Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Narcos – 1×05 There Will Be a Future

Por: em 30 de agosto de 2015

Narcos – 1×05 There Will Be a Future

Por: em

There Will Be a Future marca a metade de Narcos e vem para mostrar que Pablo continua deitando e rolando em seu país, mesmo a distância. Com a fuga para o Panamá em razão da aprovação da extradição de criminosos para serem julgados nos Estados Unidos, o traficante e seus sócios focam somente em uma coisa: Voltar para Colômbia. Impressiona saber que Pablo realmente teve a petulância de se oferecer para pagar a dívida externa de seu país em troca de anistia e da possibilidade de voltar para casa.

O candidato Galán se estabeleceu como favorito e opositor aos narco-traficantes, desde então a morte dele era uma questão de tempo. E assim aconteceu, reafirmando o poder de Escobar, ele e sua trupe de criminosos embarcaram no primeiro avião de volta para casa. A partir daí começam a ficar claro que a decisão de matar o fez com que todo cartel começasse a olhar para o seu lider de forma contrariada. Inclusive o fiel escudeiro Gustavo questiona as ações de seu chefe.

There will be a future

Mas as coisas não seriam tão fáceis depois disso. Escobar não contava que um sucessor ainda mais idealista pegaria o vácuo da Galán. Mesmo aparentemente assustado, Galvíria sabe a importância e o significado de continuar a luta de seu ex-companheiro e conta com um apoio mais do que moral de seu assessor Eduardo Sandoval. Tão logo que os representantes de Escobar aparecem para aliciá-lo, nós sentimos um certo tipo de alívio em ver que ele não se corromperia as vontades de um homem que estava despedaçando toda e qualquer tipo de ordem e paz no seu país – Ele corajosamente se coloca como novo principal alvo do cartel de Mendellín (o que na época significaria uma morte quase certa).

Enquanto isso, Peña se envolve com a guerrilheira Elisa, o que na época era uma atitude muito pior para um americano do que jogar dominó com Escobar todos os finais de semana. A crítica que a série faz a política americana de repressão ao comunismo é ótima, quase cômica. Como o fato de uma pessoa ter um ideal político diferente do “certo” deslegitimaria suas palavras, que seriam essenciais para ligar Escobar ao afrontoso ataque ao palácio de justiça. Chega a ser enervante em alguns momentos, né? É obvio que todo esse envolvimento tanto de Peña quanto dos Murphys com Elisa trará dificuldades, ainda mais depois dos oficiais da CIA conseguirem a confirmação da informação do clérigo no interrogatório.

Search Blocks

Uma coisa bem interessante e crucial em There Will Be a Future foi acompanhar a criação do grupo Search Block. Finalmente o Coronel Carrillo consegue carta branca para conseguir os recursos humanos necessários para combater Escobar. Ele começa então a recrutar homens incorruptíveis e com concretos ideais, soldados perfeitos para lutar na controversa trincheira em que a Colômbia se transformou.

É inevitável fazer (mais um) paralelo com a obra mais famosa de José Padilha – Tropa de Elite. Carillo é quase como um Capitão Nascimento, no sentido prático da coisa, um homem profundamente marcado pelo conflito que se instalou em seu país e as suas consequências. Um herói maniqueista que, mesmo chegando ao limite da sua própria humanidade, é uma importante peça para o lado do ‘bem’ em Narcos. Diante de toda degradação é quase um sentimento de alívio ver alguém com um compasso moral tão estabelecido quanto ele, mesmo que seus métodos não sejam pautados na preocupação pelos direitos humanos. E as tentativas de corrompê-lo só o torna mais motivado.

Galvíria

Agora a guerra está oficialmente declarada. Pablo têm agora rivais que estão se preparando para combatê-lo a altura. Sua vida provavelmente deve ficar mais difícil, o que de certo vai deixá-lo mais audacioso (e violento). A esperança de um futuro para Colômbia de Galvíria vêm seguida da declaração para a contenda por Escobar. Podemos esperar um confronto bem mais intenso a partir daqui.

 


Comentários e observações:

– O Javier Penã de Pedro Pascal é de longe um dos personagens mais carismáticos da série, acho até mais que o Wagner Moura – mesmo tendo aquele sentimento legal de ter um brasileiro protagonizando uma série.

– Alguma dúvida de que o relacionamento entre Emília Ochoa e Gustavo vai dar ruim quando descoberto?

– Falando nos Ochoa, o André Mattos está muito diferente! Magérrimo!

– Definitivamente não da para confiar em quase ninguém nessa série, até o mais aparente leal capataz está agindo como fonte de informação.

– Carrillo tem muito culhão mesmo! Falando nele, o ator Maurice Compte me lembra muito o Jon Bernthal, que fará o Justiceiro em Demolidor

– Assim como Tropa de Elite, Narcos tem suas pérolas: “Gonorrhea bastard son of bitch” e “Toca a matar su mamá, su papá, sus hijitos…”. Adoro esses quotes. rs.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×