Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O fim precoce de Samantha Who?

Por: em 28 de julho de 2009

O fim precoce de Samantha Who?

Por: em


Gostaria muito que a audiência americana, e principalmente os produtores da série, tivessem dado a Samantha Who? a chance que eu dei.

Com o cancelamento da série da ex-megera desmemoriada finalmente se extinguem os efeitos da greve dos roteiristas ocorrida no final de 2007. Samantha Who? teve um execelente começo, sendo a comédia estreante mais assistida nos seus primeiros episódios mas, como tantas outras séries, sofreu um grande baque com a greve, tendo a sua primeira temporada encerrada com apenas quinze episódios.

Nem o envolvimento direto da estrela máxima da série, Christina Applegate, com a produção, foi capaz de acalmar os ânimos da audiência perdida e recuperar o show. A maior chance de resgatar o prestígio de Christina e Samantha restou frustrada, com a perda do Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia para Tina Fey (por 30 Rock).

Pra quem nunca assistiu a série, vale dizer que é uma ótima comédia, essencialmente feminina, divertida e sem grandes pretensões, enraizada no talento de todas as suas protagonistas. Christina Applegate (Um amor de Família), Jean Smart (24), Melissa McCarty (a Sookie de Gilmore Girls) e Jennifer Esposito (Rescue meSamantha Who? a melhor comédia clássica da última leva, ou você lembra de alguma série mais divertida de 2007 pra cá? Particularmente Jennifer está sensacional como Andrea, melhor amiga da protagonista, com o tipo de personagem que tornava impossível permanecer indiferente. Estereotipada até o último fio de cabelo (o que as vezes não é nada ruim para uma comédia), Andrea era a encarnação da versão má de Samantha que nós só chegamos a conhecer por flashback.

Samantha Who? se encerra com apenas um prêmio, um Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia para Jean Smart. Merecido? Com certeza. Mas não deveria ter sido o único. Talvez o maior erro da série tenha sido justamente não apostar tanto nas suas protagonistas, trazendo sempre um convidado novo (ou requentado) para fazer par com Samantha. Foram vários os milionários, ex-namorados, chefes e até um namorado de infância! Tempo precioso que poderia ter sido gasto com Samantha e suas amigas que, no espírito “girls just wanna have fun”, eram sempre as responsáveis por tornarem o episódio mais divertido. É, talvez a série tivesse melhor destino com o nome de Samantha’s Girls.

E se o objetivo era criar uma comédia romântica, sempre deixando no ar a certeza de que seria Todd (namorado, amigo, ex-namorado, colega de apartamento) o par ideal de Samantha, faltou dar aos dois a chance real de ser um casal. Afinal, sabemos que os dois ficaram anos juntos antes de Sam perder a memória, mas não vimos isso. Foram 35 episódios e quantas vezes podemos ver os dois efetivamente juntos (sem contar os flashbacks, claro) três, quatro?

Faltou estabelecer a identidade dos dois como um casal. Ou não era essa uma das principais premissas da série? Ver o caminho que Sam percorreria para virar uma pessoa melhor e enfim merecer Todd, que sempre lhe tratou com tanta deferência e amor, mesmo quando ela não passava de uma megera.

Com o 20º episódio da segunda temporada, Samantha Who? chegou ao fim sem ter tempo pra desenvolver todas as suas tramas. Nunca veremos Andrea se relacionar com alguém completamente fora dos seus padrões, nem Dena tendo que aturar a crise de (meia idade? identidade?) Chase; pior, não poderemos nos divertir com a maluca convivência de Sam e sua mãe, agora alocada em seu apartamento após uma apressada (e equivocada) separação.

Mas pra uma série cancelada em plena segunda temporada, até que fomos bem tratados! O episódio teve “gostinho” de final feliz, deixando Sam e Todd finalmente juntos… se é que se pode dizer isso depois de apenas 35 episódios. Até a identidade do responsável pela amnésia de Sam veio no 19º episódio! Quem poderia imaginar que o atropelo foi obra da mulher de Funk?

E assim chega ao fim mais uma série da ABC, que tem tido uma certa dificuldade para emplacar comédias. Das séries antigas do canal só nos resta a execssivamente colorida Ugly Betty; na nova leva, são quatro as novas tentativas de nos fazer rir: Cougar Town, Modern Family, Hank e The Middle. Espero que possamos rever o elenco de Samantha Who? em breve, quem sabe em alguma dessas séries?


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×