Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Painel de Doctor Who na Comic-Con 2015

Por: em 9 de julho de 2015

Painel de Doctor Who na Comic-Con 2015

Por: em

A BBC também tem suas representantes de peso na San Diego Comic-Con 2015. Diferente do ano passado, em que Doctor Who não teve um painel no evento, dessa vez os atores Peter Capaldi, Jenna Coleman e Michelle Gomez, além do produtor Steven Moffat, estiveram presentes para responder os fãs e curiosos de plantão. Ontem, a LEGO Dimension anunciou suas novidades relacionadas à série. Em seu primeiro ano como Doctor, Capaldi fez questão de socializar com os fãs que estavam acampando na fila.

Doctor-Who-SDCC-2'

Com a casa cheia, Chris Hardwick teve a importante tarefa de comandar um painel que mal começava e já tinha altas expectativas. A BBC tinha anunciado uma surpresa para o evento e estavam todos curiosos. Mas para começar, um resuminho da oitava temporada.

Capaldi parecia ansioso em sua estreia no evento: “isso é cósmico, eu nunca fiquei em frente a 7 mil pessoas na minha vida”. Moffat não dispensou a cordialidade e estava cheio de elogios para o elenco. Para ele, não é apenas seu texto que faz um Doctor, já que no papel eles são surpreendentemente parecidos. É a personalidade que os atores inserem que os diferencia. “Peter tem um voz muito distinta. E ele é escocês, o que deixa tudo automaticamente melhor”, completa o produtor.

Questionado sobre o papel, Capaldi novamente trouxe a emoção à tona: “é o único programa que eu amo até os ossos, que eu vejo desde os seis anos de idade”. Ele diz ter lacrimejado quando David Tennant mostrou-lhe a TARDIS pela primeira vez, enquanto gravavam Fires of Pompeii.

Jenna Coleman também esteve presente para falar sobre sua personagem. Segundo ela, Clara seria um tanto controladora por tentar viver suas “duas vidas” de uma vez. Sobre a temporada anterior, ela acredita que sua relação com o Doctor foi algo experimental – o que não acontecerá daqui para frente, já que as mudanças serão ainda mais visíveis. Afinal, Clara sabia tudo sobre as regenerações, mas nunca tinha presenciado uma. “É como conhecer seu melhor amigo novamente”, comenta Coleman.

Michelle Gomez parecia muito satisfeita com sua participação na série como um dos mais importantes personagens da trama, ainda mais agora com seu retorno (que vai acontecer de um jeito que mal podemos imaginar). “Missy diz tudo que pensamos mas não temos permissão de dizer. Ela é a melhor amiga que você ama odiar. Tem uma atitude em que as regras não se aplicam”, diz ela. Nessa próxima temporada, Missy terá uma dinâmica diferente, mas Gomez garante que os fãs vão adorar – e Moffat garante que ela não vai deixar o espírito de maldade, “violenta e psicopata como antes”.

Sobre a relação entre Doctor e Missy, Gomez diz que eles são “farinha do mesmo saco”. Ambos matavam pessoas, com a diferença de que ele se sente mal com isso e ela não. Moffat completa que “é a amizade entre um vegetariano e um caçador”. Após isso, Capaldi incentivou os aplausos a Michelle por seu brilhante trabalho como Master.

E então, um dos momentos mais aguardados: uma pequena prévia do que vem pela frente na próxima temporada. O público foi ao delírio ao ver Maisie Williams (Game of Thrones) no teaser. Como esperado, Moffat não entregou o ouro: “não posso dizer uma palavra sobre isso, mas ela [personagem de Williams] é ótima”. E Capaldi garante: os personagens vão brincar com a imensa caixa de brinquedos que é o tempo e o espaço.

“Ele não é um soldado, ele é um bom homem. Ele não é uma figura militar. É Senhor do Tempo boêmio, filófoso e rebelde”, disse Peter Capaldi sobre o Doctor. Além disso, brincou que ele não é um homem, é uma criatura misteriosa. E Clara é a responsável por ajudá-lo com as habilidades sociais, deixando-o mais um “convidado bem vindo para uma festa”. Sobre os efeitos especiais da série, Capaldi disse que a primeira vez que se sentiu como o Doctor foi quando jogaram uma aranha de borracha em sua cara e disseram “lute”.

