Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Parks & Recreation – Vale cada minuto!

Por: em 2 de novembro de 2011

Parks & Recreation – Vale cada minuto!

Por: em


A ideia principal por trás de uma comédia é nos fazer rir, mas muitas das séries do gênero são ineficientes neste quesito. Não é o caso de Parks & Recreation, da emissora NBC. Essa sim é uma comédia que vale cada minuto, aliás, cada segundo!

Das mentes por trás do sucesso The Office – o mockumentary mais famoso da televisão – Greg Daniels e Michael Schur, Parks & Recreation segue o mesmo estilo documentário , nos mostrando o dia-a-dia do Departamento de Parques e Recreação da fictícia cidade de Pawnee, Indiana.

A partir deste ponto o texto conta com spoilers moderados.

Somos apresentados a uma das protagonistas mais carismáticas da TV, a incansável Leslie Knope. Uma mulher que tenta ao máximo elevar o status do Departamento no qual trabalha. Seus colegas de ofício não são tão saudosistas com a cidade, e resta a ela defender com unhas e dentes o futuro dos cidadão Pawneeanos. Mas há um grande vazio na pequena cidade de Indiana: depois que Lil’ Sebastian, o cidadão célebre, nos deixou, Pawnee nunca mais foi a mesma!

Sua premissa, a primeira vista parece desinteressante e, até mesmo, tosca. Mas muito pelo contrário, isso acaba gerando situações ainda mais engraçadas como, por exemplo, Leslie tentando a todo custo tapar a cratera e construir seu belo parque. Parks & Recreation possui uma energia única, e toda a sua graça está apoiada na capacidade interpretativa de seu elenco, que é afinadíssimo. Amy já foi indicada ao Emmy de melhor atriz em comédia, e no ano de 2011, a série foi indicada à principal categoria da premiação, perdendo para a badalada Modern Family. Conheçamos um pouco dos personagens:

PERSONAGENS

Leslie Knope (Amy Poehler): Leslie é uma mulher convicta da força que a política pode exercer em nossa sociedade. Transparente, honesta, incorruptível, Leslie está sempre pronta para buscar o melhor para sua tão amada Pawnee! Leslie é a vice-diretora do Depto. de Parques e Recreação e luta incansavelmente por seus ideais, como construir um parque no antigo buraco que assolava a cidade. Pawneeana convicta, levamos um choque ao descobrir que, na verdade, ela nasceu na odiosa Eagleton. Agora Leslie é candidata a vereadora, e busca representar o povo e seus anseios na câmara municipal.

 

Ron Swanson (Nick Offerman): Ron não é o melhor dos exemplos de como se comportar no local de trabalha, totalmente desinteressado nas questões políticas, é adepto da lei do menor esforço, e não dá a mínima atenção aos problemas da cidade. Ron e o diretor do Departamento, mas acaba delegando a maior parte das obrigações à sua vice-diretora, Leslie. Ron enfrenta muitos problemas com as “Tammys” em sua vida, suas ex-esposas não são flor que se cheire, e muitas vezes ele acaba na pior.

 

 

April Ludgate (Aubrey Plaza): April é a estagiária assistente porto-riquenha mau humorada de Ron. Raramente a vemos dar um sorriso, e sua antipatia e indiferença prevalecem. April é também a assistente da campanha de Leslie à Câmara. Ela e Andy formam o casal mais improvável da série, pois possuem personalidades totalmente diferentes. Mesmo com suas características desfavoráveis, é impossível não amar April e seu jeitinho.

 

 

Ann Perkins (Rashida Jones): Ann é uma enfermeira que, no início da série, namorava Andy. Havia uma enorme cratera ao lado de sua casa, e ao cair Andy quebrou alguns ossos. Isso chamou a atenção do Depto. de Parques e Recreação, e transformar o buraco num belo parque passou a se tornar um objetivo de Leslie. Depois disso, ela passou a colaborar com o Departamento, tornando-se amiga próxima de Leslie. Sua vida amorosa não anda muito bem, já que os pretendentes não são os melhores possíveis.

 

 

Andy Dwyer (Chris Pratt): Na primeira temporada, Andy era namorado de Ann e quebrou a perna ao cair no buraco. Andy era um folgado que vivia as custas da mulher. Após a separação, ele começou a namorar April, e eles viriam a se casar. Andy conseguiu um emprego como engraxate na prefeitura e é também um freelancer, atuando como assistente, segurança e o que mais for necessário.

 

 

 

Tom Haverford (Aziz Ansari): Tom é outro funcionário do Departamento, mas está mais preocupado em curtir a vida e aproveitar o que ela tem de melhor. É sarcástico, irônico e consumista. Em parceria com Jean-Ralphio, fundou a  Entertainment 720 o primeiro conglomerado de mídia de Pawnee, o problema é que ele não sabe conter os gastos, o que pode levar a empresa à falência mais rápido do que se imagina.

 

 

 

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS

Donna Meagle (Retta): Donna é uma fashionista, que tem uma paixão platônica por seu carro. Às vezes pode ser um pouco egoísta, mas inegavelmente muito engraçada.

Jerry Gergich (Jim O’Heir): Jim é o mais subestimado dos funcionários. Seus colegas nunca lhe dão um voto de confiança e ele acaba sempre ficando com as piores tarefas. Jerry é muito meigo e gentil.

Ben Wyatt (Adam Scott): Ben é auditor do Estado e chegou em Pawnee na segunda temporada para analisar as contas da cidade. Acabou se apaixonando por Leslie, mas o relacionamento não pode avançar devido a candidatura dela à Câmara.

Chris Traeger (Rob Lowe): Chris era outro auditor estadual, mas passado algum tempo, resolveu se estabelecer em Pawnee. É extremamente perfeccionista e muitas vezes chega a irritar quem está ao seu redor, principalmente Ann Perkins!

Mark Brendanawicz (Paul Schneider): Mark era o planejador da cidade, no início, gostava de Leslie, mas acabou em um romance com Ann. Por ser infiel, eles acabaram terminando. Mark deixou seu emprego na prefeitura, em meados da segunda temporada, e Paul Schneider deixou a série.

O elenco é, sem dúvida, o ponto alto da produção. Poucas vezes se viu um time tão sintonizado e com tanta química, aliados a um excelente roteiro e texto. As situações criadas conseguem não se tornar clichê, e a cada instante somos surpreendidos com tramas mais e mais engraçadas.

Caso você ainda não assista, dê uma chance. A primeira temporada conta apenas com 6 episódios, mas é a partir da segunda que Parks & Recreation engrena e se torna impecável, chegando a seu ápice na irretocável terceira temporada. Se sua vida anda parada e precisando de uma boa diversão, eu garanto que você não vai se arrepender, afinal, não é qualquer comédia que é ovacionada pelo público – apesar de, muitas vezes, ser simplesmente ignorada pela crítica – principalmente em tempos que o gênero enfrenta uma grande crise criativa e poucas produções se salvam.

 

ABERTURA

 


Tobias Romanzini

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Fringe e séries policiais

×