Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

[Personagem/Ator] Cristina Yang/Sandra Oh

Por: em 5 de maio de 2010

[Personagem/Ator] Cristina Yang/Sandra Oh

Por: em

Em fevereiro, lançamos a seguinte enquete: “No Seattle Grace, qual seu médico favorito?” Como forma de divulgação do resultado de nossa pesquisa, resolvemos criar mais esta coluna, Personagem/Ator, na qual falaremos sobre personagens e seus respectivos intérpretes. A pesquisa mencionada teve, nas três primeiras posições, três médicas do hospital de Grey’s. A terceira delas, com 17%, foi Dra. Grey (Meredith), a doutora que empresta o sobrenome ao seriado. Em segundo lugar, com 22%, temos Dra. Bailey. Em primeiro lugar, com 29%  dos votos, Dra. Cristina Yang. E é de Yang e Sandra Oh que falaremos a partir de agora.

Não tenho medo de exagerar quando se trata de Cristina Yang, até mesmo porque creio que ela seja do tipo “ame” ou “odeie”. E odeia, somente, quem não a entende. Posso estar sendo extremista, mas creio que estou conseguindo ter a parcialidade exigida quando se trata de uma análise real. Cristina praticamente pensa medicina. Cirurgia cardíaca. Alguns podem rotulá-la fria, calculista, interesseira… E ela não deixa de ser. E você?


Cristina Yang é uma das residentes do hospital Seattle Grace – o fictício da série Grey’s Anatomy, que está prestes a encerrar sua sexta temporada! – e já demonstrou em diversas situações a que veio. Yang é do tipo de pessoa firme e decidida e, nos primeiros anos de sua residência, era totalmente avessa a casamento. Dr. Burke, uma das mentes (e mãos) mais brilhantes da cirurgia cardíaca do mundo (no seriado), mudou isso. Aliás, transformou Cristina Yang, acendendo uma fagulha que fez a possibilidade acontecer.

Depois de se mudar para o apartamento do então “noivo”, a residente foi pega de surpresa já praticamente no meio de decisões importantes de seu casamento – as quais foram repassadas para sua melhor amiga, Meredith Grey, que resolveu tudo com boa-vontade e paciência. Depois de uma grande luta interna para aceitar o fato de que estaria fazendo uma coisa que julgara nunca precisar fazer – casar! -, Yang é deixada no altar (sem sobrancelhas!)!

Foi uma das melhores cenas de Cristina Yang até hoje. Em meio aos mais diversos momentos da personagem, como não ter se emocionado com a residente quando Owen (seu atual namorado) toca no assunto “Burke”, que é uma de suas maiores feridas*?


Cristina pode não ser a flor mais cheirosa que poderíamos encontrar, mas com certeza é um ser humano com sentimentos, mesmo que os mesmos se escondam por detrás de capas protetoras. O mais íntimo de seu ser é conhecido por poucos, somente por aqueles que ela permite. E a responsável por tudo isso, além de Shonda Rhimes (criadora do personagem e da série), claro, é Sandra Oh, atriz que interpreta Yang.

Sandra Oh nasceu em Ontario, Canadá, no dia 20 de julho de 1971 e tem hoje 38 anos. Aos 14, com o papel principal de ”Diary of Evelyn Lau”, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival FIPA de Cannes, em 1994. Na tevê, antes de Grey’s Anatomy (que com Cristina Yang abocanhou um Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, em 2005), atuou na sitcom “Popular”, da Warner, e na “Judging Amy”, da CBS. No cinema, participou de vários longas, inclusive no baseado no romance homônimo de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, com direção de Fernando Meirelles.

Sandra Oh e Cristina Yang partilham de uma característica forte: determinação. A Equipe Apaixonados por Séries deseja às duas muito sucesso em suas carreiras.

* Cena mencionada:


Lucas Soares

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×