Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orange is the New Black – 3×12 Don’t make me come back there

Por: em 10 de agosto de 2015

Orange is the New Black – 3×12 Don’t make me come back there

Por: em

Já virou tradição: o penúltimo episódio é sempre dedicado às vilãs da temporada. Fool me once nos apresentou a fundamentalista hipócrita Doggett, que infernizava a vida de Piper naquela época. It Was the Change provou que Vee era mesmo uma psicopata manipuladora, e Don’t make me come back there mostrou um pouco mais sobre passado de Aleida.

aleida-3x12

A mãe de Dayanara é a única personagem que eu considero insuportável em Orange is the new Black. Doggett e Red, as antagonistas a Piper no início, são mulheres complexas e admiráveis de muitas formas. Vee era uma vilã de peso, inteligente, manipuladora e era ótimo amar odiá-la. Mas Aleida é apenas desprezível. É apenas uma mulher egoísta, interesseira, transfóbica e debochada que só faz mal às pessoas por pura mesquinharia.

Sua relação com Daya é infernal hoje em dia porque desde a infância ela a tratou a mais como um brinquedo que como uma pessoa. Se ela queria férias, deixava a menina em um acampamento contra a vontade, só que se no fim ela acabasse se divertindo, isso também a ofendia, porque feria seu ego. Aleida jogava fora as pinturas da filha e sempre a usou para levar vantagem – inclusive tentando extorquir Bennett e a mãe do Mendez através da criança que ela esperava. A decisão de não entregar o bebê não deveria ter sido de Aleida! E no fim das contas, aquele não foi um gesto de bondade, e sim uma forma de tentar conseguir a filha de volta, agora que Gloria estava mais próxima dela e a relação das duas em um ponto insustentável.

O que aconteceu com Sophia é total responsabilidade de Aleida. Muita gente adota um discurso transfóbico e se defende dizendo que “não são elas que espancam e assassinam travestis”. Bem, Diaz pode não ter ido lá dar uma surra na cabeleireira, mas foi sim o seu discurso de ódio que motivou o isolamento e o ataque que ela sofreu. A reprodução e a naturalização da transfobia não nasce na violência final, ela é alimentada por toda uma cultura que inclui a desumanização, o escárnio e a exclusão da população trans de espaços que deveriam acolhe-las. Sophia sofreu uma série de abusos, tanto das detentas quanto da direção da penitenciária, que a colocou na solitária com a desculpa de que isso a protegeria. Isolamento não é proteção. Colocar uma pessoa vulnerável em uma situação tão cruel é jogar para baixo do tapete um problema estrutural que vai vir à tona a qualquer momento.

taystee3x-12

Daya passou por maus bocados para ter sua filha, mas não foi a única mãe a “nascer” neste episódio. Taystee passou a temporada inteira cuidando das suas meninas, separando as brigas, ajudando Suzanne a lidar com o luto, Poussey com a depressão e de quebra controlando a chatice de Watson e Cindy. Depois de usar a diplomacia para resolver o caso dos milhos roubados com a Red, nada mais natural que ser ‘nomeada’ a nova mãe do seu grupo, mesmo sendo (ou pelo menos parecendo) a mais nova de todas.

Boo e Doggett resolveram colocar seu lado Lisbeth Salander para fora em um plano de vingança contra o Donuts. Se jogaram Sophia na solitária por ser agredida, imaginem o que não fariam com a caipira caso ela denunciasse um novo estupro em Litchfield! A justiça com as próprias mãos parecia a única solução, exceto pelo fato que ela não solucionaria absolutamente nada. Ser estuprada já é um peso grande demais, Tiffany não queria aguentar mais o fardo de se tornar também uma estupradora. Em tempos de linchamentos e “justiceiros”, fica aí uma reflexão interessante: brutalizar os criminosos não ajuda as vítimas, só serve pra colocar pra fora a sede por sangue que os ditos “cidadãos de bem” reprimem.

Algumas observações:

– A galinha voltou! E agora descobriram o esconderijo secreto das tangerinas da Chang.

– Piper fez um péssimo negócio trocando Alex pela Jus10 Bieber que não vai durar nem mais uma semana na cadeia.

– Simular cheiro de calcinha usada com atum? Rly?

– Mr. Healy deu uma dentro comprando os milhos pra Red!

– Por outro lado, por culpa dele a Soso se entupiu de remédios e foi parar estirada no chão da biblioteca.

– Sister Ingalls não teve tanto destaque nessa temporada quanto no ano passado, mas a cena dela com a Sophia valeu pela temporada inteira <3

ingalls-3x12

Agora só falta um! E, ao contrário do ano passado, o clima para a season finale é mais de tranquilidade que de expectativas. Mas será que a calmaria vai continuar?


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×