Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Painel de Penny Dreadful na Comic-Con 2014

Por: em 25 de julho de 2014

Painel de Penny Dreadful na Comic-Con 2014

Por: em

 A nova série de terror do canal Showtime, Penny Dreadful, também esteve presente na Comic-Con deste ano, onde houve uma discussão sobre a 1ª temporada e sobre o que está por vir. O criador John Logan compartilhou suas ideias ao lado dos astros Josh Hartnett (Ethan), Harry Treadaway (Victor Frankenstein) e Reeve Carney (Dorian Grey). Confira abaixo o que rolou no painel.

penny-dreadful-cast

Primeiramente, John Legan disse que ele pensa que a série é sobre “a besta em todos nós”, e é daí que vem a grande revelação da season finale sobre o Ethan ser um lobisomem. O Josh (Ethan) disse que essa novidade sobre a natureza de seu personagem o deixou ainda mais animado para o show, além de compartilhar que estava super nervoso por estar na Comic-Con.

Então de onde veio a ideia para Penny Dreadful? John disse que a encontrou nos poetas românticos, que o levaram ao Frankenstein de Mary Shelley, que por sua vez o emocionou porque mexeu com ele. John pensou que era um “mundo fascinante”. Ele também disse que o show tem muito a ver com o crescimento de um homem gay antes de ser aceito como agora.

John também compartilhou que pensou em fazer a série apenas sobre Frankenstein, mas ele queria algumas personagens femininas, já que ele acha interessante que na época as mulheres eram fisicamente e metaforicamente “espartilhadas”. Quando perguntado sobre “o caráter humano de Ethan versus seu lado lobisomem”, o criador disse que quando você está criando um personagem com monstruosidades que irão emergir, é uma boa ideia apresentar primeiramente quem ele realmente é – “fazê-los amar alguém que eventualmente irão odiar”. Além disso, Josh sugere que Ethan pode ter sido ferido de alguma forma no começo de sua vida, e quando você foi ferido você possui uma “reação visceral” com a violência (talvez essa maldição seja uma reação sobre o que ele mais teme sobre si mesmo). Se Ethan foi mordido ou se ele está em uma longa linhagem de lobisomens “está para ser determinado”, finaliza John.

penny dreadul sdcc

A Eva Green (Vanessa) não estava presente, mas John relembra do episódio cinco (que mostra o passado dela) e elogia a atriz. O público também parece gostar de Eva e o criador diz que pretende aprofundar as histórias por trás dos outros personagens futuramente. Josh (Ethan) complementa dizendo que ama mostrar o passado daquelas pessoas e ele e John tiveram longas discussões sobre isso.

Em seguida perguntam se o Frankenstein realmente possui sentimentos e Harry Treadaway disse que ele está “em contato com seu lado emocional” e é uma mistura de médico obsessivo e jovem poeta. Harry disse que adorava trabalhar com Rory Kinnear (“A Criatura”) na temporada passada.

O assunto mudou para Ethan e Dorian  e Reeve Carney (o Dorian) disse que conseguiu o papel sem saber de nada, mas na próxima semana pegou o script do episódio quatro. “Eu disse à John: ‘É melhor você escalar um cara bonito para ser o Ethan’ e ele assim o fez”. Então a relação entre os dois irá continuar? John disse que seria “corrupto” não lidar com todas as formas de sexualidade na série – já que eles lidam com todas as iterações do que significa ser humano. Ele diz que foi perguntado se Ethan é gay ou bi, ou se Dorian é “omnisexual”, mas ele descarta a questão como irrelevante – “as pessoas se comportam no momento de uma forma que seja verdadeira para elas”.

John diz que os oito episódios foram estruturadas para construir uma família e trazê-los juntos. Agora, ele pode construir relacionamentos e misturar as coisas um pouco – todas as relações irão continuar em “formas que são surpreendentes e emocionantes”.

harry-treadaway

Então por que Van Helsing foi excluído? John diz que fez isso como uma forma de provocação, para dizer que ele preza os “textos sagrados”, mas que ele não está criando ou recriando-os. Ele diz que gosta de aliar-se à mitologia, mas também quebrá-la.

Reeve (Dorian) diz que estudou o seu personagem antes da série, mas John disse para ele para não incorporar as características do livro, já que ele diz que não queria ser questionado se tinha lido “O Retrato de Dorian Gray” e ter que dizer não! Ele também revela tinha criado um Dorian Gray em sua cabeça quando estava escrevendo o show, mas achou muito difícil de escalar alguém para o papel – até que o Reeve entrou. Já o Harry diz que o que sabe sobre Frankenstein é de cultura geral, pois ele não tinha lido o romance antes disso – e ele só leu até o ponto em que lhe foi útil.

