Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orange is the New Black – 2×01 Thirsty Bird

Por: em 14 de junho de 2014

Orange is the New Black – 2×01 Thirsty Bird

Por: em

A Netflix disponibilizou, no último dia 6, a segunda temporada de uma das séries mais comentadas de 2013. E se no ano passado Orange is the new Black revelou-se uma boa surpresa para os assinantes do serviço de streaming, desta vez os produtores tinham nas mãos o grande desafio de corresponder às expectativas criadas pelo público e pela crítica depois de uma temporada de estreia tão elogiada.

2x01Piper

Um dos maiores trunfos da série é conseguir fazer com que o espectador se sinta, de alguma forma, dentro da prisão através do olhar de Piper. Em Thirsty Bird esse recurso foi muito bem empregado, e as únicas informações passadas eram aquelas vividas pela protagonista. Piper passou uma temporada na solitária após sua briga com Pennsatucky e foi tirada de lá no meio da noite, colocada em um avião com destino desconhecido e sem resposta para nenhuma das suas perguntas, que eram as mesmas do público: Doggett morreu? Ela seria transferida? Para onde a estavam levando? A narrativa centrada exclusivamente em Piper funcionou perfeitamente para criar a amosfera de tensão e desamparo que o roteiro pedia.

Chegando em Chicago, o cenário não poderia ser pior. Uma prisão com um ambiente bem mais hostil que o de Litchfield, detentas que treinavam baratas para transportar cigarros, um tarado em potencial na cola de Piper e a pessoa mais gentil a se aproximar foi uma astróloga-freak que até rendeu boas risadas para um episódio, mas dificilmente seria suportável a longo prazo. A loirinha já estava convencida de que passaria o resto de sua pena naquele lugar e ver Alex, um elemento familiar, de relance no meio daquele caos foi um alívio para Piper e para o público.

A super ex-namorada salvou o dia mais uma vez e, apesar da relação estremecida, contou o que estava de fato acontecendo a Piper e a orientou sobre a postura que deveria adotar no julgamento. Foi uma atitude de auto-preservação, é claro, mas também um alerta para que ela não se colocasse em risco diante de um homem perigoso. Apesar de tudo, Vause se preocupa com Piper e sabe que ela precisa de cuidado e orientação dentro deste mundo no qual acabou caindo – em partes, por causa da própria Alex.

2x01youngpiper

O dilema de mentir ou não no julgamento se conecta ao flashback do episódio, com a infância de Chapman e um lembrete do quanto a personalidade da menina sempre foi guiada por um fortíssimo senso de moralidade. Como a garotinha que não descia do ônibus escondida e tinha receio de assistir a um filme impróprio para a sua idade se tornou parte de uma quadrilha de tráfico internacional? A jovem Piper pode até ter aprendido no passado que dizer a verdade nem sempre traz uma recompensa (no caso, foi o contrário), e é claro que isso pesou em sua decisão final, mas acima de tudo aquela foi uma decisão tomada pela confiança e pelo amor que ela ainda tem por Alex.

Foi pela namorada que ela se envolveu nesta enrascada, em primeiro lugar. E apesar de saber que ela estava conscientemente omitindo seu envolvimento com o traficante, não é difícil acreditar em Piper quando ela diz que não se lembra de mais nada daquela época a não ser de Alex. Ela de fato ignorou por muito tempo os trâmites “práticos” que permitiam que as duas levassem aquela boa vida por estar completamente imersa na sua relação.

E é por isso que foi tão dolorido – e revoltante – ver Alex “trair” Piper mais uma vez para reduzir sua pena. Foi uma solução inteligente do roteiro para resolver o problema da agenda de Laura Prepon e ao mesmo tempo complicar ainda mais o triângulo Alex-Piper-Larry. A relação das duas é há muito tempo permeada por riscos e desconfianças, o julgamento foi apenas mais um capítulo bem coerente dessa história complicada.

2x01alex

Apesar da tensão, foi bom ter certeza de que a estadia de Piper em Chicago foi temporária e logo ela estará de volta ao “lar”. As detentas de Litchfield fizeram falta ao episódio, mas depois de um ano de espera, certamente conseguimos suportar bem uma hora a mais sem elas, ainda mais se esta hora é tão bem construída como a de Thirsty Bird. E vocês, curtiram o retorno da série? Já devoraram os 13 episódios de uma vez ou estão aproveitando aos poucos?


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×