Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 6×04 Strange Case

Por: em 21 de outubro de 2016

Once Upon a Time – 6×04 Strange Case

Por: em

Sem querer me animar, mas já animando: dois bons episódios seguidos já é um grande sinal de recuperação da temporada, né? Strange Case foi ousado, surpreendente e coerente com a mitologia da série. O Médico e o Monstro finalmente tiveram uma trama interessante e mais uma vez os plots de todos os personagens foram bem desenvolvidos. Mas será que isso é apenas um alarme falso ou os roteiristas realmente acharam um bom caminho para seguir?

dr-hyde

As pessoas nascem más, ou elas têm a maldade lançada sobre elas? Durante muito tempo essa foi uma questão central em Once Upon a Time, presente especialmente nas tramas de todos os Dark Ones e de Regina. O caso de Hyde é diferente. Ele já foi concebido como uma extração do lado mau que existia em seu criador, assim como a Evil Queen atualmente é a extração do mal que ainda morava em Regina. Mas se existiu espaço para esse lado nascer uma vez, arranca-lo não é o suficiente para “purificar” a outra metade de vez dos seus próprios fantasmas. Assim como Hyde também não era imune a sentimentos bons ou “fraquezas” e se apaixonou por Mary, o bem não existe sem uma pitada de mal e o mal não existe sem uma pitada de bem.

Pouco tempo depois de se separar da sua metade, dr. Jekyll já mostrou que não tinha se tornado perfeito. Não se conformou com o fato Mary escolher outra pessoa – mesmo que essa pessoa fosse, de certa forma, ele – acabou causando a sua morte, e colocando a culpa em Hyde pelos seus próprios atos. Os sentimentos mesquinhos continuaram lá, e ele não pensou duas vezes antes de ir atrás de uma mulher grávida para tentar se vingar de Rumple. Pois vejam só: ele passou a vida tentando criar o soro, recebeu a ajuda do Dark One, as coisas não saíram como ele esperava, ele provocou a morte de Mary, colocou a culpa em Hyde e Rumple e ainda tentou assassinar Belle para se vingar. Olhando assim, ele parece muito mais monstro que médico, né?

É uma pena que quando a dupla começou a mostrar alguma complexidade, terminou morta. Mas foi melhor matarem os personagens com um propósito, dando uma resposta parcial sobre a questão da divisão Regina/ Evil Queen, que continuarem enrolando com aquele soro que não ficava pronto nunca. E eu digo parcial porque Regina, Emma e Snow são personagens que a série nunca vai matar (não definitivamente). Mas se mesmo separadas, as duas ainda possuem uma conexão, em um caso extremo, eles podem, por exemplo, colocar Regina em uma maldição do sono para conter a Evil Queen. Isso, inclusive, explicaria a ausência dela naquela visão da “morte” de Emma, não é?

rumbelle-6x04

Belle tem sido uma boa surpresa nessa temporada. Gosto da firmeza com que ela tem tratado Rumple e da amizade com Hook. Mas cada vez parece mais distante o final feliz Rumbelle. Ele sempre mentiu para ela e tomou atitudes terríveis com os outros, mas trata-la como uma coisa, e falar com ela com aquele desprezo do fim do episódio, não lembro de ter visto nunca. Isso tudo é confiança no filho que ela carrega para consertar o relacionamento? Jekyll também via Mary como uma de suas posses e a história não acabou nada bem, tá na hora de Gold rever seus conceitos.

Snow voltou mesmo a dar aulas e de quebra ganhou como assistente a Jasmine. Com as duas mortes do episódio, provavelmente esse é um núcleo que ganhará mais força daqui pra frente. Particularmente, não gostei da introdução dos personagens e não empolga muito a relação deles com os tremores de Emma, mas considerando os últimos acontecimentos, dá pra ser otimista e acreditar que algo bom pode sair dali quando Jaffar der as caras em Storybrooke. Só não sei bem qual é o critério para dizer que Jasmine e Aladdin fazem parte da terra das histórias não contadas, já que eles são bem mais “famosos” que muitos personagens que já apareceram na Floresta Encantada.

Algumas observações:

– Eu gostava do cabelinho de Zacarias do Rumple.

– Emma não vai comer aquele tanto de panqueca, né? Estou aceitando.

– Aliás, achei que Hook e David já fossem bem amigos. Estranho tanta resistência com os dois morarem juntos.

– Violet sumiu, apareceu e agora deve sumir de novo. Henry precisa ser um namorado mais presente.

– Legal ter aula física jogando flecha em prova. Quero ver é decorarem fórmula fazendo isso.

– A review demorou mais que o normal por problemas ortopédicos… engessei o braço direito por uma semana. Agora voltamos à programação normal!

snoe-6x04

Curtiu o episódio? Acha que Regina corre um risco real de morrer para acabarem com a Evil Queen? Deixe seu comentário e até a próxima!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×