Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orange is the New Black – 2×05 Low Self Esteem City

Por: em 28 de junho de 2014

Orange is the New Black – 2×05 Low Self Esteem City

Por: em

Após um início de temporada extremamente agitado, “Low Self Esteem City”  teve um ritmo um pouco mais lento, mas com uma movimentação muito estratégica em vários arcos. Não chega a ser um ponto negativo, já que em algum momento a série precisaria tomar fôlego para prosseguir, mas em um balanço geral da temporada ele acaba ficando abaixo de seus antecessores.

2x05gloria

Conhecemos um pouco mais sobre Gloria, a nova mandachuva da cozinha. Antes de ir para a cadeia por sonegação fiscal, ela já estava presa em um relacionamento abusivo que seguia à risca todos os passos clássicos do ciclo de violência doméstica: agressão-arrependimento-bom comportamento-agressão. Normalmente os flashbacks mostram os motivos por trás da prisão das personagens, e eu já esperava por uma reação ao estilo Miss Claudette por parte da latina. Em Litchfield, Gloria também não passou ou passa por nenhuma situação que remeta ao seu passado com o agressor, então o tema parece ter sido abordado apenas como uma tentativa de criar empatia do público com a personagem.

No entanto, não dá para ignorar a colocação estratégica das cenas de Mr. Healy com a sua esposa neste episódio. Até então a série tinha apresentado a russa como uma mulher fria que apenas ignorava as tentativas do marido de ser um cara bacana. Bem, ele não pareceu tão bacana quando se mostrou agressivo ao ser contrariado sobre uma saída para jantar. Ele pode não praticar a violência física ou verbal de fato, mas o ciclo bom comportamento-agressão-arrependimento também aparece ali, ainda que em menor escala, o que consequente gera esse afastamento entre os dois.

O tsunami de cocô que emerge de um dos banheiros começa uma guerra entre o grupo das negras e das latinas. Quando as coisas começam a ficar violentas, a chefe da cozinha convoca Vee para um acerto de contas e é simplesmente engolida pela ex traficante, embora saia acreditando que foi ela que colocou ordem na casa. Vee é uma personagem magnética: você mal consegue piscar durante suas cenas para não perder nem um segundo de tanta dissimulação e manipulação. Agora Taystee e Watson estão exatamente onde ela precisa e ela ainda conseguiu uma trégua com o outro grupo.

2x05piper

Piper está correndo por fora essa temporada, sem participar ativamente das tramas centrais, mas desta vez recebeu uma péssima notícia da família em uma cena tão engraçada quanto inapropriada: o jogo de adivinhação para descobrir que sua avó está morrendo. Tenho lá minhas ressalvas com a atuação de Taylor Schiling, (pelo menos dentro de um elenco tão incrível quanto o de Orange is the New Black), mas só esta cena já justificou praticamente todas as indicações que ela recebeu por seu trabalho. Piper foi engraçada chutando as desgraças que poderiam ter acontecido para logo em seguida se emocionar – e emocionar o público – quando descobriu que uma pessoa amada estava para morrer e ela estaria presa ali quando isso acontecesse.

A conversa de Mr. Healy e Caputo no bar pode ter sido bem leve e divertida, mas marca o início de uma mudança dos personagens em relação às detentas. Elas são privadas de muitas coisas, as instalações de Litchfield estão cada vez mais precárias e até mesmo problemas de saúde são tratados de forma inadequada, então por que não dar a elas um tratamento mais humanizado pelo menos no que está ao alcance da equipe? O conselheiro de Piper parece enfim ter deixado de manezice e ao menos demonstrou a boa vontade de solicitar a licença que ela precisa.

Já a guarda Fischer sempre mostrou mais humanidade e até mesmo carinho pelas detentas. É claro que isso tem um limite, e quando ela percebe que está sendo cantada pela Nicky corta logo as asinhas da moça. Mas convenhamos, não foi por uma questão de segurança que ela sugeriu ouvir as ligações gravadas, e sim por curiosidade – provavelmente ela não aguenta mais ouvir só um lado dos diálogos. Por fofoca ou não, ela é de longe  a mais carismática entre os guardas e mereceria um pouco mais de destaque na série.

fischer

Apesar de morno, Low Self Esteem City terminou literalmente pegando fogo com o namorado agressor de Gloria trancado dentro. Pode não estar entre os melhores episódios da temporada, mas ainda rendeu bons momentos e algumas mudanças sutis que devem interferir no andamento da trama. Certamente podemos esperar algo bem grande depois da jogada de Vee, que foi inclusive anunciada pela Red. É aguardar para conferir!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×