Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Slap

Por: em 10 de outubro de 2011

The Slap

Por: em

 

 

Imagine que você está em um churrasco, com familiares e amigos, comemorando o aniversário de 40 anos de um deles. São pessoas de culturas, raças e personalidades diferentes. Uma das várias crianças está se comportando mal toda a festa, esgotando a paciência de muita gente, menos de seus pais. Então quando tal criança atinge o auge de sua falta de comportamento, um homem – que não tem nenhuma relação familiar, nem mesmo social – com o garoto, lhe dá um tapa (mas O tapa). Se você fosse a mãe ou o pai do garoto agredido, o que faria? E se você fosse o aniversariante; o agressor; ou simplesmente um convidado de fora?

São essas perguntas que a série australiana The Slap tenta responder. Pois é, aposto que você não havia escutando sequer falar dessa série. The Slap estreou dia 5 de Outubro na ABC1 (Australian Broadcasting Corporation) e é baseada no livro homônimo do escritor Christos Tsiolkas. Essa obra já ganhou inúmeros prêmios literários, e seu sucesso foi um dos fatores que levaram a criação da série. Na verdade, podemos chamar de minissérie. The Slap conta exatamente a mesma história do livro, que é dividido no estilo da saga As Crônicas de Gelo e Fogo – que deu origem a série Game of Thrones – onde cada capítulo é contado do ponto de vista de um personagem. A série, de 8 episódios, faz o mesmo: cada capítulo é focado em um dos 8 personagens principais e suas reações ao tapa (slap, em inglês). A série acaba lembrando Skins, ou até mesmo Lost, pela forma de exploração dos personagens, com pequenos e rápidos flashbacks.

A ideia da série – e do livro – é explorar como vidas podem ser destruídas após um único evento afetar a todos. Esse evento divide opiniões. Alguns acham que a criança merecia o tapa. Outros culpam os pais do mesmo, pois não impõe nenhuma regra a sua criança. Já o restante acha que um homem adulto nunca deveria bater em um garoto indefeso. Tudo isso piora quando os pais de Hugo decidem prestar queixa na polícia, e todos que estiveram no churrasco precisam tomar um lado e contar sua versão da história. Com isso, laços são quebrados; relacionamentos distorcidos; e vidas viradas de cabeça para baixo.

O piloto mostrou muito bem quem são esses personagens que nós acompanharemos pelos próximos sete episódios. Com uma boa direção e edição, The Slap começou com o pé direito, e vem sendo chamada de um dos melhores programas de TV australianos dos últimos tempos. O mais importante é sabermos quem é quem. Nesse primeiro episódio, chamado Hector, conhecemos…bem…Hector. Ele é de origem grega, aniversariante do dia, dono da casa onde o churrasco acontece. Não vou entregar mais nada dos personagens, pois é necessário que você os assista para conhecer. Após Hector, os outros 7 personagens, cujos pontos de vista serão focados, são:

  1. Anouk: amiga de infância da esposa de Hector, e também grande amiga do aniversariante. É roteirista de novelas.
  2. Harry: primo de Hector. Bastante impulsivo, faz de tudo para que sua família tenha somente o melhor.
  3. Connie: babá do garoto Hugo; trabalha na clínica veterinária de Hector e sua esposa.
  4. Rosie: mãe da criança agredida; amiga de infância de Anouk e da esposa de Hector.
  5. Manolis: pai de Hector; pai e avô amoroso com bom relacionamento com a nora, mas criado em uma cultura diferente.
  6. Aisha: esposa de Hector; veterinária e ótima mãe.
  7. Richie: amigo de Connie; estava cuidando da brincadeira que culminou com o tapa.

O piloto basicamente inicia a história, cria a tensão, e dá pistas das escolhas tomadas e do caos que se instalará na vida de cada um deles após o tapa. Porém, faz isso de forma belíssima. O elenco é formado de algumas carinhas conhecidas. Famoso ator australiano, Jonathan LaPaglia está excelente no papel de Hector, visivelmente dividido com tantas coisas acontecendo em sua vida. A indicada ao Oscar pelo filme Hotel Ruanda, Sophie Okonedo, faz um trabalho igualmente fantástico como Aisha, estourando com tanta pressão sobre o churrasco. A atriz mais conhecida é Melissa George, que faz a mãe da criança agredida. Sua interpretação está ótimq no quesito de mostrar como a educação de um filho pode mudar sua vida. Essie Davis, Alex Dimitriades, Lex Marinos, Sophie Lowe e Blake Davis completam o elenco principal.

Sei que estamos todos atolados de séries nessa época de início de fall season, mas garanto que The Slap e seus oito episódios podem valer a pena se seguirem a mesma linha que esse piloto. Não é sempre que temos a chance de aproveitar uma boa série australiana. E você, de que lado está?


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×