Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Pretty Little Liars – 6×03 Songs of Experience/ 6×04 Don’t Look Now

Por: em 27 de junho de 2015

Pretty Little Liars – 6×03 Songs of Experience/ 6×04 Don’t Look Now

Por: em

A 6 episódios do prometido desfecho da storyline de -A, Pretty Little Liars, nas duas últimas semanas, finalmente nos deu respostas concretas (ao mesmo tempo em que também deixou mais perguntas) identidade de Charles DiLaurentis/-A. Aparentemente, adiantar o final dessa trama fez bem para a série, que vem entregando, até agora, uma boa temporada, sem a enrolação habitual.  A medida que o quebra-cabeça de -A é finalmente montado, as coisas começam a fazer sentido.

Charles - lapide

As especulações principais enfim foram confirmadas: Charles é o irmão mais velho de Jason e Ali. Nascido com algum distúrbio que o Mr. DiLaurentis não revelou sintoma ou procedência, o garoto foi internado em Radley ainda uma criança e Jason acabou impelido a acreditar que o irmão, 15 meses mais velho, na verdade era apenas um amigo imaginário. Essa explicação requer um pouco de mente aberta para ser aceita, mas como falamos de Pretty Little Liars, a gente deixa passar. Já tivemos coisa pior. Não dá pra saber até que ponto tudo que o pai de Jason e Alison revelou é verdade (e não foi citado nada que desse suporte a teoria de que Charles seria transexual), por isso estes próximos episódios devem ser permeados por mais respostas.

A lápide com o nome do garoto encontrada pelas meninas e Jason na casa de uma tia que visitava o garoto em Radley parece legítima. Mas esse fato não quer dizer, necessariamente, que Charles tenha sido enterrado ou esteja morto. Todos sabemos que Jessica DiLaurentis não era a pessoa mais sã do mundo, então nada impede que ela tenha criado uma cova simbólica para o filho depois dos 16 anos – quando ele supostamente se suicidou e também o final do seu registro em Radley. E, como Spencer bem colocou, -A tinha o vídeo e várias recordações de Charles, então mesmo que não seja o dito cujo (o que eu não acredito), é alguém que conhece sua história e quer encontrar alguma forma distorcida de vingança.

Mais uma vez, fica claro que todas as estradas levam a Alison. Supostamente, Charles tentou matá-la ainda criança. Quando as meninas foram para a dollhouse, Mona estava lá, sequestrada, fazendo o papel de Alison. Quando a Alison de verdade fez o apelo na TV, um encontro foi marcado. De alguma forma ou outra, Charles/-A possui alguma obsessão doentia pela irmã, que parece ser o motor de tudo que ele fez e ainda está fazendo.

Sara PLL

O que nos leva a Sara. Pra mim, parece tão óbvio que ela está diretamente envolvida em tudo (isso se ela não FOR Charles!) que chega a irritar como a Emily tem sido ingênua em acreditar na garota. Sara desapareceu na mesma época que Alison, desde que retornou à série ainda não vimos seus pais, aquele vídeo ameaçando-a foi extremamente suspeito e sua aproximação com Em não é natural. Alguma coisa tem. Mesmo que Sara não seja Charles/-A, parece improvável que ela não esteja envolvida com ele. E por que se aproximar logo de Emily, que todos sabem que é a liar com quem Alison tem o laço mais forte (#EmisonisReal)?  Vou me surpreender (e até mesmo me decepcionar) se no fim das contas, Sara for mesmo apenas outra vítima de Charles.

O ruim disso, no fim das contas, será ver Emily quebrar a cara de novo. Os roteiristas parecem não gostar da personagem, porque enquanto todas as outras meninas estão teoricamente em paz com seus respectivos namorados (e até Alison ensaia um envolvimento com Lazaro, novo parceiro de Toby na polícia), Emily nunca dá sorte com seus interesses amorosos. Ou as garotas morrem ou somem ou são misteriosas e parecem aliadas de -A. Se confirmadas as suspeitas, Sara vai ser mais uma pra grande lista.

Falando em listas, um encerramento que o 6×03 trouxe foi o da trama de Andrew, mais um na enorme fila de suspeitos que a série, desde a S01, tenta nos empurrar goela abaixo. Já era esperado que o rapaz era apenas mais uma vítima na rede de mal entendidos surpreendente que as meninas conseguem cometer, então não foi surpresa sua libertação e o fato de que, na verdade, ele estava tentando encontrar Aria para salvá-la. Agora que o rapaz foi embora, o caminho natural é que a garota volte para os braços de Ezra (ou se envolva com o fotógrafo que a ajudou no último episódio).

spencer-tortura-a

Os jogos psicológicos realizados por Charles durante a estadia das garotas na dollhouse também ganharam contornos mais sombrios. Ele não apenas fez as garotas escolherem por uma em detrimento das outras, como também brincou com sangue, alucinações e tudo o mais que um psicopata sádico poderia preparar. Spencer, como já esperado, acabou sendo a mais afetada. Seu vício em remédios não vai levá-la a um bom lugar e o fato dela já procurar drogas de fato ou de remexer o lixo de Aria em busca de comprimidos mostra isso. Com Radley fechada, para onde a garota será mandada caso tenha outro surto psicótico? É essa minha maior dúvida. Pelo menos, Ezra já está atento e provavelmente deve intervir por ela junto a Aria.

O que continua me irritando é o fato delas, MAIS UMA VEZ, não contarem a ninguém o que sabe. Agora que seus pais, amores, polícia e todo mundo já sabe de -A e que Andrew foi inocentado, não faz o menor sentido que elas não revelem que encontram as recordações de Charles e outros sinais na dollhouse. Pior ainda é Hanna colocar em risco seu relacionamento com Caleb por mais uma mentira contada. Ok que colocar um GPS no carro da garota sem que ela soubesse foi bastante escroto (e até um pouco doentio), mas no fundo, as intenções de Caleb eram as mais nobres possíveis – o que, claro, não torna certo o que ele fez. Vamos ver como o casal vai sobreviver a mais essa.

Faltam 6 episódios pra finalmente termos as respostas esperadas há anos. Ansiosos?! Fiquem com a promo do 6×05 – She is no Angel, que será exibido na terça, dia 30/06.

Até a próxima resenha!


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×