Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

No Dia do Cinema Brasileiro, a série que virou filme: O Auto da Compadecida

Por: em 19 de junho de 2009

No Dia do Cinema Brasileiro, a série que virou filme: O Auto da Compadecida

Por: em

Hoje é dia do cinema brasileiro, e pra comemorar essa data poderíamos citar inúmeros filmes importantes que, desde a retomada do cinema nacional com Carlota Joaquina, deixam o nosso cinema cada dia mais digno de referência.

Mas isso aqui é um blog sobre séries, e até que não foram poucas as séries nacionais que viraram filmes! Os Normais (o 2º vem aí!), A Grande Família, Cidade dos Homens, Caramuru – A Invenção do Brasil… E há ainda os que fizeram o caminho inverso, começando como filmes e virando séries, como é o caso de Ó Paí, ó.

Mas nada foi tão adorado, seja como série, seja como filme, do que O Auto da Compadecida. Baseada na obra de Ariano Suassuna, a série estreou na Globo em 1999, e fez tanto sucesso que no ano seguinte virou filme. O material utilizado foi o mesmo, assim como aconteceu com Caramuru, mas era tão bom que fez sucesso em ambas as mídias.

Com direção de Guel Arraes, a série contava com nomes como Selton Melo, Matheus Nachtergaele, Virgínia Cavendish, Bruno Garcia, Luís Melo, Marco Nanini, Denise Fraga, Diogo Vilela e Fernanda Montenegro no papel de Nossa Senhora. A história contada era a de Chicó e seu amigo João Grilo, dois nordestinos paupérrimos que davam nó em pingo d’água pra sobreviver, até que certo dia um deles acaba morto por Lampião, e vai parar em frente a Compadecida, a mãe de Jesus.

Contado assim pode parecer triste, mas o texto de Suassuna foi escrito como uma comédia! E as atuações divertidas (e sensacionais!) de Selton e Matheus como Chicó e João Grilo tornaram O Auto da Compadecida a coisa mais divertida que se viu nos cinemas (e na tv!) em muito tempo.

E como diria Chicó, “num sei, só sei que foi assim!”


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×