Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 4×09 The Devil You Know e 4×10 The Cold War

Por: em 7 de janeiro de 2015

Person of Interest – 4×09 The Devil You Know e 4×10 The Cold War

Por: em

O que dizer de um episódio que começa com um tiroteio entre Shaw e Martine? Só tenho a dizer que fica melhor!

The Devil You Know

Depois de conseguir localizar Shaw na loja de cosméticos que ela trabalha, Martine e Shaw começam um embate que destrói parte da loja. (Se houvesse um ranking de melhores cenas de tiroteio de Person of Interest, essa cena estaria abaixo daquela entre Martine e Root em Prophetsmas foi tão excitante quanto). Shaw consegue sair da loja e fugir com uma carona de Root.

Ao longo do episódio, as duas continuam fugindo para manter Shaw longe de problemas, mesmo que para isso, muito sedativo fosse necessário.

PersonofInterest-Shaw

Com a identificação de Shaw, Finch e Root perceberam que a vida deles também pode estar em perigo. Por isso, preservar Shaw e até mesmo Fusco, que recebeu uma visita de Martine, era no mínimo cuidadoso.

Por isso, apenas Reese ficou encarregado de cuidar de Elias apenas com a ajuda de Finch na batcaverna-metrô. Por muitas vezes, Reese teve que convencer Elias que ele precisava dele como um “anjo da guarda”. Se pararmos para pensar, ele estava certo. Reese estava em mais perigo com Elias, do que Elias estava mais salvo perto dele. Na briga pelas ruas de Nova Iorque, Elias tem mais experiência, logo já tinha antecipado que isso um dia poderia acontecer e plantou a bomba no cofre. Mas ele não conseguiria se livrar de Dominic sem a ajuda de Finch e Reese.

Elias foi brilhante nesse episódio. Sua frieza para lidar com os problemas causados por Dominic e a sensibilidade com Anthony – Scarface –  mostram o cuidado com um personagem que teve tempo e espaço para amadurecer na série.

PersonofInterest-Reese-Elias-Scarface

Já Dominic, que ainda não conseguiu elevar a sua gangue ao status de “maior gangue de Nova Iorque”, chegou a uma conclusão perigosa para a equipe. Segundo o líder da gangue, o que torna Elias poderoso é a proteção que recebe de algumas pessoas, como o detetive Riley, da menina que o sequestrou – Shaw – e de quem está acima deles. Isso significa que Dominic vai persegui-los? Se sim, agora são duas “instituições” extremamente perigosas atrás da equipe.

Martine, que foi promovida à “olhos humanos da Samaritan“, também está na caçada por Mr. Finch e Cia. A promoção da moça aconteceu depois que Samaritan descobriu uma falha causada pela Máquina e por isso, ela não conseguiria identificar Shaw. Esse só foi o começo da caçada pela equipe. Depois do episódio dez, a situação fica mais tensa para eles, já que a batalha entre Samaritan e Máquina é oficializada.

The Cold War

Finch montando um sanduíche para Shaw e Root vestida de urso foram as cenas mais leves desse episódio. Depois disso, a tensão toma conta.

Afinal, The Cold War mostrou o que estávamos esperando da quarta temporada de Person of InterestSamaritan VS. Máquina. E claro, o começo dessa batalha foi incrível.

Samaritan mostrou que pode brincar de Deus e fazer o que pensa com Nova Iorque. Primeiro, decidiu instalar a paz e depois, deixou que o caos assumisse sua vez na metrópole. Essa brincadeira, que fez Finch e Reese correrem de número em número sem nenhum sucesso, convenceu a Máquina que era hora de um encontro entre as inteligências artificiais.

personofinterest

A conversa que foi humanizada por Root e por um menino macabro não resultou em nenhuma negociação pacífica, mas em uma confirmação: Samaritan fará de tudo para destruir a máquina construída por Finch e com isso a vida de sua equipe será arriscada.

A escolha de uma criança foi uma surpresa para a série, que geralmente não usa artifícios tão “manjados” e “comuns” que é uma criança discursando coisas assustadoras. Mas mesmo que Person of Interest tenha adquirido um pouco de Supernatural, o episódio não se perde.

personofinterest-samaritan-machine-root

No meio dessa briga, Finch não conseguia tomar uma posição. Afinal, ele não confia na máquina que criou para tomar decisões humanas. E quando essas decisões são tomadas por Samaritan, mesmo que com objetivos benevolentes, o assunto fica mais sério. Ele sabe existem limites para tentar ajudar os números e quem consegue estabelecê-los são eles. Para Samaritan esses limites não existem.

Do outro lado, Greer ganhou alguns flashbacks nesse episódio lembrando quando ele era integrante da MI6 e tinha que “combater” a KGB. As cenas mostram como o próprio Greer já foi enganado e aprendeu que ninguém é totalmente leal à sua pátria. Os flashbacks provam como Person of Interest é relevante e ganha profundidade a cada a episódio.

Agora, é saber como a equipe vai tentar lidar com os ataques de Samaritan, que estão cada vez mais frequentes e agressivos.


E vocês estão gostando da série até aqui? Conte nos comentários!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×