Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mortes mais chocantes de Lost

Por: em 1 de agosto de 2009

Mortes mais chocantes de Lost

Por: em

Em uma série com um grande elenco e uma história sobre como sobreviver a um acidente aéreo em uma ilha cheia de mistérios e armadilhas, é de se esperar que algumas mortes eventualmente aconteçam. Nessas 5 temporadas muitos personagens queridos pelos fãs (alguns nem tanto) tiveram seu devido fim com uma morte chocante. É claro que morrer em Lost não significa que o personagem não apareça mais, mas isso já é assunto para outro top. Listamos as 10 mortes mais chocantes e inesperadas da série, não se esqueça de expressar sua opinião caso sua lista seja diferente, ou não!

10º Alex


Começando o nosso Top 10, de cara uma morte pesada. Alexandra – mais conhecida como Alex – filha biológica da francesa Danielle Rousseau, passou maior parte de sua vida como filha adotiva de Benjamin Linus. Porém, Alex nunca foi uma personagem muito presente nas tramas principais de Lost – participou de alguns momentos-chave da história (como a fuga de Kate e Sawyer da ilha onde ficava a estação Hydra), mas sempre sem chamar muita atenção. A morte da personagem vivida por Tania Raymonde, no 9° episódio da 4ª temproada (The Shape Of Things To Come), merece entrar na lista pela frieza de Keamy ao apertar o gatilho para matar a adolescente (que, convenhamos, não tinha mais tanta cara de adolescente assim). O mercenário contratado por Charles Widmore usava Alex na tentativa de capturar Ben, mas enquanto a gente imaginava que a ameaça era apenas um blefe, Keamy surpreendeu a todos ao disparar a arma na cabeça de Alex. Surpresa maior foi a do próprio Ben, que, acostumado a estar no controle das situações devido ao seu caráter persuasivo e manipulador, acabou se colocando diante do inesperado, restando apenas o choque de ver a filha adotiva partir.

Apesar disso, a morte de Alex nesse episódio não foi, de fato, a última aparição da personagem. No 12° episódio da 5ª temporada – Dead Is Dead – após confrontar o monstro de fumaça, Ben novamente esteve frente a frente com a filha – dessa vez através de uma aparição que tomava a forma de uma revoltada Alex. As circunstâncias dessa aparição ainda são incertas, mas que o tiro à queima-roupa de Keamy foi um dos assassinatos mais chocantes de Lost, disso não há dúvidas.

Episódio: The Shape of Things to Come – 9º episódio da 4ª temporada.
Últimas palavras: “Por favor papai…por favor…por favor.”
Cena no Youtube

9º Jacob


Por muito tempo, a identidade de Jacob gerou horas e mais horas de discussões em qualquer canto onde Lost fosse o tema central em questão. A season finale da 5ª temporada ficou encarregada de dar um ponto final a isso, revelando finalmente quem era a tal entidade. Porém, ainda mais surpreendente foi o ponto final que Benjamin Linus se encarregou de registrar na vida do, ainda misterioso, Jacob. O que torna o assassinato chocante é o fato de uma figura tão importante na mitologia da série morrer justamente no episódio onde sua aparência foi revelada. O contra-ponto de sua morte também era um rosto desconhecido até The Incident – foi ele o personagem-sem-nome que vimos na praia com Jacob nos primeiros minutos da season finale, o “falso Locke”.

O golpe fatal de Ben foi resultado de um complexo jogo de xadrez, onde as peças pretas comandadas por esse inimigo, aparentemente, conseguiram se organizar melhor, encurralando o rei em um complicado cheque. Resta-nos saber se ele ocasionará, de fato, em um cheque-mate (Queria saber jogar gamão pra fazer uma analogia mais adequada). Assim, enquanto antigos questionamentos se solucionam, mais horas de discussão se iniciam com as novas dúvidas: Jacob morreu de verdade? Ele já previa que iria morrer? O que as suas últimas palavras queriam dizer? Essas e várias outras perguntas vão ficar pro último ano da série, mas a resposta da pergunta a seguir vocês mesmos podem discutir: O que acharam da morte de Jacob ocupando a nossa 9ª posição?

