Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Os clássicos da literatura transformados em websérie

Por: em 26 de fevereiro de 2016

Os clássicos da literatura transformados em websérie

Por: em

Se a internet fosse um continente, o Youtube seria aquela cidade maravilhosa que a gente ama visitar num país chamado Procrastinação. E é nesta cidade que encontramos vídeos sobre todos os tipos de assunto, até mesmo adaptações literárias.

Diversos clássicos da literatura ganharam ares modernos ao serem adaptados por fãs do gênero e de autores específicos. Se você está procurando novas produções para assistir, que tal dar uma chance a estas webséries? Curtinhas, bem produzidas e com um conteúdo que pode ser apreciado tanto por quem já leu as obras quanto por quem ainda não sabe do que se trata, elas são ótimas opções de entretenimento e é por isso que hoje vamos indicar algumas delas.

The Lizzie Bennet Diaries

Inspirada em Orgulho e Preconceito de Jane Austen

The Lizzie Bennet Diaries é uma das mais famosas do gênero, ganhou um Emmy (!) e já foi dica de Vale Cada Minuto aqui no Apaixonados por Séries. Ela conta a história de Lizzie Bennet, uma estudante de 24 anos que decide começar a narrar sua vida em um vlog para um projeto da faculdade e assim começamos a saber mais sobre sua família, um “prepotente” amigo do cunhado (sim, Darcy!) que ela acabou de conhecer e muito mais. Além da excelente adaptação e representação dos personagens, ainda foi feito um trabalho impecável na transmídia (a história continuava a ser contada através das redes sociais dos personagens), o que tornou essa websérie ainda mais especial.

Welcome to Sanditon

Inspirada em Sanditon, livro inacabado de Jane Austen

Welcome to Sanditon é da mesma equipe de The Lizzie Bennet Diaries e também teve inspiração em um livro de Jane Austen, o inacabado Sanditon. Para que pudesse ter uma ligação com TLBD, a história ganhou algumas alterações: o cenário é a costa californiana e Gigi Darcy (personagem recorrente na série mãe) se tornou a protagonista. Ela vai para Sanditon para ajudar a desenvolver uma versão beta do aplicativo Pemberley Digital Domino e todos os moradores da cidade (e fãs da série através da transmídia) foram convidados para testá-lo.

Emma Approved

Inspirada em Emma de Jane Austen

Mais um sucesso da equipe de The Lizzie Bennet Diaries, Emma Approved conta a história de uma jovem empreendedora que tem, junto com o sócio Alex Knightley, uma empresa de lifecoaching. Enquanto ela filma seu dia a dia e o sucesso da empresa para um futuro documentário sobre o negócio, vamos conhecendo mais sobre a nem sempre politicamente correta, mas bem intencionada Emma Woodhouse e todos os dramas e revelações que vão acontecendo em sua vida (são muitas, acredite!), além do seu amadurecimento. Essa websérie rendeu outro Emmy a Bernie Su e sua equipe.

Elinor and Marianne Take Barton

Inspirada em Razão e Sensibilidade de Jane Austen

Jane Austen é a rainha das adaptações. Suas histórias serviram de inspiração para muitas webséries que estão disponíveis hoje em dia e Elinor and Marianne Take Barton é uma delas. Ela foi criada e produzida pelos alunos da Universidade de Warwick e, como não poderia deixar de ser, tem uma universidade como pano de fundo. Nos vídeos, as meninas Dashwood falam sobre a juventude e como lidar com a independência, os amigos, a família e, é claro, os garotos. Tudo isso tendo como base as linhas escritas há tantos anos por Austen. Para acompanhar a história como um todo, você deve acompanhar o blog da Marianne e o twitter dos personagens.

The March Family Letters

Inspirada em Mulherzinhas de Louisa May Alcott

Essa é mais uma com a assinatura da Pemberley Digital (a empresa dos responsáveis por The Lizzie Bennet Diaries, que, claramente, vão dominar o mundo de websérie em websérie). The March Family Letters adapta uma das mais famosas histórias de Louisa May Alcott, Mulherzinhas, nos mostrando por meio de vlogs a vida das irmãs March. O objetivo das meninas é mostrar suas vidas para a mãe, que está longe e, enquanto fazem isso, vão também nos mostrando as dificuldades em se tornar adulto (quem não consegue entendê-las?), os desamores e todas as batalhas desta fase. Impossível é não se encantar com Jo, Amy, Meg e Beth – e é claro que todas elas têm twitter, tumblr e instagram próprios.

Dona Moça

Inspirada em Senhora de José de Alencar

Por último, mas não menos importante (até porque foi ela quem me inspirou a escrever este especial), temos a representante brasileira desta lista: Dona Moça, que tem como pano de fundo a empresa de eventos criada por Aurélia Camargo e Fifi Mascarenhas, duas amigas de longa data que resolvem criar um vlog para mostrar o dia a dia do negócio. Os personagens do romance de Alencar estão presentes (Fernando, Torquato, Adelaide, entre outros) e são retratados com muita fidelidade pelo roteiro, que está na sua segunda temporada. Todas as quartas-feiras são lançados novos episódios. Os acontecimentos dos vídeos são embasados pela transmídia, onde cada personagem usa suas redes sociais para comentar o que está acontecendo tanto em na empresa quanto em suas vidas (fica a dica: tem treta rolando por lá).


Mas e aí, você também curte assistir webséries? Conta nos comentários qual a sua favorita e, se ela for baseada em algum livro, pode entrar na segunda parte deste post, que vai ao ar em poucas semanas.


Renata Vivan

Curiosa por natureza. Chata por vocação. Social media por paixão. Designer de Interiores em formação por inquietação Viciada em séries e novela por culpa da prima que a largava na frente da TV para poder namorar.

Palhoça/SC

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×