Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orphan Black – 4×07 The Antisocialism of Sex

Por: em 30 de maio de 2016

Orphan Black – 4×07 The Antisocialism of Sex

Por: em

Tudo mudou. Na verdade, quase tudo.

Com a morte de Kendall Malone e o fim da trama envolvendo a proteção do indivíduo zero e as chances de encontrar a cura para a doença que atinge as clones do Projeto Leda, Orphan Black apresenta um episódio menos tenso que seu antecessor. Mas fundamental para dar sequência aos acontecimentos que nos levarão aos próximos passos dados na história de Sarah Manning e suas sestras.

Que diferente dos anteriores, quase sempre centrados na ótica de Sarah ou uma de suas irmãs, The Antisocialism of Sex apresenta as consequências do evento que culminou com o assassinato de Kendall e a descoberta de que Evie Cho era quem estava por trás de tudo o que viera acontecer com Beth e o Clone Clube, de diferentes ângulos. Enquanto posiciona Rachel, agora consciente de que habita na ilha Monroe, explicando pela primeira vez qual a origem da Neolution. O roteiro permite demonstrar de que forma Sarah, Cosima e Alison estão vivendo o luto por Malone. Alternando os pontos de vista, o roteiro acerta e mantém nossa atenção aos detalhes do que ainda está por vir.

orphan-black-4x07-neolution

Mais que mera contextualização histórica, a origem da Teoria do Neoevolucionismo – criada na era Vitoriana por Percival Westimorland – surge como forma de exemplificar as diferenças entre Susan Duncan e Evie Cho. E se hoje Cho representa o futuro da Neolution, retirando todos os investimentos já feitos nos projetos Leda e Castor ao assumir o comando do grupo, reforçando sua ideia de que ela mesma é resultado do próximo passo evolutivo – envolvendo o redesenho do genoma “perfeito” – e decretando que é preciso extinguir qualquer traço do que um dia foram os projetos criados por Susan e subsidiados pela Neolution.

A miragem – revelando o cisne – parte da mitologia do que um dia viria a ser a teoria criada por Westimorland, visto pelo olho cibernético de Rachel. Dá sinais de que a chave de tudo talvez esteja nas raízes da própria Neolution. O que provocaria uma guinada na linha sucessória dos Neoevolucionistas. No entanto, antes que sejamos capazes de compreender qual o real objetivo da imagem, é preciso lembrar de que desde que Evie assumiu o posto que um dia fora de Duncan, Sarah e suas irmãs correm perigo. A ordem é clara: silenciar todas as clones que estão conscientes dos passos dados pela Dyad e Brigth Born. E é isto o que podemos esperar para os próximos episódios. Tempo o suficiente também para explicarem de forma plausível o ódio que Cho nutre pelas filhas de Kendall ou qual seria o verdadeiro papel de Dr. Van Leer na corporação.

orphan-black-4x07-

O fato é que todas as sestras são alvos em potencial. E enquanto Cosima se culpava pela morte de Kendall e revivia os últimos minutos de vida da “The Original”, Sarah se desestabilizava – depois de muito tempo – ao ser culpada, por Siobhan, da morte de Malone. A fuga de Manning, no entanto, a leva de volta a um encontro inesperado com Dizzy – que finalmente menciona o que o levou a aceitar ajudar Mika, a morte de seu amigo Ed Capra. Além de fazer com que ela transitasse em um caminho muito próximo ao que resultou com o suicídio de Beth. Alternando momentos de delírio e lucidez. E mesmo que Felix tenha tido aqui uma participação – frinalmente – um pouco mais substancial na trama, ao deixar claro que é Sarah quem mantém todos unidos, é Kira quem merece nossa atenção.

As estranhas atitudes da little monkey já demonstravam que algo de estranho existia ali. E se antes a ideia de enxergarmos a visão de Kira em que as irmãs jogavam fogo em Sarah como algo que poderia estar relacionado a um possível futuro breve, a conversa que a menina tem com Manning no último episódio reforça a teoria de que a filha de Sarah é capaz de sentir todas as irmãs de sua mãe. Captando emoções e sentimentos. O que pode também se demonstrar uma excelente habilidade dentro do já desestruturado Clone Clube. Não por acaso, é de Kira o papel de interceptadora do mais novo contato de Mika com suas irmãs. Provavelmente para comunicá-las dos planos de Evie para exterminar Sarah, Cosima, Alison e Helena.

Mesmo negando a execução de um novo Helsinki, sabe-se que o projeto de Cho é eliminar todos os rastros do que um dia fora o Projeto Leda, o problema é que com Cosima segura na Toca do Coelho e Sarah isolada na casa abrigo, tudo se converte para Alison – que das irmãs, foi a que menos teve destaque até agora na temporada. E isso certamente irá mudar. Com a prisão de Donnie – que desde a estreia de Orphan Black tem dominado as telas garantindo um dos personagens mais engraçados e queridos da série – Alison corre perigo já que foi colocada em contato direto com Duko, braço direito de Evie e responsável por assassinar Kendall. E se tempos difíceis pedem medidas nada convencionais, Art talvez não tenha agido de forma inteligente ao agredir Duko – que em um momento “falha nossa” ressurge na casa dos Hendrix sem nenhuma marca no rosto – já que agora, mais do que nunca é preciso sumir um pouco do radar da Neolution. Se é que isto é possível.

orphan-black-4x07-duko

The Antisocialism of Sex vem com o intuito de acalmar os ânimos de todos os fãs que ainda se recuperam do episódio da semana anterior. Talvez por isso tenhamos permitido nos dar aquele fio de esperança, ao descobrir que Delphine pode estar viva. E se isto fez com que Cosima esquecesse a insana ideia de se usar como cobaia da Neolution ao implantar a larva em si mesma. Isto certamente servirá como fator motivador para que ela busque por sua antiga paixão. Dando um novo sentido para a busca, junto de Scotty, daa fórmula para a cura. O problema aqui é que, caso Cormier não esteja sob proteção de mais algum lado desconhecido desta batalha entre as sestras e a Neolution, pode ser muito provável que vejamos Ferdinand dando as caras por Orphan Black muito em breve.


E aí, o que achou do episódio desta semana? Alguma teoria sobre o que deve acontecer daqui pra frente? E mais alguém aí tem sentido a falta da Helena?#VoltaSestra

Não deixa de dizer aqui embaixo e até a próxima review.


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×