Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Bates Motel

Por: em 29 de março de 2013

Bates Motel

Por: em

Bates Motel é um drama psicológico, um suspense que honra suas origens.  Produção do A&E, canal pago dos EUA, baseada no livro de Robert Bloch e no filme de Hitchcock Psicose, a série é um prelúdio ao filme. Em Bates Motel conhecemos o Norman Bates (protagonista do filme) ainda adolescente e vemos como é o relacionamento com sua mãe, como chegaram na cidade e arrendaram o motel que gerenciam, num lugar deserto e longe de lembranças perturbadoras.
Para quem nunca viu o filme dos anos 60 e está se perguntando se precisa vê-lo antes, a resposta é não, não perderá nada por não ter visto, mas assistir Psicose e saber o que acontece no final (já que a série é um prelúdio) torna a experiência muito mais enriquecedora, muito mais fácil admirar os detalhes do filme que os produtores colocaram na série.

A série começa mostrando o porque foram para longe, como a Sra. Bates abandonou sua vida e arrastou o filho para um lugar longínquo após adquirir um motel de beira de estrada num lugar que ela achou conveniente, pela beleza, por ser longe, por poder recomeçar uma vida em família longe de todos que conhece. Como disse, a série vai abusar do suspense, as sequências iniciais mostram isso, são cenas perturbadas, mas não completamente perturbadoras.

Bates Motel tem o clima dúbio, ora normal, ora escuro e tenebroso, algumas vezes até a linha do horizonte sai do lugar para causar agonia. Bates Motel usa muito nesse início de distorção de imagens. Mas ganha pontos ao não tentar assustar quem está assistindo, só vamos sendo fisgados pela história, ficamos prestando atenção no que vai acontecer, porque o clima sugere que algo está errado. Algo está definitivamente errado. Mas ainda não somos capazes de saber o que. Além de sabermos o final da família e do motel Bates, este episódio nos passa a impressão que não é somente a família Bates que é estranha. A cidade toda parece ter algo errado.

Durante a temporada devemos ver o desenvolvimento de Norman Bates, em como era o relacionamento com sua mãe, por esse primeiro episódio essa relação parece quase incestuosa. Os dois personagens são bem consistentes, muito bem interpretados o que acrescenta muita profundidade à série.

A Sra. Norma Bates é manipuladora e muito fria. Ela age com muita calma e raciocínio quando deveria estar desesperada. Ela sabe como dominar psicologicamente uma pessoa, principalmente seu filho. As vezes impositiva, as vezes se diminuindo para isso. Já o Norman é um adolescente ingênuo, apegado à mãe e as vezes ele é muito estranho. Uma presa fácil para a Sra. Bates. Norma tem mais um filho que não aparece neste primeiro episódio, mas aparecerá na série.

Os atores até se assemelham fisicamente com os do filme. Vera Farmiga interpreta Norma Bates e parece um tanto com as garotas que Norman se interessa no filme. Freddie Highmore é Norman Bates e a semelhança com o Norman do filme é bem convincente. No elenco ainda temos Nestor Carbonell como o xerife da cidade, Olivia Cooke como Emma Decody, colega de Norman na escola.

Bates Motel tem uma bela fotografia e uma trilha sonora muito boa! Vale a pena prestar atenção nestes detalhes. Apesar do filme ser da década de 60, a série se passa nos dias atuais. A produção e a cenografia abusa de elementos mais antigos, a atmosfera deixa a imaginação livre e a data não incomoda.

Como este post é um Primeiras Impressões, a impressão é de que a série vale a pena acompanhar, ou fazer uma maratona quando começar o hiato das séries. Não me desapontei com nada. A série terá 10 episódios nesta 1ª temporada.

PS.: Devo fazer uma ressalva quanto aos 5 controles dados ao episódio por causa de uns comentário que vi: não sou fã de séries ou filmes de terror, nem destes suspenses que tentam te dar sustos todo o tempo e não desenvolvem bem a história se apoiando nesta muleta. Acho que algumas pessoas podem não gostar de Bates Motel por isso.

Músicas do episódio

 


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×