Episódio: The Incident – 17º episódio da 5ª temporada.
Últimas palavras: “Eles estão chegando”.
Cena no Youtube

8º Paulo e Nikki Fernandez


OK, Paulo e Nikki não chegam nem perto de estar entre os personagens mais amados de Lost, mas sejamos sensatos: ser enterrado vivo é chocante demais. Claro que uma morte assim teria muito mais impacto em personagens cativantes, com maior relevância na história da série, mas, analisando friamente, a 8ª posição é justíssima naquilo que o nosso ranking se propôs a montar. Nikki e Paulo formavam um casal ganancioso, e seus desentendimentos na ilha surgiram por causa de uma pequena bolsa de diamantes. Quando descobriu que Paulo estava mentindo sobre as pedras preciosas, Nikki não pegou leve na vingança. Roubou a aranha-medusa capturada pelo, também morto, Dr. Arzt e foi atrás do brasileiro recuperar as pedras tão desejadas.

O resultado dessa história nós já conhecemos: também atingida pela picada venenosa da aranha, Nikki tentou avisar aos outros losties o que havia acontecido, mas a paralisia já começava a surtir efeito e o pessoal não entendeu exatamente o que ela quis dizer. Em vez de “paralyzed” (paralizado), os personagens presentes na praia entenderam “Paulo lies” (Paulo mente). Mas, se dependesse do público, nenhuma das falas estaria correta. O mais adequado seria “Por que vocês demoraram mais de 10 episódios pra nos enterrarem de vez?”

Episódio: Exposé – 14º episódio da 3ª temporada.
Últimas palavras: “Eu estava com medo de perder você. Se você encontrasse os diamantes, você não precisaria mais de mim.” (Paulo)/ “Para…lisada”. (Nikki)
Cena no Youtube

7º Boone Carlyle


A morte passou por perto de vários personagens do elenco principal de Lost no decorrer da primeira temporada, mas a primeira vez em que ela acertou em cheio o ataque da foice foi com Boone. O meio-irmão de Shannon teve grande parte de sua história contada ao lado de John Locke, na obsessão do careca em arrumar um jeito de abrir a porta da escotilha Cisne. Enquanto os losties imaginavam que a dupla caminhava mata a dentro em busca de javalis, lá estavam os dois “realizando algo muito mais importante”, como o próprio Locke afirma no 13° episódio da temporada – Hearts And Minds. O que Boone não esperava, porém, era que essa importância toda incluía justamente sua trágica morte.

Guiados por um bizarro sonho de Locke, Boone escalou até o avião nigeriano do irmão de Mr. Eko e tentou estabelecer algum tipo de contato pelo rádio do Beechcraft, mas o tempo em que ele esperou por uma resposta do outro lado só serviu para aumentar a instabilidade do avião, que acabou caindo e o ferindo gravemente por todo o corpo. Locke o levou de volta ao acampamento, mas logo foi embora, deixando Jack numa situação ainda mais complicada, já que tinha que providenciar socorro sem saber exatamente o que aconteceu. A morte de Boone entra na nossa lista pela aflição de seus momentos finais. A gente ficava na dúvida se ele morreria ou não, se ele realmente teria que ser amputado, qual era o motivo de Locke sumir logo depois de trazer o garoto de volta… E apesar de já termos, há um bom tempo, a resposta pra todas essas perguntas, ainda corre um frio na espinha quando a gente relembra de seu funeral ao som de “Life And Death”.

Episódio: Do No Harm – 20º episódio da 1ª temporada.
Últimas palavras: “Diga à Shannon… diga a ela…”.
Cena no Youtube

6º Mr. Eko


Eko era um ótimo personagem. O desenvolvimento de sua história durante a 2ª temporada foi brilhante e sustentou expectativas lá no alto para o seu destino na 3ª. Acontece que o início dessa temporada foi provavelmente um dos piores momentos de Lost e o desejo de Adewale Akinnuoye-Agbaje (é claro que eu usei Ctrl+C, Ctrl+V pra escrever esse nome) de sair da série só contribuiu para aumentar essa minha opinião. A saída repentina do ator resultou em uma saída também repentina do personagem, e apesar de as circunstâncias de sua morte terem sido bem interessantes, talvez elas tenham ficado um pouco aquém daquilo que Mr. Eko poderia render em cena.

