Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mil motivos pra não gostar da CW

Por: em 5 de julho de 2009

Mil motivos pra não gostar da CW

Por: em

Eu tenho uma certa vergonha de assistir qualquer série da CW. Não porque a maioria das séries da rede é adolescente, já que, por exemplo, não tenho a menor vergonha de asistir Greek. Vergonha sim, de dar o mínimo de audiência que seja pra um canal que não trata como deveria seus telespectadores.

Desde que a WB e a UPN (propriedade da CBS) se juntaram para criar a CW, em 2006, o caminho tem sido tortuoso. Logo no ano seguinte ao implemento da ‘nova’ CW, houve o cancelamento de Gilmore Girls, que embora não fosse nenhum grande expoente de audiência, tinha uma boa quantidade de seguidores fiéis, mantendo a série como a segunda mais assistida, em média, no canal.

No ano seguinte, quando houve a tentativa de se implementar séries com algum diferencial, ela foi logo descartada ao primeiro sinal de crise, e nós vimos Aliens in America ser cancelada logo, deixando a série com apenas 18 episódios. Aliás, boas críticas devem ser um problema para a CW. Absolutamente todos as séries mais bem vistas pela crítica especializada têm sido sistematicamente canceladas. Gilmore Girls, Aliens in America, Everybody Hates Chris, Reaper e até mesmo Privileged, que do último ano de estréias foi a série mais bem recebida (adaptada do livro de sucesso ‘How to teach filthy girls’).


E como o último ano foi péssimo para a CW! Um canal que decide tirar do baú uma série como Beverlly Hills 90210 (Barrados no Baile), lançando um novo 90210, decididamente não merece respeito. Barrados foi importante sim, mas em seu tempo. Não haveria absolutamente nada que justificasse esse remake/spin off. E o incrível é que, mesmo diante da baixa audiência de 90210, eles resolveram repetir a fórmula com Melrose! E se o primeiro já era ruim, imagina o segundo…

Falta ainda a CW, a noção de quando cancelar uma serie de sucesso sem deixá-la se tornar um fracasso. Vejamos o caso de One Tree Hill, série da qual eu sou fã. É bom saber que teremos mais um ano de episódios inéditos? Sim. Mas a que preço? A série perdeu dois de seus protagonistas e o poster promocional da nova temporada é, no mínimo, patético. Pra não dizer triste. A sexta temporada de OTH terminou com o que poderia ter sido um digníssimo final pra série, mas com o anúncio da sua desfalcada renovação o que podemos esperar?

vampire diaries
E se for verdadeiro o vídeo que surgiu a meses atrás (e que já sumiu do youtube), em que Chad Michael Murray reclamava do fato da CW não querer continuar pagando o salário dos protagonistas, e que por isso os estava dispensando, é mais uma prova do quão desacreditável está se transformando o canal. Se na época todos pensamos que o vídeo não passava de um viral para promover a série, agora, com a saída de Chad, fica quase a certeza de que aquele era um desabafo verdadeiro.

E não há dúvidas de que Smallville caminha para o mesmo destino ingrato. E agora ainda se fala em spinoff e até mesmo um filme baseado na série. Como o Bruno Carvalho questionou essa semana no Ligado em Série, será que Smallville ainda tem esse fôlego todo?

Até mesmo o site deles consegue ser ruim. O acesso a programação é péssimo, e é impossível saber se o episódio a ser exibido no dia é velho ou novo.

E pra completar vem o que me fez escrever esse texto: o material promocional da CW. Não merece uma gota de respeito um canal que libera, como divulgação da nova temporada, um vídeo que mostra apenas cenas da temporada passada. De inédito, só pouquíssimas cenas das séries novas. Tudo muito rápido, claro, pra você nem perceber o que está assistindo. Isso quando a propaganda não é totalmente apelativa, intercalando cenas com palavras de impacto, que, ainda que não tenham absolutamente nenhuma relação com a série, possam atrair maior audiência para o canal. Vergonhoso.

Não é porque um canal é considerado adolescente que ele não deve apresentar conteúdo de qualidade ou, sequer, lidar com respeito e dignidade com a sua audiência. Só nos resta aproveitar o pouco que o canal ainda tem a oferecer e torcer pra que o que há de bom não seja arruinado.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×