Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O que esperar da 13ª temporada de Grey’s Anatomy

Por: em 18 de setembro de 2016

O que esperar da 13ª temporada de Grey’s Anatomy

Por: em

Na próxima quinta, dia 22 de setembro, um dos dramas de maior sucesso da TV americana estará de volta. Dona das quintas do canal ABC e uma das séries mais antigas da rede, Grey’s Anatomy chega para sua décima terceira temporada. E se muita gente um dia apostou no fim do drama envolvendo Meredith Grey e a equipe de médicos de Seatlle anos atrás. A mente responsável pelos mais de dez anos de história da série, Shonda Rhimes, não dá sinais de que a história está próxima de ter um fim. Muito pelo contrário.

A reinvenção da história e da protagonista de Grey’s, Meredith, não só deram um novo gás à trama como trouxeram para o show diversas indicações aos mais conceituados prêmios da televisão norte americana. Garantindo ainda recordes de audiência em plena era do consumo de conteúdo por meios que não a TV.
greys-anatomy-13x01-meredith

O fato é que quando uma série está a tanto tempo no ar, dificilmente o caminho seguido até aqui é feito apenas de acertos. Sem contar na difícil tarefa de manter o público fiel à história quando boa parte do elenco original pode já não estar mais dentro do show, como é o caso de Grey’s. Porém, tão aguardada quanto a estreia da nova temporada são os rumores e apostas do que Shonda Rhimes preparou para o novo ano de Grey’s Anatomy.

Enquanto na temporada passada tudo estava ligado diretamente à reinvenção de Meredith Grey e sua vida após a morte de Derek, o novo ano da série promete manter o foco não só em Meredith – protagonista do drama médico – como se aprofundar um pouco mais nos outros atores de seu elenco original. E quem confirmou isto foi a interprete de Maggie Pierce, a atriz KellyMcCreary, para a TV Guide: “Depois de um longo período e tantas pessoas novas entrando e saindo, eles representam os personagens fundadores do show. Nós vamos passar mais tempo com eles e ver em que momento da vida estão. Assim como passamos mais tempo com Meredith na última temporada, explorando a maior mudança da vida dela, a perda de Derek, eu penso que nós podemos esperar ver aqueles outros médicos, onde eles estão neste momento, todos esses anos de série depois, as mudanças que eles atravessaram”.

greys-anatomy-13x01-richard

O fato de termos um pouco mais de destaque nos arcos de Bailey, Richard e Karev, garante boas chances de que novos dramas surjam pelos corredores do hospital mais movimentado de Seattle. Mas isso não quer dizer que não veremos as coisas sob o ponto de vista de Meredith, afinal, a intenção de Shonda ao aproximar Grey e Riggs é justamente a de demonstrar que Meredith ainda tem um longo caminho até decidir se está ou não preparada para seguir à diante – amorosamente falando – e  se realmente quer isso. E no entanto, se a forma respeitosa e natural utilizada para trazer à tona este novo romance na vida de Grey foi um dos grandes acertos da temporada passada. O novo ano da série trará algo que na minha opinião soa tão ruim quanto unir Meredith e Karev como um casal. Estou falando a respeito de Riggs ter sido escalado para ser a paixão platônica de Maggie.

A irmã de Meredith chegou e em pouco tempo conquistou seu espaço na trama. E enquanto tudo parecia seguir em sinergia em se tratando da relação construída para ela e DeLucca, colocar Pierce como alguém prestes a disputar a atenção de Riggs com a própria irmã pode ser um ponto fora da curva – bem fora. Só espero que de algum modo esta insistência em criar uma aura mais cômica de fato funcione. O que pra mim, neste momento, parece não ter muito sentido. Mas talvez a licença poética de Grey’s Anatomy permita. Tanto, que vimos o roteiro seguir por meios mais leves, com episódios pautados em pouco ou quase nenhum grande drama durante a temporada passada e isso não foi ruim. O problema é justamente de que forma encontrar este tom.

No entanto, o episódio de estreia da décima terceira temporada da série, Undo, deixa claro que a julgar pela primeira impressão, o cômico não terá tanto espaço assim na história. Pelo menos não por enquanto. Já que a proposta é justamente trazer de volta ótimos momentos dramáticos, cheios de muita tensão e reflexão, envolvendo os personagens chave da série. Isso tanto é verdade, que a premiére trará as consequências da agressão de Karev em DeLucca, e consequentemente toda a história envolvendo o passado de Jo.

A ideia de revelar o mistério por trás do passado de Jo não foi mero acaso, e se durante a temporada passada Shonda Rhimes aproveitou para tratar de importantes temas como o preconceito racial e o empoderamento feminino, a décima terceira temporada se propõe a falar sobre a violência doméstica através da fuga e do antigo casamento de Wilson – considerando possivelmente a aparição do agressor. Dando um maior espaço para o desenvolvimento de uma das personagens mais controversas da série. Mas que segundo Rhimes merecia este destaque: “Parecia que era hora de contar a história de Jo, e que essa história deveria ser contada especialmente no contexto de Alex, como ele é e como cresceu. Alex é definido por quem ele costumava ser, e no que ele está tentando se transformar, e assim é Jo”.

O problema talvez esteja em insistir desenvolver em uma das personagens menos carismáticas da história da série. Se bem que, de um modo geral, grande parte dos plots precisam ser repensados se a série pretende entregar um ano tão bom quanto ao de 2015. Como eu disse no início do texto, o grande problema de um série que está a tanto tempo no ar é justamente a necessidade constante de reinvenção. Afinal de contas, é cada vez mais difícil encontrar algo que soe como inédito.

Ainda sobre as novidades para a décima terceira temporada pode-se esperar alguns destaques como certos: a recém vida de casados de Owen e Amelia; os desafios de April e Jackson em encontrar a melhor maneira de criarem a filha já que continuam separados – e um tanto quanto desgastados na visão do público; assim como o surgimento de um novo interesse amoroso para Arizona, que não estará nos primeiros episódios, já que a atriz que interpreta a pediatra está de licença maternidade.

greys-anatomy-13x01-jackson-april

Avaliando todos estes pontos, me agrada saber que o papel da atual temporada é manter o que vem dando certo e não reinventar mais uma vez Grey’s Anatomy. Já que dificilmente este ano será capaz de trazer algo tão bom quanto o anterior. Na dúvida, reduza as expectativas e aproveite a companhia de Meredith Grey.


E aí, ansioso para a chegada desta quinta? Não deixa de contar aqui embaixo suas expectativas a respeito da décima terceira temporada de Grey’s Anatomy. Nos vemos nas reviews!


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×