Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Narcos – 1×04 The Palace in Flames

Por: em 29 de agosto de 2015

Narcos – 1×04 The Palace in Flames

Por: em

O título desse episódio já foi o suficiente para ficar na expectativa do que poderia acontecer agora. Por um lado o episódio anterior apresentou avanços que os policiais do DEA conseguiram contra o narcotráfico, conseguiram ao menos uma pessoa para falar alto sobre os problemas que a Colômbia está está enfrentando, porém ainda é muito cedo para vencerem alguma batalha contra Pablo Escobar, que tratou do Lara com seu habitual e sanguinolento jeitinho. O quão literal esse título poderia ser? Que palácio é esse? Me fiz esta pergunta esperando ver um episódio um pouco mais dinâmico que os anteriores.

Talvez agora fossem mostrar uma pequena vitória sobre Pablo, já que começaram afirmando a superioridade Americana. É uma coisa que me incomoda na série, afirmar a cada momento que os EUA são tão poderosos, mas ali, não são os EUA, é só o Peña e o Murphy que estão encarando essa guerra. Só ser americano não basta, precisariam de mais força e muito mais dinheiro. Apesar do Incomodo do Murphy, Peña tinha razão que a morte do ministro Lara tinha um lado positivo para eles. Ganharam a lei da extradição e isso é uma coisa que assusta aos traficantes (pelo menos na série). Como eles mesmo concluíram quando apreenderam o contador do Escobar, ele vale mais do que a GM nos Estados Unidos, claro que conseguiria muita coisa com todo esse dinheiro. No mundo do Escobar, não tem nada que não possa ser resolvido dessa forma ou de outra. Até mandar cartas para a corte ele mandou, se não para tentar algo legalmente, para assustar os magistrados.

narcos-1x04-escobar-ivan

Apesar desse acordo para extradição ter complicado as coisas para o cartel, uma vitória está longe de acontecer. Assim como o Al Capone (que terá muitas referências nesse episódio) criou um nome para si, Escobar e o Cartel também inventam um nome bem engraçado para esta aliança, claramente inspirado em “os intocáveis” do Al Capone, aqui temos os extraditáveis. Eles fazem esse acordo mas continuam seus planos individuais para escapar da polícia, em parte por acharem que Escobar perdeu a cabeça quando quis ser um deputado, em outra parte por acharem que cada um tinha um plano melhor.

E num mundo como esse, onde se pode comprar todo mundo, que chance o Barry achou que tinha? Era melhor ter sido preso antes de revelar a grande arma que ele estava guardando para uma ocasião como essa, quando seria preso. Usar esta carta na manga e continuar sem proteção foi como assinar seu próprio certificado de morte. Escobar não deixaria ninguém lhe trair assim. Mas ele serviu ao propósito dos dois detetives em ligar Pablo ao comunismo para conseguir recursos.

Uma jogada muito bem pensada por Escobar foi usar o Ivan, o Terrível (ou o burro?) para fazer seu trabalho sujo, enquanto não sabemos qual é o seu plano ainda dá pra perguntar qual é esse palácio, mas do meio do episódio pra frente já podemos perceber o que vai acontecer, já vimos coisa do tipo sendo executada em série americana por gente que tinha menos recursos do que Escobar, mas com exatamente o mesmo objetivo que ele. Afinal, num episódio recheado de referencias à Al Capone, Murphy nos dá mais uma comparação e revela qual era aquele palácio lá do início, mostrando como Escobar criou uma rede muito maior que o mafioso americano:

Se nos Estados Unidos Al Capone mandava apagar as testemunhas que iam à corte, na Colombia Escobar mandava apagar a corte.

Usar a M19 para isso foi uma boa ideia para ele, e gosto de como a série tem usado tudo que apresentou até agora. A M19 não serviu só para Pablo se intitular com o chefe do cartel no 2º episódio, mas agora ele retoma a narrativa, contacta Ivan, usa o simbolismo da espada de Bolivar para apelar ao espirito revolucionário do líder da M19. E mais uma vez parece que a milícia serve a mais de um propósito. Além de ter aceitado o dinheiro para acabar com a sala de evidencia sobre ele, desviou o foco dos líderes da investigação, que agora estão caçando o Ivan e a Elisa.

Mais um ponto para a série ao voltar a falar em Elisa e na esposa do Murphy, que não foi usada só para ter um gato e ser parada pela alfândega. Mesmo que a participação seja pequena, teve algum papel na história. Assim como Elisa. E agora pergunto: Como Murphy e Peña irão usar as informações dela? Não vão parar a investigação de Escobar com certeza, mas agora ela é procurada e eles não informaram que sabem onde ela está.

Narcos-1x04-murphy-pena

No Fim, Escobar conseguiu mais uma vez se desviar do foco ao dar aos Estados Unidos uma coisa que eles querem mais do que acabar com o Narcotráfico. Acabar com comunistas. Esse foi a única razão pela qual o DEA conseguiu algum dinheiro, mas foi também como, inteligentemente, Pablo ganhou um tempo para si.


Ps.: O que foram aqueles pássaros  brancos importados? Treinados para ficar na árvore?! Morri de rir.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×