Após a implosão da escotilha, o padre foi parar dentro de uma caverna de urso polar, e suas feridas eram gravíssimas quando Locke e Charlie o resgataram. Porém, recuperado do coma, Eko se viu diante de aparições de seu irmão mais novo, Yemi, e da mesma forma que o personagem sempre agiu, encarou-as diretamente, sem medo daquilo que seus olhos enxergavam. Com o final da 5ª temporada, não faltam pessoas sustentando a teoria de que esse Yemi era o próprio inimigo de Jacob, tentando ganhar a influência do padre na busca de seu loophole – e sem obter sucesso, teria ele invocado o monstro de fumaça para eliminá-lo. Obviamente, ainda vai levar um tempo para confirmarmos ou não essa especulação, mas até lá vale a pena rever a cena que resultou na 6ª colocação da nossa lista. Independente do contexto geral em que a série se encontrava, o monstro de fumaça no ataque sempre provoca excelentes momentos.

Episódio: The Cost of Living – 5º episódio da 3ª temporada.
Últimas palavras: “Vocês são os próximos.”
Cena no Youtube

5º Daniel Faraday


Em nosso quinto lugar ninguém mais ninguém menos do que o físico mais amado da televisão: Daniel Faraday. O estilo da morte não foi tão chocante assim, mas como ela aconteceu é o motivo de estar nesse top. Na quinta temporada, Faraday mudou de opinião. O que antes ele dizia sobre nada poder ser alterado, nem passado, nem futuro, modificou-se para: sim, o motivo de eu ter vindo para essa ilha é poder mudar o passado. Ele sabia que uma boa alternativa era explodir a bomba de hidrogênio do exército americano encontrada na ilha, mas em 1977 Os Outros já haviam mudado a bomba de lugar. Naquela época, Eloise Hawking, mãe de Faraday era líder dos Outros na ilha e o físico sabia que encontraria sua mãe, (mesmo que ela não o reconhecesse). Ao procurar por ela e entrar desesperadamente no acampamento dos Outros, Daniel levou um tiro no peito. Por quem? Pela mulher que dalí alguns anos seria sua progenitora. O pior de tudo é que antes de morrer, Faraday se deu conta que sua mãe o enviara para o passado justamente porque isso precisava acontecer: ele deveria ser morto por ela própria. Terrível não?

Episódio: The Variable – 14º episódio da 5ª temporada.
Últimas palavras: “Eu sou seu filho.”
Cena no Youtube

4º Shannon Rutherford


Inicialmente não popular entre os fãs, Shannon conseguiu mudar as opiniões quando mostrou-se mais humana. Seu romance com o iraquiano Sayid ajudou e a loirinha tornou-se querida. Após a morte de seu meio irmão Boone, Shannon ainda estava abalada e começou a ter visões de Walt na floresta, (algo impossível pois o garoto havia sido sequestrado pelos Outros em pleno oceano). Quando conseguiu mostrar a Sayid que estava falando a verdade, Shannon seguiu Walt mais uma vez pela selva com Sayid logo atrás dela, mas acabou batendo de frente com o grupo da parte de trás do avião em sua jornada à praia principal. Assustada, Ana Lucia atirou na primeira coisa que apareceu em sua frente, e foi Shannon que cruzou seu caminho, morrendo nos braços de seu amor. Azar para Sayid, sorte para Boone que pôde reencontrar sua amada meia irmã.

