Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Painel de Shameless na Comic-Con 2011

Por: em 22 de julho de 2011

Painel de Shameless na Comic-Con 2011

Por: em

É fato: Shameless foi uma das melhores séries que estrearam em 2011. A dramédia do canal Showtime, que conta a vida dos Gallagher, uma família disfuncional, e seus vizinhos e amigos, se tornou um sucesso rapidamente. Shameless construiu uma grande base de fãs e foi bem aceita pela crítica, que nota a evolução da série ao longo dos episódios.

As reviews dos episódios da 1ª temporada você pôde acompanhar aqui no Apaixonados por Séries, e certamente estarei no comando das mesmas quando a série retornar com sua 2ª temporada no ano que vem. Perto de tantas outras produções mais esperadas na Comic-Con, como Game of Thrones, Glee, The Walking Dead, Fringe e outras, Shameless teve um painel discreto.

Porém, tivemos algumas novidades e discussões sobre a produção e o que devemos esperar da 2ª temporada. No painel compareceram os atores William H. Macy (Frank), Emmy Rossum (Fiona) e Justin Chatwin (Steve); além do roteirista John Wells, responsável pela adaptação da série para sua versão americana.

Uma das coisas mais interessantes comentadas no painel veio do roteirista John Wells, falando sobre a família Gallagher. Wells disse que é totalmente errado achar que Shameless é ficção. Não só ele e os atores recebem cartas de fãs que dizem “Nossa, tal situação aconteceu comigo”, mas como ele mesmo cresceu com pessoas com essa forma de vida. O roteirista disse que os que vêem de fora acham que pessoas que crescem nesse ambiente como o dos Gallagher, não são inteligentes e que não assistem programa educativos. Mas esse realmente não é o caso, e ele tenta colocar isso na série.

H. Macy disse que lê o roteiro do episódio e já vai pensando no que os diretores vão falar; quais pornografias e palavrões serão usados, e que então todos acabam rindo. Mas que quando filmam a cena, sabem que isso faz parte da série e que existe no mundo real, visto as cartas que recebem.

John Wells comentou sobre as conversas no banheiro. Ele disse que em sua casa as coisas acontecem assim mesmo. Banheiro, cozinha e cama são os três lugares que as discussões acontecem. Na casa do roteirista, seus filhos não entendem porque fechar a porta na hora de usar o banheiro, pois é tudo muito normal. Ele aponta isso como uma das provas concretas de que a série não é ficção (e vai dizer que você nunca viu uma situação na série que aconteceu com sua família? Eu me familiarizo demais).

Wells ainda comentou que sempre deixou muito claro que a série mostraria cenas fortes e palavrões. Ele disse que na própria abertura da série mostraram a bunda de Justin Chatwin propositalmente…ou seja, o telespectador não está sendo enganado sobre o que esperar da série.

Mas foi falando sobre nudez que o painel teve seu momento mais polêmico. Emmy Rossum foi perguntada sobre suas cenas de sexo e nudez na série, e quem compareceu ao painel comentou que a frustração da atriz foi visível. “Estou realmente cansada de responder essa pergunta. É insano como isso vira uma tempestade em copo d’água. Existe esse estigma estúpido sobre o assunto. É apenas um corpo e não diz nada sobre quem você é por dentro. Acho que revelei muito mais na série nas cenas em que não estava atraente, triste e sozinha. Para mim não há nada de estranho em filmar uma cena de sexo com meu namorado. Mas as pessoas tendem a ser pudicas sobre isso”.

Sobre a 2ª temporadas, foi comentado que Fiona estará reexaminando sua vida depois que Steve foi embora. Quanto a ele, por exemplo, Justin Chatwin admitiu que não sabe se Steve volta para a 2ª temporada, pois já estão terminando de filmar o 2º episódio e nada do personagem aparecer. Após essa declaração, John Wells brincou que Chatwin foi convidado para a Comic-Con por engano.

O roteirista disse que o relacionamento dos irmãos Lip e Ian continuará sendo um grande foco da série. Lip não quer ir para a faculdade, pois todos seus amigos estão na cidade. Ele não entende porque precisa usar sua inteligência para isso. Por outro lado, Ian está querendo sair dessa vida a todo custo, mas não tem as habilidades do irmão, então será interessante acompanhar essa diferença.

A segunda temporada está sendo filmada no verão americano, então o cenário será outro, ao invés do inverno que tomou conta da temporada de estreia. Wells ainda disse que a próxima temporada começa a se distanciar bastante da versão inglesa original e seguirá seu próprio rumo.

Sobre atores foi confirmado que Joan Cusack estará de volta no papel de Sheila (facilmente a melhor atriz do seriado e uma das personagens mais fantásticas criadas ali); além de Amy Smart, que voltará como a amiga estranha de Fiona. Sem Steve na jogada, a Gallagher mais velha estará explorando outros relacionamentos, entre eles com o personagem de James Wolk, que ficou famoso pela excelente interpretação nos únicos dois episódios exibidos de Lone Star.

Os atores ainda comentaram sobre como é trabalhar com as crianças que interpretam o bebê Liam. John Wells disse que é ótimo, mas que eles não sabem que estão trabalhando na TV. Um dia desses os dois choraram por cinco horas seguidas, então é como estar em casa. Já Chatwin disse que foi atingido na cabeça pelos bebês cinco vezes.

Perguntados sobre os momentos mais interessantes da temporada, H. Macy disse que acha a cena em que Fiona e Steve se conhecem, no piloto, uma das mais bonitas. Já Justin Chatwin disse que adorou ver Frank levar um banho de urina do filho Lip na season finale. H. Macy disse que riu muito filmando essa cena, porque foi algo realmente inesperado.

Terminando o painel, Macy comentou que Frank Gallagher é o personagem mais fantástico que já interpretou, e que ama trabalhar em Shameless. Já Rossum disse que trabalhar em séries dá a oportunidade de investir no personagem, e que isso é muito gratificante.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×