Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Oito questões sobre a sexta temporada de Mad Men

Por: em 6 de abril de 2013

Oito questões sobre a sexta temporada de Mad Men

Por: em

Mad Men, conhecida por muito tempo como a “série que ganha todos os prêmios, mas é chata” (quem ainda não assistiu, tente vencer essa barreira, porque MM vale cada minuto) está de volta para a sua sexta temporada, com uma season premiere de duas horas neste domingo, sete de abril (veja aqui as imagens promocionais). A quinta temporada deixou várias pontas abertas para a provável penúltima do show e o TV Guide fez uma entrevista com o criador da série, Matthew Weiner, e alguns membros do elenco com algumas questões importantes para os próximos 13 episódios. Se você ainda não está em dia com a série, cuidado, pois teremos muitos SPOILERS daqui para frente.

1 – O Don vai trair a Megan?
Weiner terminou a quinta temporada com Don cedendo aos desejos de Megan se tornar atriz e a ajuda a conseguir um papel em uma das campanhas da Sterling Cooper Draper Pryce. Ele literal e figurativamente deixa a Megan para trás em busca de um copo de whiskey e uma mulher chega perto dele perguntando se ele está sozinho no bar. Com um final ambíguo, o criador disse que não podemos tirar conclusões dela. “Tivemos uma temporada inteira com as pessoas esperando que ele traísse a Megan e quase ficaram desapontados com essa fidelidade”, diz Weiner. “Foi estranho para mim porque nós o vemos solteiro e… ele não estava se divertindo”, completou. Com isso dito, Don começa a temporada inquieto, sendo assombrado por seu passado e outras coisas, como a mortalidade. Como isso vai se manifestar nas decisões do personagem? “Eu nunca quero que o show se repita, mas a vida se repete. Em certo ponto, você dá de cara com alguns eventos e começa a dizer ‘aqui estou eu de novo, o que aconteceu? Como eu não cresci?’ Nesta temporada, Don está olhando por cima do ombro para si mesmo. Isso é muito sobre o espírito do programa”, disse.

Jessica Paré (Megan) acrescenta que, com ou sem adultério, o casamento de Don e Megan está em uma fase de transição. “Definitivamente alguma mudança está acontecendo. Há um pouco de adaptação a um relacionamento e algo um pouco mais adulto, uma vida responsável. Como tudo na vida, as coisas estão ótimas por um tempo e então mudam e você tem que torná-la ótima de novo”, explica.

2 – A Peggy vai encontrar o sucesso depois de sair da Sterling Cooper Draper Pryce?
Em uma das cenas mais emocionantes da temporada passada, Peggy diz adeus a Don depois de sair da empresa, mas ele simplesmente segura e beija sua mão, se recusando a deixá-la ir. A Peggy vai brilhar nesta temporada. “Ela está tentando pensar fora da caixa e ser uma profissional independente”, diz Elisabeth Moss sobre sua personagem. Mas ela vai conseguir se despedir do passado? “Ela pode tentar imitar o Don, mas ela também precisa descobrir como é ser ela mesma”, responde Moss.

Infelizmente, a atriz se preocupa que Peggy, que esperava uma proposta de casamento que nunca chegou, é muito definida por seu trabalho para ter uma vida amorosa feliz. “O problema dela é que o trabalho é seu primeiro e único amor. É algo que ela sempre vai escolher. Quando você faz isso, sua vida pessoal fica em segundo lugar. Eu não vejo isso mudando nada, é muito parte de quem ela é”, completa.

3 – A morte de Lane Pryce vai assombrar Don e outros personagens?
O climax da quinta temporada veio quando Lane Pryce decide se matar no escritório depois de ser pego roubando dinheiro da empresa. Embora não devemos esperar ver o fantasma do personagem pela SCDP, a noção da morte e mortalidade dará o tom da season premiere, que terá um funeral. “A mortalidade é algo que está pesando no Don. Acho que ele é um homem velho em um jogo de um rapaz. Don obviamente não lida muito bem com isso. O funeral é apenas mais um em uma série de lembretes para o Don indicando que ele não estará por aqui por muito mais tempo”, afirma Jon Hamm, intérprete de Don.

Junto com esses sentimentos, há uma ansiedade renovada no personagem sobre seu passado e a dupla identidade, e os pôsteres promocionais da sexta temporada dão a dica. “Muito desta temporada… é como ele se sente sobre ele mesmo?”, diz Weiner. “Acho que esta temporada é sobre uma frase da premiere: ‘as pessoas farão qualquer coisa para aliviar a ansiedade’. Não quero que o público pense que é o tipo de animosidade provocada pelo governo ou algo do tipo. É uma ansiedade de cometer erros”, explica o criador. Hamm acrescenta: “Para onde ele está indo? Com quem? Qual lado dele vai prevalecer? Essa é a jornada da série, seguir essa luta”.

