Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 4×06 Family Business

Por: em 6 de novembro de 2014

Once Upon a Time – 4×06 Family Business

Por: em

Essa semana, Once Upon a Time dizimou um pouco das minhas ressalvas com a temporada ao concentrar a grande parte das histórias desenvolvidas até aqui no plot da Snow Queen – que agora tem nome, Ingrid. O desaparecimento de Anna e até mesmo o chapéu do Aprendiz estão agora ligados ao passado da Rainha do Gelo e ao seu plano de… ser amada.

Ingrid - OUAT 4x06

A personagem ganha mais camadas a cada episódio e Elizabeth Mitchell tem dado um show de construção de personalidade e atuação. Demorei um pouco a comprar o lance de tudo isso ser feito em nome da aceitação, mas ainda acredito que exista mais nessa história e, de qualquer forma, acho que a raiva que Ingrid sente por ter sido aprisionada e rejeitada a vida inteira explica – vejam bem, não justifica – suas atitudes controversas para com Anna, Elsa e os demais. O plano, revelado por Belle ao final, parece simples e bobo visto na superfície, mas revela muito mais sobre a personagem quando olhado a fundo. O fato dela ter aprisionado Anna em nome dessa busca desenfreada por amor também.  Ingrid quer uma família perfeita e Anna não se encaixou nisso, então precisava sair de cena. Simples e direto. Já tinha certeza que ela poderia estar por trás, mas não dessa maneira.

A obsessão por Emma foi um pouco explicada também, mas ainda gostaria de saber mais sobre essa terceira irmã. Helga. Pelo que a série nos deixa entendido, Emma seria uma espécie de reencarnação de Helga e por isso Ingrid veio ao nosso mundo atrás dela desde quando ela ainda era uma criança? Espero saber mais em breve a respeito dessa história. Um ponto positivo que vejo disso tudo é o acréscimo que a série vem fazendo tanto a sua própria mitologia quanto a de Frozen. Mesmo quando os personagens deixarem a série, o seu “legado” vai continuar e isso é algo bem bacana.

Os flashs em Arendelle nos mostraram, pela primeira vez, uma inversão dos papéis, com Anna agindo conscientemente ao desconfiar das intenções de Ingrid e Elsa sendo impulsiva. Mas quem pode culpar a garota por ter confiado em uma das poucas pessoas que não a julgou pelo que ela era e se mostrou inclusive disposta a ajudá-la a controlar seu poder? Muito bacana saber também que a capacidade de dominar o gelo é algo passado através de gerações – esse argumento é melhor do que o do filme, onde é simplesmente nos dito que Elsa nasceu assim.

Outro ponto a se destacar ainda nessa parte do episódio: Vimos o Oaken!

Bella - OUAT 4x06

Belle ganhou mais destaque do que o natural em Family Business e me surpreendeu o fato dela estar diretamente ligada a história da Anna. Me incomoda nisso apenas a demora dela em contar tudo o que sabia a Elsa vendo o desespero dela e sabendo quem é a Rainha do Gelo e do que ela é capaz. Mas ok, é a Belle… É típico dela e a gente acaba aceitando (me conformar eu jamais me conformarei).  São atitudes como a de invadir sozinha o covil de Ingrid que fazem a personagem ser irritante. Por mais que você queira salvar alguém e consertar um erro, você não entra na boca do inimigo assim, de bandeja.

A relação dela com a Anna desenvolvida nos flashs foi bem bacana e conhecer um pouco de sua origem também. Agora sabemos como ela inicialmente chegou até Rumple, por exemplo. Seria interessante ver essa história continuada em algum outro episódio mais adiante. E, falando no casal, a relação deles parece cada vez mais fadada ao fracasso. Não tem jeito. Por mais que Gold diga que mudou e que é um novo homem, a sede de poder sempre vai falar mais alto.

Me surpreendeu Belle ter comprado a desculpa estúpida que ele deu para provar que a adaga que está com ela é verdadeira. Ok que o amor é cego, mas depois do alerta do espelho, não colou simplesmente ele dizer que “você me mandou vigiar, não ficar lá”. Demanda uma ingenuidade (e uma falta de conhecimento do poder da adaga) absurda. Não é preciso ser gênio para ver que esse casamento vai acabar no momento em que Belle souber da troca das adagas e que Gold está de posse do chapéu esse tempo inteiro.

A relação de Gold com Ingrid é algo que também aparenta ser promissor. Algum tipo de troca/negociação aconteceu entre eles, parece claro, e logo devemos saber como eles se cruzaram e de que forma o senhor das trevas está ligado a presença da Rainha do Gelo no nosso mundo.

Ficamos na espera por flashs que mostrem isso e também um pouco mais do passado das três irmãs de Arendelle, porque parece vir coisa boa daí. Por hora, comemoremos o fato da temporada estar pisando novamente no chão.

 

___

Outras observações: 

– Me surpreendi com Belle usando a adaga (querendo usar, no caso, já que é falsa) a seu favor.

– Trouxeram Kristoff pra ser figurante de luxo? Sacanagem.

– Os trolls estão muito bem feitos!

– Sutil, mas certeira, a conversa entre Regina e Robin na floresta.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×