Episódio: Abandoned – 6º episódio da 2ª temporada.
Últimas palavras: “Walt! Espere!”
Cena no Youtube

3º Charlie Pace


Provavelmente um dos personagens mais simpáticos de Lost, Charlie animou os ânimos dos sobreviventes junto com seu amigo Hurley durante as três primeiras temporadas. A morte de Charlie não foi realmente uma surpresa, já que Desmond a previa desde o começo da terceira temporada, mas, qualquer fã, eu inclusive, torcia para que ainda existisse uma salvação. Desmond previu que um helicóptero tiraria Claire e Aaron da ilha, mas que para isso acontecer, Charlie precisava morrer. Para salvar sua amada loirinha, Charlie sacrificou-se na estação DHARMA chamada O Espelho quando um dos Outros fez com que a sala inundasse. O roqueiro ainda poupou a vida de Des e avisou-o sobre um navio cargueiro perto da ilha: “Não é o barco da Penny”. É impossível não se emocionar com a cena de Charlie fazendo o sinal da cruz pouco antes de morrer afogado.

Episódio: Greatest Hits – 21º episódio da 3ª temporada.
Últimas palavras: “Seu navio, a oito milhas daqui…Naomi, a paraquedista”

2º John Locke


A medalha de prata vai para uma das mortes mais sufocantes da série. Já sabíamos desde o final da quarta temporada que Locke sairia da ilha e acabaria morto, mas como? Após sair da ilha para encontrar todos os Oceanic 6 e fazê-los voltar à ilha, John Locke fracassou na tarefa. Frustrado e abalado, Locke resolve se matar, enforcando-se e quase obteve sucesso se não fosse pela aparição do esbugalhado ex-líder dos Outros Benjamin Linus. Ben consegue mudar a opinião de Locke e o careca desce da mesa. Ele conta a Ben que precisa encontrar uma mulher chamada Eloise Hawking para saber como deve voltar à ilha e era apenas isso que Ben precisava saber. Locke não era mais necessário! Johnantan Locke foi estrangulado até a morte sem conseguir realizar o plano de Jacob. Ainda pensamos que ele havia ressuscitado quando caiu novamente na ilha, mas ele estava mesmo morto.

Episódio: The Life and Death of Jeremy Bentham – 7º episódio da 5ª temporada.
Últimas palavras: “Você a conhece?”

1º Ana Lucia e Libby


Em nosso primeiríssimo lugar, um dos maiores sustos de toda a série até agora. À Michael, cujo filho havia sido sequestrado pelos Outros, foi oferecido uma troca. Ben “Henry Gale” e alguns de seus amigos por Walt. A pergunta que muitos telespectadores foram levados a fazer é a seguinte: O que um pai desesperado para ter seu filho perto dele, é capaz de fazer? Matar? Sim! Eu, particularmente, não gostava de Ana Lucia (por vários fatores, mas principalmente pela morte número 4 desse top), mas minha opinião mudou exatamente nessa cena, onde a ex-policial mostrou-se humana e incapaz de matar novamente. Na chance que teve, sozinho com Ana na escotilha, Michael enganou e atirou em sua parceira de ilha para libertar o então líder dos Outros. Libby, uma personagem adorável, e a única coisa boa a ter acontecido à Hurley, estava buscando alguns cobertores para seu piquenique com o gordinho. Ela estava, literalmente, no lugar errado, na hora errada! Ao presenciar Michael apontando uma arma para o corpo inerte de Ana, Libby chama-o pelo nome, assustando Michael que aperta o gatilho duas vezes em direção ao estômago da loira, que cai. Ana morreu no ato, mas Libby viveu por mais algumas horas, falecendo por choque traumático e tentando, em vão, anunciar seu assassino, (proporcionando uma das cenas mais tristes da temporada). Uma traição imperdoável que foi descoberta por Jack alguns dias depois, mas o que importa aqui é que Ana e Libby foram as vítimas da morte mais chocante de Lost.

Episódios: Two for the Road – 20º episódio da 2ª temporada (morte de Ana e tiro em Libby)/? – 21º episódio da 2ª temporada (morte de Libby).
Últimas palavras: ” Pelo o quê?” (Ana)/”Michael!” (Libby).

Falta apenas uma temporada para o final de Lost e estamos certos de que outras mortes ocorrerão e serão tão chocantes quanto essas, mas só daqui há seis meses. Para conhecer as últimas palavras de todos os personagens mortos de Lost, visite essa página da LOSTpédia.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×