Agora sobre a possessão de Vanessa, John disse que a grande questão do seriado é sobre quem é Vanessa e quais vidas ela vai tocar e como. Então ela mesma causou a possessão ou ela foi “tomada”? John disse que a questão fica em um meio-termo. Ele provoca que a primeira temporada apresentou as perguntas sobre Vanessa, e a segunda vai começar a dar as respostas. Acrescentando, John também disse que vamos encontrar mais personagens de “Drácula” e que ele está interessado em ter o Doutor Moreau dependendo de quanto tempo a série durar.

John também está animado com a “cosmologia” e a “teologia” do show na segunda temporada – há um mundo muito mais “ameaçador e sobrenatural chegando”, diz ele. Outra revelação dada foi que a Madame Kali, que estava em alguns episódios do primeiro ano, será a grande antagonista do que está por vir. Em seguida é mostrada uma cena deletada que estará no ano dois, em que vemos Madame Kali dizendo que ela ou Vanessa irá morrer e isso poderá desencadear horrores.

penny dreadful comic con

Houve alguma referência à “O Fantasma da Ópera” com A Criatura? “Não especialmente”, John diz, “embora goste muito”. Ele também brinca que Frankenstein e a Criatura  “cresceram com demasiada poesia”, ao contrário dos outros personagens. Outra promessa é que em algum momento vamos ver o retrato de Dorian Gray. Reeve (Grey) diz em primeiro lugar que tudo o que ele viu quando ele estava olhando para o retrato era uma tela preta com fita verde. Inicialmente, o retrato seria revelado na season finale, mas decidiram adiar, pois eles gostam do mistério e expô-lo na primeira temporada seria prematuro.

Na segunda temporada, John diz que Ethan vai descobrir exatamente quem ele é. E Josh (Ethan) está ansioso para isso porque ele passou muito tempo do ano um reagindo a tudo ao seu redor, enquanto que agora ele vai estar descobrindo tudo sobre o que ele é. Então do que Ethan está fugindo na América? John diz que ele está ansioso para explorar isso em um episódio com flashbacks – onde também descobriremos como ele se tornou um lobisomem! Mas John não tem certeza se isso vai acontecer nesta temporada, na próxima, ou no futuro. “Em algum momento, alguma coisa aconteceu na vida de Ethan que o levou a essa maldição/bênção… E isso levou-o a tentar fugir de si mesmo e, infelizmente, o levou a violência do grau mais extremo, que vamos começar a saber mais”.

Vamos aprender mais e mais sobre os personagens pouco a pouco, John promete. Ele diz que ainda está tentando descobrir quando ele quer contar certas histórias – momentos vêm ou não vêm. Ele espera que o show continue por um tempo suficiente para que todas as histórias dos personagens possam ser contadas: “Estive pensando sobre eles por dez anos”.

Em seguida um fã disse que Vanessa mostra um monte de sexualidade feminina perigosa e que isso a transforma em um monstro.  Mas John disse que todos os personagens vão continuar a evoluir e que seria “desconfortável” pensar que Vanessa expressar sua sexualidade tinha algo de retrógrado. “Não funciona dessa forma”. Além do mais, a maior relação da próxima temporada será de Vanessa e Ethan, já que os dois possuem uma conexão. Enquanto isso, John está tentando descobrir o que fazer com Brona.

É levantada a questão se os personagens acreditam em Deus. A resposta é a seguinte: Frankenstein: não. Dorian: agnóstico. Ethan: sim. John disse que a segunda temporada vai mergulhar “profundamente” em teologia – os personagens terão de lidar com questões sobre a eternidade.

A próxima questão é perguntando ao Josh “como é trabalhar com tantas pessoas da equipe de James Bond?”. “É perigoso”, o ator brinca. Outro fã toca novamente no assunto sobre a pintura de Dorian Grey: é uma maldição ou algo que ele pediu? Reeve diz que foi um “desejo ocioso” – e ele não tem certeza se algum dia será totalmente explicado. Será que Ethan irá obter mais poder sobre o seu lado lobisomem na segunda temporada? A resposta é que ele vai ter algum “poder emocional” – mas por outro lado ele é um “escravo da lua”.

A sexualidade dos personagens afetam a forma como de interpretá-los? Josh diz que a sexualidade deve ser tratada de uma forma moderna – não é sobre se você é gay, hétero ou bi, e mais sobre sexualidade humana sendo o que é. Dadas as circunstâncias, todos os personagens poderiam ser atraídos uns pelos outros. A última pergunta é sobre a fotografia escura e a trilha sonora sombria. John disse que queria “texturas escuras” e “se isso faz você ficar com medo, bom, se isso faz você forçar os olhos, ajuste sua TV!”.

Assim chegou ao fim o painel de Penny Dreadful na Comic-Con 2014. E aí, gostou das novidades? Está ansioso pela nova temporada? Confira mais fotos do evento logo abaixo:


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×