Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Obras que dariam Séries de TV promissoras

Por: em 13 de agosto de 2015

Obras que dariam Séries de TV promissoras

Por: em

O mundo da ficção está mudando e hoje em dia, graças a evolução tecnológica os efeitos visuais estão cada vez mais baratos, somamos a isso a possibilidade de contar uma história em três, oito, dez ou até mesmo 20 episódios, com muito mais tempo para desenvolver personagens e tramas complexas, a telinha se torna cada vez mais uma escolha acertada para a adaptação de obras de vários tipos. Hoje em dia, a TV faz tanto sucesso que os atores de cinema já se voltam para ela e até mesmo alguns filmes ganham uma repaginada no formado e tem se saído bem, tanto em público como em crítica.

Algumas dessas empreitadas mais recentes são Hannibal (que foi cancelada, para infelicidade da legião de fãs), Bates Motel (que conta como Norman Bates se tornou o psicopata do clássico filme Psicose) e 12 Monkeys (que pegou a matéria prima do filme original de Terry Gillian e transformou em outra história, mais atual, complexa e muito interessante, sem deixar de lado referencias à origem).

Inspirado nessas séries, fiz uma seleção de obras, que já ganharam adaptação para alguma mídia mas que poderiam se tornar séries de TV promissoras e até mesmo superar suas contrapartes.

Jogos Vorazes

A história de Katniss Everdeen, a garota que se envolve numa conspiração política após participar dos Jogos Vorazes, o reality show fictício onde jovens são jogados numa arena e lutam até a morte está acabando nos cinemas mas já houveram boatos que a Lionsgate pode querer fazer mais histórias nesse muito que, vamos admitir, é bem legal. E se em vez de filmes, fosse feita uma série de TV contando a história depois dos filmes será feito em Minority Report ou mesmo um preludio da história original, contando como nosso mundo se tornou aquele da Katniss. Ou, até mesmo, poderiam inventar uma especie de “Fake Reality Show” onde cada temporada seria uma edição dos jogos como conhecemos.

Full Metal Alchemist

full-metal-alchemist-brotherhood-edward-alphonse-elric-2Este mangá escrito por Hiromu Arakawa teve duas adaptações em anime. Uma não muito fiel, e outra igual ao original. Ambas as versões são boas. No enredo, acompanhamos os irmãos Elric, que tentam ressuscitar a mãe através da alquimia, que, na história, é ciência super desenvolvida, quase uma magia. O processo dá errado e Edward, o mais velho perde o braço direito e a perna esquerda e Alphonse, o mais novo perde todo o corpo, tendo sua alma fixada numa armadura antiga. A partir daí eles vão em busca da lendária pedra filosofal, objeto capaz reconstruir seus corpos. Durante essa busca eles se envolvem numa grande conspiração militar com desdobramentos cada vez mais sinistros. Ambientado num mundo steampunk com muito suspense e pitadas de horror sobrenatural, a história poderia render várias temporadas na telinha.

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo

Estrelado por Jake Gyllenhaal e Gemma Arteton, Principe da Persia é baseado no video-game de mesmo nomeNo mundo dos games, Prince Of Persia já provou seu valor em várias plataformas. Um de seus mais famosos títulos foi levado aos cinemas na pele de Jake Gyllenhal, ator idêntico ao personagem mas a história infelizmente deixou a desejar. Na trilogia de games Sands of Time, Warrior Within e Two Towers acompanhamos o protagonista, um príncipe (sem nome) acusado de matar o pai injustamente, que, ao descobrir as areias do tempo, usa-as para tentar salvá-lo. Com isso ele acaba desencadeando uma série de infortúnios ao mexer com o tempo, desde transformar todas as pessoas em monstros de areia até ser perseguido pelo próprio guardião do tempo, um ser assustador, por ter usado magia para mudar a história. Me parece promissor.

Faroeste Caboclo

Esse todo mundo conhece: a famosa música do Legião Urbana que conta a história de João de Santo Cristo, que chegou a Brasília em busca de uma vida melhor, em plena época do boom da construção civil na cidade, e acaba se tornando um criminoso temido, vivendo uma história de amor com Maria Lúcia e sendo atormentado pelo rival Jeremias até a batalha final.  A história ganhou um filme protagonizado por Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Alib mas que não fez muito sucesso assim. Quem sabe uma segunda chance, na telinha, seja o que João de Santo Cristo precisa para se consagrar.

Millenium

A saga literária de Lisbeth Salander, a hacker com Síndrome de Asperger que ajudou o jornalista Mikael Blomkvist a resolver um macabro caso de assassinatos já foi contada em uma mini-serie sueca (depois transformada em 3 filmes) e num longa Hollywoodiano. As duas adaptações são ótimas, mas acontece que a Trilogia Millenium é muito mais que uma trilogia: é apenas o inicio de uma saga de 10 livros que foi interrompida pela morte do autor. Após muito esforço de algumas pessoas, esta saga chegará será concluída com a publicação dos sete manuscritos do autor que faltavam, devidamente acabados. Com tanta história assim, uma série de TV parece uma boa pedida.

Kare Kano 

Kare Kano teve uma adaptação em anime, produzida em 1999 que nunca foi terminadaOu Kare Kano – As razões dele; os motivos dela (no Brasil), ganhou uma versão animada que nunca foi concluída. Aqui, a história é contada pelo ponto-de-vista da protagonista, Yukino Miyazawa, uma garota egocêntrica que usa a mascara de aluna perfeita para chamar atenção na nova escola e que passa a competir com outro aluno Soichiro Arima, por popularidade. Eventualmente, ela irá se apaixonar por ele e as mascaras deles começarão a cair uma a uma. O mangá acompanha a evolução desse relacionamento durante todo ensino médio em 17 volumes, com uma boa dose de drama, ironia, comédia e delicadeza como só os japoneses sabem fazer. O anime nunca foi concluído. Mas uma série de TV preservando as nuances culturais do Japão seria bonita de ver.

O Espetacular Homem Aranha

À esqueda, Homem aranha (Tobey Maguire) e MJ (Kirsten Dunst) e à direita Homem Aranha (Andrew Garfield) e Gwen Stacy (Emma Stone)Esse é outro que todo mundo conhece e que nem sempre deu muita sorte nos live-actions. A história do amigão da vizinhança já teve vários desenhos incríveis, como a série animada dos anos 90 e foi levado ao cinema cinco vezes: três na pele de Tobey Maguire e duas na de Andrew Garfield. Mas apesar de pontos positivos nenhum dos filmes conseguiu realmente captar Peter Parker em toda sua complexidade. Numa série de TV, o herói mais amado da Marvel finalmente seria contemplado. Arrisco dizer que Peter é um dos heróis que mais daria certo na telinha, sua história que começa no ensino médio, passa pela vida adulta até o casamento com a ruiva Mary Jane, com uma combinação de ação, drama e coadjuvantes carismáticos seria perfeita para o formato de TV sem muitas mudanças. Quer ação, lutas alucinantes, tramas de arrancar os cabelos e tudo isso com drama familiar e romances água com açúcar? Homem Aranha tem!

E então, o que vocês acham?  Faltou alguma obra que vocês acham que merece uma adaptação na TV ou mesmo alguma que já foi adaptada mas merece um tratamento mais especial? Conte pra gente, quem sabe não rola um repeteco!


Heitor Oliveira

Apaixonado por ficção científica, mais reverso que o Eobald Thawne e crítico de araque.

Salvador/BA

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×