Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Pretty Little Liars – 7×19 Farewell, My Lovely

Por: em 22 de junho de 2017

Pretty Little Liars – 7×19 Farewell, My Lovely

Por: em

O momento em que PLL é óbvia e não óbvia ao mesmo tempo.

Reprodução/Freeform

Sim, a série exibiu o seu penúltimo episódio e somente com a cena final de Farewell, My Lovely a ficha começou a cair e semana que vem nós veremos Rosewood e os seus inquietantes moradores por uma última vez. Mas vamos deixar o emocional abalado para semana que vem e comentar o décimo-nono episódio?

Como esperado, tudo girou ao redor de Mona e as desconfianças das meninas na participação dela nesse jogo doentio. Os transtornos mentais que Mona possuiu durante os três primeiros anos da série finalmente tiveram novas consequências, pois depois de ter sido incluída novamente no jogo, o fascínio pelo controle atingiu gatilhos que ela esperava ter superado. Com A.D. roubando-lhe o tabuleiro e as meninas confrontando-a novamente, nós vimos a frágil loser Mona tomar conta dela outra vez e foi impossível não se sensibilizar.

A partir daí, descobrimos que foi Mona quem assassinou Charlotte. Tive sentimentos mistos ao me deparar com essa revelação (tomei uma voadora de spoiler antes de ver o episódio), mas ao rever a cena de flashback entre as duas antagonistas, pude constatar o quão lógico e coerente foi que o fim da Big – A tenha se dado por um confronto ainda não visto na série, o encontro de A’s. Foi óbvio usar Mona como culpada? Sim! Mas não havia desfecho melhor para esse mistério.

Reprodução/Freeform

O encontro das duas na torre da igreja se deu muito ao fato de que Mona nunca acreditou na recuperação da Charlotte, quem mostrou-se cruel e manipuladora como sempre. A vilã não estava disposta a mudar e já devia estar preparando uma revanche contra a Alison, as meninas e a própria cidade, ódio que ela quis deixar bem claro. Os diálogos dessa cena foram realmente empolgantes e decidida a não deixar que ela e as meninas fossem machucadas, Mona tenta assustá-la ameaçando-a de morte. Mesmo assim, Charlotte não estava disposta a perder e depois de uma luta entre as duas, Mona a mata em legítima defesa depois de empurrá-la contra os encanamentos do local, o que dificultou a polícia de achar a arma do crime.

Sim, mais uma legítima defesa na história, mas a partir disso podemos perceber o quão subestimada Mona Vanderwaal foi a vida inteira por Alison e toda a cidade, já que as mentirosas nunca a trataram bem de fato e o único desejo dela era fazer parte do grupo. Seus problemas psicológicos vieram justamente do fato de ter sofrido bullying da ex-abelha rainha e omissão das meninas, levando-a criar A (a série). Claro, isso não a isenta da culpa que tem por tudo que fez, mas foi muito triste ver Mona tão destabilizada e, espero que finalmente, as liars sejam justas com ela. Torço por um final feliz para a dona de Rosewood, mas infelizmente, tenho o pressentimento que isso não vai acontecer. Oremos.

Reprodução/Freeform

Enquanto isso, com a confissão de Mona, as últimas peças do tabuleiro foram entregues e as garotas tiveram que ir até o terreno da Tia Carol, onde o corpo de Elliott/Archer estava definitivamente, o que foi uma armadilha para que Tanner e os policiais as encontrassem e levassem para a delegacia. Prontas para passar a vida na cadeia, elas não contavam com a interferência de Mary Drake, que confessou ter assassinado sua irmã e, de quebra, assumiu a culpa por matar Archer, livrando as meninas de todas as acusações. Posso dizer que a sra. MD manteve-se ambígua durante todo esse tempo, mas que suas cenas com Spencer sempre foram emocionantes e seu gesto em oferecer a liberdade para a filha e sobrinha como forma de se redimir por algo foi bem tocante.

Ou seja, com o assassino de Charlotte descoberto e livres do motivo por qual A.D. as chantageava, o jogo de tabuleiro acabou e as meninas podem ficar em paz quanto a isso. Mas a pergunta que nunca cala, quem está por trás de tudo? Vou compartilhar meu humilde palpite sobre quem será revelado o último stalker da série e acredito que será… WREN. Não acredito na teoria de gêmea da Spencer ou sua dupla personalidade pois dificilmente a série seguirá um caminho tão elaborado sem exibir tantos furos. Mas por que o Wren? Lembram quando Big –A estava prestes a ser revelado e a maioria das teorias internet a fora era de que Wren era o Charles? Desde que houve a passagem de tempo, I. Marlene King mencionava o fato de queria o Julian Morris na série novamente e quando seu retorno foi confirmado para a última temporada, só tivemos uma cena aleatória entre ele, Spencer e o Ezra naquele aeroporto. Acredito que a participação dele não se resumirá somente naquela cena camarada e tem muito mais por vir. Pode ser somente uma cisma minha, ou não, mas vamos respirar fundo porque dentro de poucos dias as Lindinhas Mentirosas estarão dando um adeus definitivo para a gente.

Observações:

  • As meninas se safaram, mas a Tanner sabe da verdade. Dessa vez, pelo menos.
  • Eu amei demais a cena entre a Janel Parrish e a Vanessa Ray. Duas vilãs maravilhosas dessas!
  • Vou terminar essa série querendo guardar a Mona num potinho. Não existe personagem mais injustiçado. Ouvi-la chamar as meninas de amigas e saber que não era recíproco doeu muito.
  • Foi tão bom o Ezra jogar verdades para as meninas. Ninguém era santa ali pra julgar a Aria, né? Felizmente, estão todos unidos novamente.
  • Uma das coisas mais legais da série é a amizade da Hanna com a Mona. É tudo tão sincero que poderia ter tido um tratamento e destaque bem maior.
  • No fim, as consideradas “vilãs” (Mona e Mary Drake), salvaram as heroínas da história.
  • Será preciso comentar que a famigerada cena do flashforward do 6×10 esquecida no churrasco era só um pesadelo da Emily? Somos feito de trouxas até o ultimo minuto!

Compartilhem comigo suas suspeitas sobre quem será o ultimo vilão e suas expectativas para o final. Espero vocês semana que vem para comentarmos a ÚLTIMA review dessa série que é a própria definição de amo odiar, né? Até lá!


Pedro Fernando

Paulistano e nerd. Viciado em livros e séries que possuem bons dramas, seja de fantasia ou ficção científica. Apaixonado por séries desde a época das tardes de ouro do SBT, com Um Maluco No Pedaço e Eu, a Patroa e as Crianças. A partir disso o amor só cresceu!

São Paulo - SP

Série Favorita: The Fosters

Não assiste de jeito nenhum: CSI: Criminal Scene Investigation

×