Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Penny Dreadful – 3×03 Good and Evil Braided Be

Por: em 21 de maio de 2016

Penny Dreadful – 3×03 Good and Evil Braided Be

Por: em

Pela primeira vez, desde a estreia da nova temporada, Penny Dreadful reposiciona todos seus personagens principais em um episódio menos denso, mas voltado na importância de reconhecer o bem e o mal existente em cada um de nós. Sobre a premissa de que todos são formados por um eu bom e outro ruim, a série deixa claro, mais uma vez, que a grande estrela de Penny Dreadful sempre foi seu roteiro. Não por acaso, somos mais uma vez surpreendidos pelos segundos finais do episódio. Revelando a existência de uma antiga relação entre Vanessa e John Clare.

Uncovered memories are sometimes suppressed for a reason.
The mind protects itself from what it doesn’t want to know, the castle pulling up the drawbridge.

Depois do acontecido na casa dos espelhos, Vanessa decide se afastar de Dr. Sweet. Esta inesperada atitude altera os planos de Drácula, desestabilizando tudo o que ele havia conseguido até ali. O que exigirá uma nova abordagem, uma vez que Ives pensa agora ser capaz de machucar Alexander dada a proximidade entre eles.

Diferente, desde que derrotou Lúcifer, Ives busca o auxílio de Seward sugerindo à médica que utilize a técnica da hipnose como forma de ajudá-la a se proteger para o que está por vir, ou compreender a mensagem da sala dos espelhos. A forma como vem sendo construída a relação entre Ives e Seward continua a surpreender a cada episódio, e mesmo que a não tenham ousado usar a semelhança da médica com Joan Clayton, como forma de potencializar as “neuroses” de Vanessa. Na verdade existe aqui a intenção de trazer outro questionamento. O envolvendo racionalidade e ocultismo. Por essa razão, estamos acompanhando a caminhada de Seward rumo ao universo – até então, inventivo – de Ives. Tanto, que este é apenas o começo da batalha das duas em encontrar respostas capazes de por fim à maldição envolvendo Vanessa. A diferença aqui é que desde a grande batalha vencida no fim da segunda temporada Ives tem se mantido mais forte e disposta a enfrentar o que está por acontecer.

penny-dreadful-03x03-vanessa

A descoberta de que John Clare na verdade era quem alimentava Vanessa quando ela se encontrava internada na Banning Clinic reaproxima a criatura de Frankenstein do plot de Ives. Fazendo com que ele tenha um papel importante na busca de Vanessa por compreender o que fora dito a ela na Casa dos Espelhos. Esta constatação surpreende mais que talvez o próprio retorno das memórias de Clare. Não que a humanização de John não venha a ser importante para a trama, já que na verdade é. Porém, nada em Penny Dreadful parece de fato existir se não para complementar a saga de Miss Yves. Assim, todos de alguma forma estão ligados a ela seja pelas ações do passado, ou por uma profecia, como o caso de Chandler.

penny-dreadful-03x03-ethan

A caçada por Ethan continua, porém o pistoleiro agora conta com a companhia de Hecate. E sealguém suspeitava de que isto tudo estava relacionado à transcrição que falava sobre o Lupus Dei, a explicação tanto da bruxa, quanto de Kaetenay deixaram claro de que agora tudo passa a ser uma corrida por salvar ou não Chandler. O problema aqui é que tanto Sir Malcolm quanto o xerife estão atrás dos rastros deixados por Ethan e sua companheira. De qualquer forma, apostaria que esta corrida está com os dias contatos, já que certamente algo acontecerá com Vanessa exigindo a volta de Chandler à Inglaterra. Ainda assim, é preciso considerar a possibilidade de vermos Ethan abraçar seu lado bestial, abdicando de sua humanidade.

Mais que uma série que mistura personagens da literatura e terror, Penny Dreadful foi uma forma encontrada por seu criador, John Logan, para falar sobre inúmeras questões, dentre elas, o preconceito. Que neste caso é representado pela figura de Lilly, cuja intenção é construir um exército de jovens, que assim como ela e Justine – sua primeira escolhida – colocarão fim à exploração e aos abusos sofridos pelas mulheres daquele século. A presença das Sufragistas – primeiras mulheres a irem em busca da igualdade de direitos na Inglaterra do século XIX – mais que contextualiza o período em que a série se passa. Deixa clara a diferença entre o que é proposto ideologicamente por estas mulheres e quais os planos de Lily.

penny-dreadful-03x03-justine

O que talvez Lily não espera é que em meio a sua própria batalha pessoal, ela seja levada mais uma vez para perto de Frankenstein. Que graças a sua adoração pela sua mais formosa criatura, prometeu ajudar Jekyll a encontrar um meio de fazer com que o soro criado pelo médico seja capaz de isolar definitivamente o bem e o mal em cada indivíduo. E ainda que isto seja possível, é importante lembrar a Victor que nem sempre essa distinção será alcançada sem ao menos afetar a essência daquela pela qual ele se apaixonou.


Antes de mais nada gostaria de me desculpar com você que tem acompanhado minhas reviews por aqui. Infelizmente tive alguns contratempos e só consegui postá-la hoje.

Ah, não esquece de deixar seu comentário aqui embaixo sobre o espisódio ou o que você espera para os próximos episódios e até a próxima.


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×