Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O papel dos consultores nas séries

Por: em 5 de novembro de 2014

O papel dos consultores nas séries

Por: em

Todas as séries que agregam conhecimento fora da zona de conforto dos escritores contam com um (ou mais) consultor de determinado assunto, é ele que faz a série se tornar coerente com a realidade e se tornar interessante, com cada mínimo detalhe pensado.

Isso pode acontecer na área de ciências, história ou mesmo na área de design, com ajuda para construir personagens. Fato que nossas series não seriam as mesmas sem esse cuidado, e hoje, no dia da cultura e da ciência e dia nacional do designer, queremos lembrar destas pessoas que contribuem tanto para o nosso vício, para a qualidade das séries.

Imaginem The Big Bang Theory sem um consultor de física? ou um matemático? Não seria tão engraçada com muitos erros ou sem se aprofundarem nos assuntos. David Saltzberg tem esse papel na série, de verificar toda a física e matemática dos episódios. Além disso, ele tem um papel importante nos roteiros, quando ele tem que preencher com seu conhecimento de ciência alguns brancos deixados nas falas dos personagens. Vejam o vídeo sobre ele:

Em Mad Men a consultora de moda e design tem uma grande responsabilidade na construção dos personagens, não só com o estilo pessoal, mas mostrando também em seu guarda roupas a evolução que cada um tem na vida particular e profissional. A escolha das cores e dos modelos refletem o momento de cada um, e nesta série é alvo de muitas análises, existem muitos posts de blogs e revistas analisando cada detalhe.

Tiffany White Stanton é chefe de um grande setor de figurino em Mad Men, e Janie Bryant a designer responsável pela série. No youtube existem várias entrevistas com Janie, explicando o processo de criação dos personagens, como foi a evolução de cada um e como reflete no figurino; veja o da Peggy:

Em Orphan Black a historiadora científica Cosima Herter, além de emprestar seu nome à uma das personagens é também responsável pela consultoria científica – ela estuda a evolução da biologia; deixando o roteiro mais verdadeiro, sem estereotipar a ciência e nos fazendo perguntar se tudo aquilo que vemos é possível.

Em Bones a própria criadora e autora dos livros em que a série é baseada atua como consultora. A antropologista Kathy Reichs tem em seu currículo além da criação dos livros e da série, a participação em um episódio da segunda temporada como a professora Constance Wright. Nesta entrevista abaixo ela fala como é o trabalho de um antropóloga forense:

Em House Harley Liker e Lisa Sanders também atuam como consultora em casos médicos, em Grey’s Anatomy essa função é desempenhada por Karen Lisa Pike e Se pensarmos em todas as séries que assistimos, estas pessoas são muito importantes, ou séries como as citadas e outras como CSI e NCIS não fariam sentido para nós e não estariam aonde estão atualmente.

Parabéns a todos que contribuem para o desenvolvimento da ciência e da cultura  ainda contribuem para a nossa paixão: séries!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×