4 – A SCDP estará bem financeiramente?
Depois de algumas dificuldades em lançar a nova empresa, a quinta temporada terminou esperançosa por dias melhores. Don e companhia conseguiram a conta da Jaguar e havia uma conversa sobre terem um segundo andar no escritório. Mas não espere que isso vai diminuir o ânimo do ambicioso Pete Campbell. “Algumas vezes, sucesso significa mais do que ambição”, explica Vincent Kartheiser sobre seu personagem. “Você tem um pouco de sucesso e percebe que tem muito mais a ganhar. Eles são uma empresa pequena de sucesso, mas são uma empresa pequena. Sempre há um outro nível”, resume.

Depois da conta da Jaguar, Don parece que está de volta ao jogo – ou pelo menos, mais interessado do que na temporada passada. “Há uma progressão dessa nova energia criativa. Mas há aqueles dias em que você não quer fazer aquilo… você precisa de inspiração. É onde o Don está nesta temporada: procurando inspiração e encontrando em diversas formas”, explica Hamm.

5 – O Roger vai se tornar um viciado em drogas?
A pergunta foi uma brincadeira do TV Guide, mas eles alertam para não descartarmos de vez os experimentos de Roger com LSD. “Acho que ele decidiu, na reta final da temporada passada, que ainda é muito cedo para jogar a toalha”, John Slattery diz sobre Roger. “Acho que a experiência com LSD é algo que ele queria tentar tirar algum significado. Ele teve algum tipo de insight… ele está em um tipo de campanha por alguma mudança, alguma mudança positiva em sua vontade”, explica. Na falta das drogas, Roger procurará a iluminação e uma nova perspectiva tentando algo novo; algo que o Roger da primeira temporada não aprovaria.

6 – O Pete Campbell algum dia vai ser feliz?
Na temporada passada, Pete não se adaptou à vida nos subúrbios e começou um casinho com a esposa de um amigo – até ela começar a fazer terapia de choque para esquecer essas memórias do personagem. Então, o casamento com Trudy melhorou? “Ele definitivamente a ama e sente essa versão de amor sobre ela”, explica Kartheiser. “Mas ela sempre consegue o que quer e não se importa se isso não é o que o Pete quer”.

Mas pelo menos ele tem o trabalho, certo? Talvez não. “O desafio dele é se adaptar a esse ambiente de mudanças em um país e em uma sociedade que está rapidamente mudando para algo que é estranho para ele. A habilidade dele de se adaptar está sendo desafiada”, conta Kartheiser. Mas o Pete não estava sempre à frente quando se tratava de mudanças culturais nos negócios? “Essas mudanças estão cada vez mais rápidas e é difícil dizer quando elas vão se voltar contra ele. A velocidade está aumentando ao mesmo tempo que ele está chegando à meia idade, quando você não tem mais a mesma energia. Você precisa cochilar às duas da tarde”, diz o ator.

7 – A Betty vai perder peso?
Um dos choques da quinta temporada foi ver a ex-modelo Betty comer seus sentimentos e muitos quilos. No final da temporada, a Betty estava no Vigilantes do Peso e tendo dificuldades com o programa. Essa história foi a forma que a série encontrou de esconder a gravidez da atriz January Jones, mas será que ela ainda vai usar a fantasia de gorda? “Estou dividida. Se a Betty perder peso, estarei de volta com as roupas apertadas. Depende no que eu acho que é mais desconfortável”, brinca Jones.

Brincadeiras de lado, a atriz diz que a Betty estará mais feliz nesta temporada. “Estamos todos tentando lidar com a nossa identidade e com quem nós somos e com quem queremos ser e com quem nós realmente somos. É sobre tentar ser feliz no presente e tentando encontrar algo que a faz satisfeita fisica e emocionalmente. Henry é um ótimo marido e ela provavelmente está mais feliz do que nunca. Mas isso não significa que ela não está procurando por outra coisa”, explica Jones. Gorda ou magra, parece que a Betty vai mostrar que algo dentro dela ainda é movido pela vaidade.

8 – A carreira da Megan vai deslanchar?
Depois da Megan ter problemas com as audições, Don finalmente cede e pede a um cliente para colocá-la em um comercial para ajudar a alavancar sua carreira. Mas isso vai livar a uma carreira de atriz em tempo integral ou à fama? Como isso vai impactar seu casamento? “Há muitas possibilidades e todas podem terminar em catástrfe”, diz Paré. Mas a visão da personagem não é pessimista. “A Megan é feliz. É uma mudança enorme para uma menina que começou como uma recepcionista. Ela é parte de uma primeira geração que pensa que ela pode ter tudo – que ela pode ter uma carreira e uma família e não vai ter nenhum tipo de barreiras sociais para isso”, explica a atriz.

Ansiosos para a volta da série?


Bianca

Feminista interseccional, rata de biblioteca, ativista, ama filmes, séries, cultura pop e BTS. Twitter sempre vai ser a melhor rede social.

São Paulo - SP

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×