Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mr. Robot – 1×06 e 1×07

Por: em 7 de agosto de 2015

Mr. Robot – 1×06 e 1×07

Por: em

“Did you know the origin of brave evolved from savage?”,  pergunta Fernando Vera à Elliot enquanto o protagonista de Mr. Robot ignora a reflexão e emenda várias perguntas sobre a segurança de Shayla. A pergunta um tanto desconexa de Vera é muito interessante: em uma série em que o plot principal é derrubar o sistema o que é valente e o que é selvagem?

Vera não sabe a resposta, mas tem instinto de sobrevivência. Seu nome significa “brave traveler, adventure”, nome que intitula o sexto episódio da série, eps1.5_br4ve-trave1er.asf. Depois de descobrir que Elliot era a razão dele estar na cadeia, Vera decidiu sequestrar Shayla para obrigar o hacker a tirá-lo de lá.

mr.robot-1x06-elliot-vera

Apesar do episódio ser focado em Elliot, é Vera que dita as regras. Elliot tem que jogar em um ambiente em que ele não está acostumado, mas ele joga pela sua sobrevivência e pela a de sua namorada.

Elliot sabe desde o começo que pode hackear a prisão para abrir as celas, mas o prazo estabelecido por Vera era insanidade. Mesmo com a ajuda de Darlene e seus pen drives mágicos, Elliot tem que se virar nos 30.

Para alcançar seu objetivo, Elliot senta em frente ao seu inimigo na cadeira e tenta superar sua posição de “mandado”. Elliot conta para Vera que hackeou o celular de seu irmão, Isaac, e tem todas informações sobre as operações ilegais dele fora da cadeia. Para garantir a segurança dessas informações, Vera teria que prometer que vai deixar Elliot e Shayla em paz.

Como um jogo de xadrez, Elliot calcula todos os movimentos, jogadas e palavras para esconder o seu medo e dar um “check” em seu adversário. Enquanto isso, Vera curte o jogo, quase implora por ataques de Elliot e promete “Remember: I’ma hug you“.

mr.robot-1x06-elliot

Vera não tem nada a perder, ele só quer fazer alguém sofrer por ele estar na cadeia. Primeiro, Isaac, que o aconselhou a twittar suas operações ilegais e levou um tiro na cabeça. Segundo, Elliot, que o entregou para a polícia e viu o corpo da única pessoa que conseguia entendê-lo no porta-malas de um carro. Savage traveler becomes brave traveler… Checkmate!

A última cena do episódio é igualmente poderosa e triste. A decisão de acompanhar toda a reação de Elliot ao ver Shayla no porta-malas e guardar a imagem dela com a garganta cortada só para o final mostra como essa série é a melhor estreia da summer season e mantém a qualidade a cada episódio: a atuação perfeita de Rami Malek e um roteiro extremamente corajoso.

O sofrimento de Elliot está sendo constantemente explorado durante toda a temporada. No começo do sexto episódio, Elliot enumera alguns sentimentos que ele tem que lidar todos os dias: fear, anxiety, terror, panic… Mas nada se compara ao sentimento de culpa. Elliot se sentia responsável pela vida de Shayla porque ele colocou Vera na cadeia, mas também porque o contato dela com o criminoso só começou porque ele precisava de morfina, como vimos na abertura do sétimo episódio, eps1.6_v1ew-s0urce.flv. “She died because of me, maybe I should hate myself”, Elliot diz.

Para lidar com seus problemas cotidianos, Elliot recorreu ao escapismo e decidiu que tentaria mudar a vida de outras pessoas com seus “super poderes hacker”. Mas, como Mr. Robot nos lembrou no episódio 6, ser corajoso é ser honesto consigo mesmo e isso é algo que Elliot definitivamente não é. Quando Gideon diz para Elliot que ele não deve se fechar completamente com a morte de Shayla e que ele tem que encontrar alguém com quem ele é honesto, Elliot só pensa “bullshit” e começa a imaginar todos os funcionários da AllSafe andando com placas no pescoço com características que provavelmente eles não compartilham com outras pessoas.

Mas a tristeza do luto pode fazer isso mudar. Elliot enterrou as informações de Shayla sob a música Desintegration do The Cure e resolveu levar as sessões de terapia a sério, mesmo Krista tendo liberado dessa obrigação. Elliot conta a verdade para a psicóloga: que ele não toma os remédios e que ele hackeia ela e todas as pessoas com quem tem contato.

Enquanto Elliot descrevia a vida de Krista, ela ia desmontando aos poucos e acompanhava de longe a intensidade da voz e os olhos cheios d’água de seu paciente. Até que Elliot confessa: I want a way out of loneliness just like you. Is that what you wanted to hear?

mr.robot-1x07-mr.robot

Apesar dessa abertura sentimental, o eps1.6_v1ew-s0urce.flv é o mais distante de seu protagonista. Elliot aparece poucas vezes e conversa conosco durante pouco tempo. Dessa forma, a série aproveita para focar em outros personagens.

Com Elliot “ocupado”, Mr. Robot se torna protagonista de todas as ações da FSociety, cuja ausência já está sendo sentida pelos jornais. Mr. Robot quer reunir o seu time, nem que ele ameace algumas pessoas com uma arma na cabeça, o que ele realmente faz com Romero. Além de conseguir apoio do Dark Army novamente, o que Darlene acaba conseguindo depois de tanto esforço.

As ações agressivas e muitas vezes excessivas de Mr. Robot é, de novo, um contraponto às atitudes de Elliot. No episódio 6, Mr. Robot aparece misteriosamente nas escadas do apartamento de Elliot para convencê-lo a desistir do plano. No episódo 7, ele toma conta de todos os problemas e toma vida própria que independe das ações do seu possível criador. Isso só reforça que Mr. Robot age quando Elliot precisa e de uma forma que Elliot não teria coragem.

mr.robot-1x07-angela

Mas a grande surpresa desses dois episódios é Angela, que depois de descobrir que seu pai está super endividado resolveu retomar o processo contra a Evil Corp. Lembram que Olie disse que ela é “muito boa para esse mundo”? Bom, eu estou começando a acreditar nessa teoria. Sozinha, Angela reuniu provas, procurou um advogado que topasse voltar ao caso e enfrentou Terry Colby.

Enquanto isso, Tyrell está jogando um jogo chamado: O que não fazer para ser o CTO da Evil Corp! Para começar, evite entrar no banheiro e se impor para a esposa do próximo CTO. E se ele perguntar sobre suas intensões, tente se controlar. Também não grite e demita funcionários sem motivo nenhum mesmo que eles façam piadas horrorosas. Mas o mais importante, não mate a esposa do seu adversário com as próprias mãos. Bom, se você não fez nenhuma dessas coisas, a chance de você ser CTO já é maior que a de Tyrell.

E vocês? Gostaram desses dois episódios? Deixe sua opinião nos comentérios!

 

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×