Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Narcos – 2×06 Los Pepes

Por: em 3 de setembro de 2016

Narcos – 2×06 Los Pepes

Por: em

As coisas estão ficando cada vez mais difíceis para Pablo Escobar. Se antes ele era o todo poderoso do tráfico, a sua supremacia passou a ser cada vez mais questionada desde La Catedral. Os outros nomes que apenas respeitavam o poderio começaram a se articular, e com a aproximação destes outros fora da lei com as operações da Força Tarefa criada para combater El Patron, era de se esperar que as coisas fossem aumentar de intensidade em um nível exponencial.

Uma coisa que os que respondem à lei e aos que vivem à margem dela querem é pacificamente se ver livre de Escobar. Com um empurrãozinho da CIA, agora o Cartel de Cali e os irmãos Castaño passaram a perseguir  e desmontar toda estrutura que vimos se estabelecer em Narcos desde a 1ª primeira temporada – sob a alcunha dos Los Pepes “Pessoas Perseguidas por Pablo Escobar”.

Los Pepes.bmp

Como eu disse em algumas oportunidades em que tive oportunidade de falar sobre o contexto histórico que dá base à série estrelada por Wagner Moura, eu me impressiono que tal cenário tenha sido uma realidade tão geograficamente próxima do nosso país no início da década de 90. Eu era muito pequena, mas é realmente impressionante o ponto que a Colômbia chegou por conta da indústria das drogas, algo que nem se aproxima da nossa realidade – e olha que eu moro no Rio de Janeiro, mas aqui estamos longe dessa faceta terrorista que é adaptada na série.

Mais impressionante ainda é a passividade do governo – com o apoio dos americanos – em deixar um esquadrão da morte trabalhar livremente nas ruas, só porque eles têm os meios de alcançar objetivo sem o conflito moral/legal que existe desde que Pablo começou a colocar suas asinhas de fora. O extermínio do Cartel de Mendellin pelos Los Pepes parece marcar efetivamente um cenário de guerra civil, onde a violência não conhece limite. Eles queriam deixar bem claro que qualquer um que se aliasse à ele acabaria na vala.

Em Los Pepes, Pablo finalmente começa a sentir que a balança está começando a pender para o outro lado – e a única forma de responder é na base do recado bem dado, ou seja, com tiro, porrada e bomba. Paralelamente à isso vemos Peña, claramente usado como uma peça no jogo, se comprometer cada vez mais. O agente mais experiente da DEA em solos colombianos está entrando em um caminho sem volta em se colocar como o ponto de encontro entre essas forças.

Los Pepes Narcos.bmp-001

Enquanto isso, o Natal chega e tudo parece estar cada vez mais complicado para Escobar. Você sabe quando as coisas não vão bem quando a família do Patron tem dificuldade em passar uma Noite Feliz com a sua santa ceia. Alias, a Matriarca Escobar é a típica sogra que gosta de contrariar, né? Bem clichê, ela não dá ouvidos aos apelos do filho e da nora, decidindo ir na missa de natal – era óbvio que isso não daria certo.

O tiro saiu pela culatra,com eles sendo atacados e mais um esconderijo sendo devassado pelos Los Pepes. Vemos o irmão de Tata, Carlos, que desde que voltou deixou claro que a sua única preocupação era a segurança da irmã e dos sobrinhos ser morto em frente de toda família. Os caminhos estão ficando mais tortuosos, vide as crescentes dificuldades que eles têm em se manter seguros – o cerco está se fechando cada vez mais. Não dá para entender a resistência de Tata em tirar os filhos de perto daquilo!

Los Pepes Narcos.bmp-002

Ele pode até não saber, mas a queda de Pablo começa em Los Pepes. Agora creio que seja só ladeira a baixo – a questão é ver como o Patron vai decidir cair, porque se entregar não faz seu feitio. Podemos esperar muito mais sangue  pela frente. Curtiu o episódio? Deixe seu comentário e continue acompanhando a nossa maratona aqui no Apaixonados por Séries!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×