Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Minisséries baseadas em livros

Por: em 29 de outubro de 2016

Minisséries baseadas em livros

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

E no dia de hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro! Os apaixonados por séries sabem que muitas séries têm seu enredo baseado em obras de escritores famosos. Alguns livros, inclusive, ficaram mais conhecidos depois de terem uma adaptação para a televisão. Em comemoração a esse dia tão especial, resolvi fazer um Top Qualquer Número de ótimas minisséries baseadas em livros.

11.22.63

11-22-63

Baseada no grandioso livro de Stephen King, 11.22.63 foi ao ar em abril deste ano. A minissérie conta a história de Jake Epping, interpretado por James Franco (Freaks and Geeks), um professor de inglês de uma escola do Maine. Ele era um cidadão comum, enfrentando o recente divórcio e vivendo em uma cidadezinha pacata. Tudo isso muda quando Jake vai à lanchonete do seu amigo doente, Al Templeton. Al explica que aquela não era apenas uma simples lanchonete, mas que no cômodo do fundo, há uma passagem que leva de volta ao passado, mais precisamente, aos anos 60. É assim que o professor atravessa a passagem a fim de impedir uma das mortes mais enigmáticas que já ocorreu no mundo, a morte do presidente John F. Kennedy.

O melhor da minissérie, com certeza, são as conspirações que rodeiam àquele fatídico 22 de Novembro de 1963. Até hoje, foram poucas as conclusões que tiveram sobre a morte do presidente americano e é muito interessante como o personagem de James Franco vai descobrindo as informações. As viagens no tempo também são um ponto positivo, e 11.22.63 mostra que, mesmo mudando o passado, o futuro não pode ser algo determinável.

The Casual Vacancy

casual vacancy

The Casual Vacancy ou Morte Súbita, como é conhecida aqui no Brasil, foi uma adaptação do livro da escritora J.K.Rowling. Contendo apenas 3 episódios, – número que prejudicou o enredo – The Casual Vacancy foca nos problemas dos habitantes do distrito britânico Pagford, após a morte de Barry Fairbrother.

A repercussão em cima da minissérie era grande. Todo mundo esperava ver algo na televisão, com o nome de J.K. embaixo. Porém, nem com a assinatura dela, Morte Súbita conseguiu agradar a crítica. O principal ponto negativo, como sempre, foi a mudança de diversas personagens/histórias. Um claro exemplo disto foi o plot da Krystal, que tinha tudo para ser o personagem mais profundo, assim como no livro, mas acabou sucumbindo a um final rápido e sem emoção.

Já o elenco foi muito bem escolhido – Abigail Lawrie e Keeley Hawes deram um show de interpretação – e só por isso, a minissérie já merece uma conferida.

The Secret Life of Marilyn Monroe

marilyn-monroe

Como fã número 1 da Marilyn Monroe, não poderia deixar de assistir a minissérie de dois capítulos, The Secret Life of Marilyn Monroe, baseada no livro homônimo de J. Randy Taraborrelli. A minissérie aborda, desde a infância conturbada da atriz, ainda como Norma Jean (Kelli Garner, Pan Am), até os problemas com álcool, que a mesma enfrentou na vida adulta.

É maravilhoso ver que uma das maiores personalidades do mundo, teve, finalmente, a história de sua infância contada. Claro que não apresenta tudo pelo qual Marilyn passou, mas nunca entendi o motivo de tão poucas obras sobre sua vida.

Kelli tenta com esforço interpretar a protagonista, usando a voz sensual e o “caminhar nas nuvens” característico de Monroe, mas ainda prefiro a interpretação de Michelle Williams (Dawson’s Creek), no filme My Week With Marilyn. Quem brilha mesmo, é Susan Sarandon (novidade), como Gladys Monroe, a esquizofrênica mãe de Marilyn.

Ligações Perigosas

ligacoes-perigosas

Ultimamente, o canal brasileiro Globo vem se superando nas produções, tanto em novelas, quanto em minisséries. Uma das grandes obras do canal, foi Ligações Perigosas, adaptação do livro Les Liaisons Dangereuses, do escritor francês Choderlos de Laclo. Manuela Dias, criadora da minissérie, tinha uma responsabilidade, já que o romance tinha sido adaptado para o cinema inúmeras vezes e o nosso complexo de vira-lata, poderia prejudicar o novo formato. Felizmente, nada deu errado!

Ligações Perigosas contava a história sobre um casal de vigaristas (Patrícia Pillar e Selton Mello) que, através de jogos de sedução, manipulam outros personagens, sem dó algum. Apesar de ser uma produção brasileira, em nenhum momento, ela faz menção ao Brasil. A trilha sonora, locações e figurinos, remetem à produções hollywoodianas, ou seja, foi sublime e completamente diferente de tudo o que a Globo já fez. Parabéns Globo, continue assim!!


E para você, que livro merecia uma adaptação? Já assistiu alguma dessas minisséries? O que achou?


Karine Medeiros

Futura jornalista. Mora em uma cidade desconhecida. Apaixonada por séries. Cinéfila e bookaholic. Sonha em um dia morar em Nova Iorque. O que ama mais do que tudo isso? Comer e dormir.

Votorantim / SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×