Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 4×05 Prophets e 4×06 Pretenders

Por: em 11 de novembro de 2014

Person of Interest – 4×05 Prophets e 4×06 Pretenders

Por: em

No começo desta temporada, fomos alertados que Samaritan estava no controle e que as coisas precisavam mudar porque o Programa de vigilância tinha muito poder. Porém, pouco foi mostrado sobre o real poder dele nessa temporada. Samaritan foi retratado como uma força superior, que estava sempre supervisionando, mas agindo muito pouco.

Por isso, Prophets  foi o melhor episódio que tivemos até então, porque nos mostrou o maior perigo da série. Mas, fez os outros episódios parecerem enrolação. Uma ótima enrolação, devo admitir. Dominic é ótimo, mas Samaritan é mais importante. Se Samaritan tem um plano de dominação queremos saber qual é, para termos noção sobre como Mr. Finch e companhia podem combatê-lo.

person-of-interest-finch-root

Nesse episódio, Mr. Finch tem a difícil missão de proteger Simon Lee, um especialista em estatística que trabalhava na eleição de Murray. Lee tinha “previsto” que o seu candidato venceria as eleições, porém Samaritan decidiu que as eleições deveriam ter um outro ganhador: Michelle Perez. Logo, o Programa de vigilância  começou a eliminar pessoas que pudessem atrapalhar seus planos e Lee era um deles.

Então, Finch decidiu colocar Shaw observando o número, enquanto Reese se preocupava em ir na psicóloga para não perder o emprego. Para ajudar, Root recebeu ordens da Máquina para ajudá-los nessa missão, mesmo que ela não soubesse o que Ela realmente queria.

person-of-interest-samaritan

Porém, os desejos de Samaritan são difíceis de se prever. Por que matar quem você colocou no poder? Foi isso que a máquina fez, matou Perez no discurso de posse, para que Murray fosse governador e ainda entendesse de quem está no comando. No fim desse episódio Grees explica para Martine (“gladiadora” do Programa, que sem motivo nenhum agia como Arnold Schwarzenegger no Exterminador no Futuro durante parte do episódio) que há mais pessoas assim espalhadas pelo país e que elas também serão governadas.

Outro problema evidenciado no episódio foi o de comunicação com a Máquina. Root é o intermédio entre Ela e a equipe, porém o contato entre elas está limitado, já que Samaritan está a procura da Máquina que vem interferindo nos seus planos. Root convenceu Finch que ele precisa acreditar mais na Máquina e ele decide que eles devem se encontrar em breve.

person-of-interest-resse-walter

Na esperança do encontro, fomos para o sexto episódio. Mas, Person of Interest decidiu adiar esse momento e investir no humor. A série sabe trabalhar com esse tom, mas esse episódio pareceu uma paródia dela mesmo. A começar pelo número: Walter Dang, um vendedor de seguro que decide investigar o suicídio do irmão de uma amiga do trabalho, Abel Mindler, e assume o codinome de Jack Forge. Alguma semelhança com Reese? Sim, muitas e essa piada foi explorada muitas vezes no episódio.

Abel Mindler trabalhava em uma transportadora e descobriu que estava transportando armas que iriam parar na mão de “Armorer”, codinome criado por Dominic, por isso ele decidiu esconder o caminhão. Porém, Elias não queria que essas armas ficassem em Nova York e decidiu interferir na investigação. 

Então, Dang/Forge se viu no meio de uma disputa antiga entre Dominic e Elias, mesmo que ele não tivesse nenhuma noção disso.

person-of-interest-finch1

O destaque desse episódio estava do outro lado do continente: Mr. Finch, que colocou Shaw atrás o computador e foi fazer uma apresentação em uma conferência em Hong Kong. O Professor aproveitou a casualidade para se envolver com Elizabeth Bridges, dona da empresa Geospatial.

Enquanto acreditávamos que Finch estava interessado em um romance, ele providenciou um assalto para instalar um programa no computador de Elizabeth, que já se mostra como um interesse para Samaritan. Não sabemos o porquê, mas Finch deve saber e por isso, conseguiu se antecipar ao programa de vigilância.

 

Melhores momentos

person-of-interest-root-martine

Episódio 5:

  • O bang bang no hotel entre Root e Martine.
  • Root para Finch: “If you could give Shaw a message…” <3
  • Shaw para Finch: “Any word from Shaw?” <3 <3

person-of-interest-walter

Episódio 6:

  • Walter: “Detective Forge, Jack Forge
  • Walter para Reese: “How do you do that with your voice?
  • A roupa e bigode de Jack Forge que imitavam o do Comissário Gordon
  • O discurso analógico com Batman de Walter para Reese no fim do episódio

 


O que você achou desses episódios? Conte para os Apaixonados nos comentários.


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×