Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Terra Nova

Por: em 27 de setembro de 2011

Terra Nova

Por: em

 

 

Todos estamos cansados de saber que o ser humano está arruinando a sua própria sobrevivência na Terra poluindo e superpovoando nosso planeta. Mas como certamente nenhum de nós estará vivo quando isso de fato acontecer, levamos nossas vidas normalmente como se nada disso fosse real. Agora imagine se você estivesse vivendo nessa Terra mostrada em Genesis, no ano de 2149, na qual é preciso usar máscara para sair na rua e policiais batem à sua porta para revistar sua casa a fim de ter certeza que você não está quebrando a lei da procriação. É, imagino que não seria nada agradável viver assim, muito menos sabendo que a situação só piora a cada dia.

Assim, o casal Shannon já começa o seriado Terra Nova fora da lei por ter três filhos, e isso acaba levando Jim Shannon (Jason O’Mara) à prisão, na qual passa dois anos até que Elisabeth (Shelley Conn), sua esposa, é recrutada para a décima leva de peregrinos enviados para colonizar Terra Nova. Vista como um novo começo para a humanidade, essa colônia está “localizada” 85 milhões de anos antes do seu tempo. Não é muito difícil entender a razão que a levou a aceitar de imediato. O problema é que, Jim estando preso e Zoe (Alana Mansour), sua terceira filha, estando fora da lei, ela pode ir apenas com Josh (Landon Liboiron) e Maddy (Naomi Scott), seus filhos mais velhos.

Assim começa todo um plano arquitetado para conseguir fazer a família viver unida na colônia que, ao menos pra mim, pareceu ter sido executado bem rapidamente. Tive a sensação de que foi extremamente simples para Jim escapar da prisão e conseguir chegar junto à sua família do outro lado do portal, ainda mais com Zoe dentro de uma mochila. Ninguém conferiu as bagagens? Bom, mas consegui deixar isso pra lá por não ser o foco da história e roí minhas unhas durante todo o episódio duplo.

Muitos estão questionando a escolha pelo período Cretáceo, levando em conta o meteoro que matou os dinossauros, para a formação da “nova humanidade”. Essa questão conseguiu ser “explicada” com dois fatos: o primeiro é que os cientistas não escolheram época nenhuma, eles simplesmente encontraram essa específica fenda no tempo; o segundo é que Terra Nova não está na mesma linha do tempo na qual os personagens estavam em 2149, tendo assim a possibilidade do meteoro nem cair na Terra dessa “vertente” do tempo. Além do mais, mesmo que o meteoro acabe caindo, isso aconteceu há 65,5 milhões de anos atrás, ou seja, Terra Nova tem ainda ao menos 20 milhões de anos para existir.

Quem explica tudo isso e várias outras questões científicas no seriado é Maddy, e sempre de uma maneira entusiasmada. Essas cenas só não foram mais bonitas que as cenas de Zoe, principalmente aquelas em que contracena com Jim, que tenta fazer com que ela o veja novamente como seu pai. Mas, se de um ladotemos a doçura das duas meninas, por outro lado temos aquele adolescente irritante que é Josh querendo a todo custo transgredir as regras e culpando seu pai por ter sido preso. Em Genesis, parece que ele começou a entender, por conta das consequências de seus atos, que a vida não funciona assim. Tomara que ele tenha mesmo crescido com tudo o que passou no seu primeiro dia em Terra Nova, e que não aproveitem essa chatice dele pra sempre no seriado.

Claro que Josh está apenas sendo guiado pelos seus impulsos adolescentes de ir atrás de uma menina, Skye (Allison Miller). Quando li a sinopse do seriado, achei que fosse simpatizar com ela logo de cara, mas ela me pareceu apenas uma menina que resolveu virar rebelde e se acha com poderes extraordinários. Sim, ela tem seus motivos pra isso, mas por causa dessa sua atitude “não tô nem aí” é que os Sixers conseguiram roubar a bateria do carro do seu grupo, o que levou a consequências muito piores. Mas confesso que achei superemocionante a sequência toda dos dinossauros tentando atacá-los enquanto eles estavam escondidos dentro do carro.

Acho sim que os efeitos poderiam ter sido melhores e que algumas coisas não são tão coerentes quanto esperávamos, mas acho também que Terra Nova vai render uma ótima e cativante história. Algumas perguntas já foram levantadas no piloto e me fazem aguardar ansiosamente pela próxima semana, como: por que os Shannon tiveram um terceiro filho? Por que o filho do Comandante Taylor “sumiu” e o que os sinais nas pedras têm a ver com isso? Quem são os Sixers e por quem foram mandados?

Quem também ficou curioso pra saber as respostas dessas perguntas poderá acompanhar as reviews semanais de Terra Nova aqui no Apaixonados por Séries. Vejo vocês na próxima semana!


Luana Lied Zapata

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×