Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Narcos – 2×01 Free At Last

Por: em 2 de setembro de 2016

Narcos – 2×01 Free At Last

Por: em

Narcos e Pablo Escobar estão de volta e, como se era esperado, a vida do narcotraficante não está fácil. Free At Last começa exatamente onde fomos deixados na última temporada, em 1992, quando o governo colombiano decide derrubar o acordo com Pablo e tirá-lo da La Catedral, mas ele consegue fugir do cerco policial armado na “prisão” e agora tem que reorganizar o que resta de seu império.

narcos-2x01-pablo-escobar-wagner-moura

A primeira decisão de Don Pablo é se reunir com sua família e assim, tentar restruturar suas atividades criminosas. É uma tarefa extremamente difícil, pois além de lutar contra o governo que encheu as ruas de Medellín com policiais depois de sua fuga, ele ainda conta com a revolta de algumas gangues menores que constituem o cartel (estimulada particulamente pela luto de Judy Moncada com a morte de seu marido) e decidiram que a queda do el patrón seria o melhor para todos. Mas na season premiere, Pablo consegue relativo sucesso em suas ações.

Se a situação atual não é muito favorável, Escobar pode recorrer ao poder já conquistado para tentar garantir um final feliz para ele e sua família. Pablo era mais do que um criminoso, ele era uma lenda para a Colômbia e um benfeitor para o povo de Medellín. Dois momentos de Free at Last apelam para esse lado do personagem. O primeiro é a cena de abertura quando um dos policiais narra um conto muito fantasioso sobre as cinzas e o renascimento do traficante. “Quanta bobagem” reage um dos companheiros, mas quando Pablo se materializa na frente do grupo, ninguém consegue reagir. O outro acontece quando Pablo vai até um de seus laboratórios e ao voltar para se esconder no porta-malas do táxi é recebido com muito carinho pelas pessoas locais.

narcos-2x01-Javier-Peña-Steve-Murphy

Mas, infelizmente, não é só a fama e o carisma que transformaram Pablo Escobar no sétimo homem mais rico do planeta. Ele precisa se impor para provar aos seus adversários que ainda é o líder do cartel de Medellín e apesar de estar enfraquecido pela falta de mobilidade, ainda consegue aniquilar Jamie. Claro, que a morte do aliado da senhora Moncada não é um grande mérito de Escobar, porque a falta de cuidado e desconfiança do moço tornou o trabalho do patrón muito mais fácil. Mas se o propósito era assustar e inflamar o ódio daqueles que já têm muito motivo para temê-lo, a morte do moço funciona bem.

No entanto, a tarefa mais importante para Pablo era recuperar as negociações com o presidente colombiano e garantir uma punição justa caso ele fosse preso novamente. Mas além de se recusar conversar com o narcotraficante, Gaviria oferece um preço salgado para todas as pessoas que fornecerem um tipo de informação sobre Escobar.

Free at Last é um episódio consistente que vem para definir o tom da temporada. Se a primeira temporada narrou a vida e ascensão desse mito durante 15 anos, esta temporada tem a responsabilidade de nos contar como Pablo Escobar é derrotado. Então, nesses 49 minutos, Narcos se preocupa em reforçar a imagem do seu personagem, estabelecer as peças que causarão sua morte e aumentar a ansiedade sobre o destino de Don Pablo.

Outros comentários:

– “Eu cuidarei de tudo. Ficaremos bem, satisfeitos, felizes e unidos.” Tirando todo o contexto dessa promessa, é tão triste saber que ela não será cumprida.

– E o DEA? Javier Peña e Steve Murphy não fizeram nada no episódio? Bom, eles foram excluídos pela polícia da Colômbia, quase prenderam La Quica e Steve arrumou uma confusão ridícula no aeroporto. Mas o mais importante é que a leveza de Pedro Pascal continua trazendo os poucos alívios cômicos da série.

– Uma pergunta aleatória: Pablo ficou usando o mesmo moletom durante quantos dias?

E vocês? Já começaram a maratona? O que acharam da estreia da temporada de Narcos? O Apaixonados por Séries terá review de todos os episódios da segunda temporada até domingo, então acompanhem o blog e não esqueçam de comentar!

 

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×