Chris Hardwick captou o espírito dos fãs ao declarar “é sempre de partir o coração quando você assiste a um episódio de regeneração e então chore por causa dele vários dias seguidos”. A Clara de Jenna Coleman conheceu seu Doctor quando ele era Matt Smith, então foi um grande momento quando ele se regenerou. “Foi como dizer adeus a um dos amigos mais queridos e dizer olá para outro ao mesmo tempo. Não foi normal, foi uma montanha-russa. Aconteceu rápido, não é sempre que isso acontece em uma série”, completou ela.

Uma pergunta que dificilmente vai se calar: veremos uma versão feminina do Doctor? Apontando para Gomez, Moffat brinca: “se você ler o contexto, saberá como eu me sinto”. Capaldi também brinca, dizendo que poderia fazer um episódio de drag queen ou convidar sua irmã para interpretar o papel. Já Coleman parece ter mais esperanças de que vai acontecer em algum momento e com a pessoa certa.

Quem poderia ser uma outra companion para o Doctor? Peter Capaldi começa diplomático, dizendo que ele ama viajar com Clara. Mas logo solta que seria muito bom viajar com a neta novamente. Lembrando que há algum tempo apareceram rumores de que Susan poderia aparecer na New Who. Seria essa uma pista para o que vem pela frente? Alguns fãs já começam a teorizar que a personagem de Maisie Williams poderia ser uma regeneração de Susan.

Em um momento de descontração, uma pergunta interessante: qual seria o dia perfeito para os personagens? Para Gomez, o dia perfeito de Missy “começaria com uma xícara de chá, um pequeno croissant e, então, dar um tapa na cara da Mulher Maravilha”. Já para o Doctor começaria com “um pouco de paz”, mas logo ele se cansaria e sairia em busca de alguma coisa para fazer.

Perfeito mesmo para os fãs seria um crossover entre Doctor Who e Sherlock. Perguntado sobre esse encontro, Capaldi acredita que o Doctor agiria de forma mais “inteligente”. Afinal, o Doctor tem compaixão pelos outros, enquanto Sherlock é completamente diferente. Chris Hardwick brincou que o Doctor seria um “Sherlock do espaço”. Quem não gostou nadinha disso foi Steven Moffat, que completou: “eu não tenho NADA contra eles se juntarem. Eu faço tudo por uma risada. Sou ácido“. É, nós sabemos.

Doctor-Who-SDCC-painel

Para Coleman, Doctor Who tem sido uma “explosão de imaginação” a qual ela se sentiu apta a participar. “Não há nada igual a essa experiência. A forma de contar história em seu melhor”, completou. Ela acredita que se tornar uma companion foi um acidente feliz e de sorte.

Por ser um grande fã da série, Peter Capaldi acredita que incorporou muito de outros Doctor: “Às vezes faço alguma coisa e penso ‘isso é muito Tom ou David'”. Ele ainda completa: “as vezes sinto os outros Doctors comigo. Existem momentos em que cada um deles se expressa em mim”. A experiência de ser o Doctor, estar na Comic-Con e ver o carinho de tanta gente faz com que ele recorde de sua “infância extraordinária”. E Jenna finalizou, toda fofa: “eu gostaria de dizer o quanto amo Peter Capaldi. Ele é um dos seres humanos mais fabulosos”.

E ainda:

– A primeira pegadinha do painel: antes de Chris Hardwick convocar as atrações do painel, um belíssimo trailer de… The Last Kingdom!

– Perguntados sobre o que é mais icônico no Doctor de Capaldi, quase todos concordaram que são as sobrancelhas (Matt Smith achou ofensivo).

– Capaldi disse que só gosta dos humanos por motivos financeiros.

Funny Fact: Michelle Gomez contou que na cena em que Missy beija o Doctor, ela estava de mãos dadas com a Clara – mas nós não podemos ver isso.

– Moffat disse que “os fãs americanos s são mais generosos e saem mais de casa. O jeito com o qual os ingleses se expressam é meio sigiloso”. Fica aqui o convite para a participação dele na Comic-Con brasileira.

– Se vocês, assim como eu, ficaram chateados por não estar em San Diego, saibam que até um bonequinho e o Grinch tiveram a oportunidade de fazer perguntas.

– Em um dos momentos mais fofos do painel, Capaldi e Gomez deram dicas para quem deseja seguir a carreira nas telinhas. “Continuem, não desistam. Se vocês desistirem, alguém vai tomar seu lugar. Acreditem em si mesmos e continuem até conseguirem seus cinco minutos de fama”, aconselhou ela. Brincalhão, Capaldi completou: “decorem suas falas”.

Então fiquem ligados! Em 19 de setembro Doctor Who está de volta para sua nona temporada. E continuem acompanhando nossa cobertura da Comic-Con 2015.


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×