazer o tratamento, então era esperado que isso desse bem errado. A decisão dos dois de se separarem era óbvia, mas Virginia não queria que isso acontecesse. Logo agora que ela sonha com seu próprio final feliz? Essa obsessão pelo casamento dos pais não tem qualquer relação com eles, mas com ela mesma e sua necessidade de acreditar nesse compromisso. Do contrário, por que tentaria pela terceira vez?

A questão com os pais, no entanto, acabou se diluindo diante de um problema maior: Nancy. Como comentei no rewiew do episódio anterior, Art não suportou descobrir a mentira da esposa sobre a gravidez e contou todos os planos da clínica em Nova York para Bill e Virginia. A atitude dele foi íntegra e, em nenhum momento, pareceu uma vingança contra Nancy. Ele fez o que era correto e seguiu seu caminho. Ele foi honesto também ao ligar para a clínica para avisar sobre o editor, que não se converteu coisa nenhuma. Vamos lembrar que o ano era 1969, quando pouco, ou nada, se falava sobre bissexualidade.

Nancy, aliás, não perdeu a chance de atazanar mais ainda a vida de todos na clínica e instigou Barton a acreditar que Bill e Virginia poderiam escrever um livro com técnicas de conversão de homossexuais. Verdade seja dita, essa ideia sempre foi do Art. Bill foi contra e apenas sugeriu que eles fizessem um estudo sobre as respostas sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Virginia também não acreditava em conversão, só fez o que foi preciso para garantir que Masters e Johnson ficassem com a prioridade de uma eventual publicação. Por tudo o que Barton passou em temporadas passadas, porém, dá para entender sua reação.

Nancy e Barton

Tivemos ainda Libby decidindo se mudar para Berkeley para estudar Direito, levando os filhos para longe de Bill. Claro que ele não aceitou tranquilamente, mas Libby nem de longe é a mulher submissa de outros tempos. Mais uma vez repito, um acerto dessa temporada a virada de Libby. Ela apenas comunicou Bram e partiu em sua kombie hippie para uma nova etapa da sua vida. Foi lindo, aliás, ver a decisão do advogado de seguir com ela, ainda que não imediatamente. O feminismo é isso meus amigos, aprendam!

Doddy voltou à cena, dessa vez morando perto e separada do marido. Pensei por um momento que talvez Bill desistisse do casamento, mas não. A proximidade deles, no entanto, deixou no ar a possibilidade dessa história não ter terminado ainda. Na vida real, Doddy foi a última mulher do médico.

Bill e Virginia se casaram, mas o que ficou no ar não foi um final feliz. Mais do que óbvio que foi ela quem chamou a imprensa para documentar a união dos dois e reforçar o que eles são: o casal de terapeutas sexuais mais famosos do mundo. Para Virginia, no final das contas, o trabalho é o seu maior motivo de orgulho, assim como para Bill. Ele, no entanto, quer que a vida deles seja separada disso, diferente dela.

O canal Showtime ainda não fez um anúncio oficial sobre a renovação da série, mas as chances não são boas. Se esse episódio se transformar no series finale, acredito que será um final digno para série, embora deixe pontas soltas. Como assim não saberemos no que deu a briga de Betty e Austin pela custódia da filha com Helen? E a briga de Bill e Barton? De qualquer forma, vimos as histórias e os personagens caminharem, podemos imaginar que suas vidas seguiram, o que já é mais do que costuma acontecer com muito seriado cancelado sem um fim.


E então, o que acharam dessa quarta temporada? Sem dúvida muito mais focada no desenvolvimento das vidas pessoais dos personagens do que no estudo sobre o sexo. Deixem seus comentários e continuem acompanhando o Apaixonados por Séries para notícias sobre Masters of Sex!


Thais Gonzaga

Jornalista, mãe, apaixonada por séries desde a época da Sessão Comédia, Gosto de dramas que emocionam e de comédias inteligentes. Também sou fã dos seriados de super-heróis.

São Bernardo do Campo, SP

Série Favorita: Outlander

Não assiste de jeito nenhum: The Blacklist

×