Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O jornalismo em Gilmore Girls

Por: em 7 de abril de 2016

O jornalismo em Gilmore Girls

Por: em

O jornalismo sempre foi um outro personagem de Gilmore Girls, principalmente depois que Rory decidiu que era nesta profissão que se estabeleceria. A partir da quarta temporada, quando ela vai estudar em Yale, seus estudos e esforços para se tornar uma jornalista de renome passam a ter destaque na trama. Seus altos e baixos, assim como os colegas de profissão, o jornal da faculdade, os estágios e todos os desafios comuns ao mercado de trabalho passaram a acompanhar a Gilmore-filha. E como hoje é dia do jornalismo, nada melhor que falar deste assunto.
Yale Daily News

A faculdade

Desde pequena Rory sonhava em estudar em Harvard, mas após passar em várias faculdades, ela opta por Yale, a faculdade onde seu avô estudou. Diferente da maioria das faculdades aqui no Brasil, Yale possui vários rituais, que tanto os alunos, como os ex membros podem participar. Um exemplo disso são as reuniões entre os atuais e os ex-alunos, tão tradicional que até mesmo a família Gilmore completa participa. Também tem o Yale Daily News, um jornal com as notícias relevantes ao campus no qual Rory, Paris e outros personagens trabalham como editores, garantindo uma experiência a mais para a protagonista e seus colegas. O que nos leva ao próximo item…

Os colegas

Para se tornar um jornalista, você não precisa ter apenas o diploma, – que agora não é mais obrigatório ter -, você precisa ter a garra de pesquisar e correr atrás da sua matéria, precisa ser confiante e não ter medo de falar a verdade. E um dos personagens que mais apresenta essas características é a Paris Geller. No começo da série, Paris era uma rival de Rory, pois sentia-se mas ao decorrer das temporadas, as duas construíram uma forte amizade, estudando na mesma faculdade e se tornando até colegas de quarto. Paris é determinada e fala muitas coisas que acabam não agradando algumas pessoas, ou seja, ela é um grande exemplo de jornalistas atualmente. E mesmo quando não é aceita em Harvard, a faculdade de seus sonhos.

Paris conhece e começa um relacionamento com o editor do Yale Daily News, Doyle McMaster. Doyle é um excêntrico jornalista que queria estar escrevendo para o The New York Times, mas que acaba trabalhando em um jornal de faculdade. Por isso ele sente um pouco de inveja de alunos que conseguem ter artigos publicados em jornais de renome. McMaster, apesar de ser duro algumas vezes, sempre ajuda Rory a escrever e pegar as melhores matérias para o jornal, que era o…

Yale Daily News

O jornal da faculdade foi uma espécie de primeiro emprego para Rory e Paris, dando muita bagagem para seus próximos desafios profissionais. Foi durante o tempo que passaram no Yale Daily News que colocaram em prática toda a teoria aprendida em sala de aula, desenvolvendo o faro jornalístico, aprendendo a gerenciar uma redação, acreditar e lutar por seus textos e ideais, lidando com imprevistos que podem prejudicar a impressão do jornal e respeitando a opinião alheia. Muitas destas coisas foram aprendidas da forma mais sofrida, mas isso não diminui o aprendizado, apenas torna-o mais forte. E para aprender a ser forte, nada melhor que falar sobre…
Yale Daily News

O primeiro estágio e as críticas

Todos sabem que Rory sempre fez de tudo para ter sucesso em sua carreira profissional. Quando surgiu a oportunidade de fazer um estágio no jornal Stamford Gazette, de Mitchum Huntzberger, que além de ser pai do Logan, era um esnobe jornalista, ela não teve dúvidas e aceitou de cara, porém, foi muito mais difícil do que imaginou. Nos primeiros dias, como em qualquer estágio, Rory ficou perdida e não sabia o que fazer, para onde ir e o que falar. O ápice do seu dia era entregar café para Huntzberger e contar tudo o que sabia sobre sua vida. Assim, por medo de fazer algo de errado, a pequena Lorelai não se arriscou e não disse suas opiniões para o chefe. O grande Huntzberger então, falou que ela “não tinha o que era preciso” para se tornar uma jornalista, mas que se tornaria uma boa assistente. Como vocês podem imaginar, isso devastou a garota e abalou sua autoconfiança perante à carreira. Mas isso a ajudou a crescer, afinal, todos já passaram por esse tipo de situação uma vez ou outra, e também a se colocar de maneira mais forte frente aos problemas enfrentados na profissão, como…

A competição

Assim como em qualquer outra profissão, há muita competição no ramo e Rory aprendeu isso muito cedo, já que ela e Paris começaram a competir por uma vaga em Havard ainda no colégio – sim, você se lembra que as duas sonhavam com Harvard e acabaram encontrando seus caminhos em Yale?. Na faculdade as duas se aproximaram ainda mais, mas isso não impediu que houvessem alguns problemas, principalmente quando o assunto era alguma matéria em especial ou a direção do jornal. A amizade foi colocada à prova algumas vezes, mas felizmente elas conseguiram ver que unindo forças seriam melhores que divididas e passaram a apoiar uma a outra incondicionalmente – cada uma a seu modo, claro.

Futuro

A série acompanhou Rory até o momento em que ela pegou seu primeiro diploma, conheceu a jornalista que admirava e conseguiu um cargo importante, o de jornalista que acompanha a campanha política presidencial americana. No caso de Rory, ela foi designada a acompanhar a campanha do atual presidente, Obama, que na época era apenas um candidato ao cargo. Mas ficou implícito que ela teria grandes feitos na vida profissional, influenciando tantos outros depois dela e tornando-se ídolo para alguma garota que está decidindo o que vai ser quando crescer. Exatamente como foi com ela e com Christiane Amanpour. O revival revelará, entre outras coisas, como está sendo a carreira de Rory, quais foram seus passos, o quão longe ela já chegou e se realmente tornou-se uma inspiração para os vestibulandos de Stars Hollow e arredores (ou de muito mais longe).

Post com a colaboração de Renata Vivan

Mas diz aí, se você tivesse que escolher uma profissão hoje, você ficaria inspirado pela paixão de Rory pelo jornalismo? Ou é jornalista e já viveu alguma das situações que os personagens passaram? Ou ainda conte-nos qual a sua profissão e se você foi influenciado mesmo que minimamente por algum personagem da ficção.


Karine Medeiros

Futura jornalista. Mora em uma cidade desconhecida. Apaixonada por séries. Cinéfila e bookaholic. Sonha em um dia morar em Nova Iorque. O que ama mais do que tudo isso? Comer e dormir.

Votorantim / SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×