Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Awake

Por: em 18 de fevereiro de 2012

Awake

Por: em

 

 

SEN-SA-CI-O-NAL! Não há melhor palavra para descrever o piloto de Awake, e não estou sendo extremamente otimista e/ou supervalorizando o show. Inteligente, instigante e, pelo menos em seu primeiro episódio, sem deixar pontas soltas ao interligar fatos, parece que a NBC acertou em cheio e possui um produto com muito potencial e qualidade em mãos.

A série, anteriormente intitulada REM, foi concebida pelo mesmo criador de Lone Star, Kyle Killen, e possui como showrunner o mesmo escritor de 24 e HomelandHoward Gordon. Ainda, é estrelada por Jason Isaacs (Harry Potter), Laura Allen (Terriers) e Dylan Minnette (Prison Break). Awake terá sua estréia oficial em primeiro de março, mas a emissora disponibilizou-a no Itunes e em seu site oficial.

A série conta a trágica história da família do detetive Mark Britten (Isaacs) que, após sofrer um acidente de carro, começa a viver em duas realidades paralelas: em uma delas o incidente ocasionou a morte de seu filho Rex (Minnette) e na outra de sua mulher Hannah (Allen). Cada realidade possui suas peculiaridades, afinal a perda de uma pessoa importante acarreta em inúmeras alterações na sua vida/rotina pessoal e profissional. Para diferenciar as duas realidades, Britten usa uma pulseira com cores diferentes: a vermelha é utilizada no universo em que sua mulher está viva e a verde naquele em que seu filho sobreviveu. Assim, em cada realidade há plots e elenco distintos:

Divulgada como uma espécie de versão televisiva do fantástico filme A Origem, Awake possui um roteiro genial em que se criam duas realidades completamente distintas, que são conseqüências reais da perda de uma ou outra pessoa, ou seja, em um universo em que se perde a esposa, abre-se um leque de oportunidades para haver uma ligação amorosa, reaproximação com o filho, entre outros. O mais interessante, é que, assim como nosso subconsciente, as realidades se interconectam. Nesse episódio, por exemplo, as pequenas semelhanças dos dois casos foram fundamentais para uma melhor visão do detetive.

Além da brilhante atuação do protagonista Isaacs, faz-se importante ressaltar o empenho e realismo em cena dos terapeutas John Lee e (Wong) e Judith Evans (Cherry Jones). Os doutores parecem ser o alter ego de Britten e dos telespectadores, questionando pontos relevantes, bem como levantando mais e mais questionamentos sobre a mente problemática do detetive. Além disso, eles tentam desconstruir a “outra” realidade de uma forma muito eficaz, que confunde, ainda mais, o protagonista e, é claro, nós.

Circulam boatos na mídia americana de que a série não terá futuro, devido a sua complexidade, principalmente por ser veiculada em canal aberto que, tradicionalmente, cativa um público que acompanha tramas mais “simples”, na forma procedural. Ainda, o grande protagonista do show, Jason Isaacs, estrela outra série (Case Histories) já renovada para uma segunda temporada. Assim, diz-se que Awake estaria com os dias contados antes mesmo de estrear. Honestamente, espero que as especulações não se confirmem, pois seria um desfalque ainda maior para uma temporada extremamente frágil da televisão norte-americana.

É praticamente impossível assistir ao piloto sem se questionar do que é realidade ou não, e o show traz inúmeras possibilidades que irão cativar um público extremamente fiel. E se você ainda está na dúvida de assistir ou não Awake, assista a promo legendada do show:

A primeira temporada contará com treze episódios e você poderá acompanhar as reviews do show, a partir do dia 8 de março, aqui no Apaixonados por Séries!

 

 


Gabriela Carvalho

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Big Love

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×