Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Walking Dead

Por: em 20 de outubro de 2010

The Walking Dead

Por: em

Vazou!! Um das estreias mais esperadas do ano acabou vazando antes do dia oficial, 31 de Outubro. A qualidade não é lá aquelas coisas, mas como estava bastante ansioso resolvi assistir. E confesso que curti muito o que vi. Vale notar que essa versão vazada é pre air, enviada para críticos e jornalistas avaliarem antes da estreia oficial, ou seja, pode ser que existam algumas mudanças no piloto que irá ao ar dia 31.

Para saber sobre a produção e o elenco visite o post das estreias de Outubro. Agora vamos falar da história, então, claro…spoilers abaixo.

Série + zumbi + AMC + revista em quadrinhos ovacionada pelos fãs = ansiedade geral. É um consenso quase total, o mundo ama os zumbis. É só procurar por aí e você encontra milhares de filmes, histórias em quadrinhos, video games e outros exemplos que contam a história dos mortos vivos. Zumbi fascina, é verdade. Seja por sua falta de racionalidade, pelo sangue, pelo terror, pelo medo. Mas fascina. O mundo adora uma boa história pós apocalíptica em que a população foi transformada em zumbis e alguns poucos tentam sobreviver no planeta Terra com pouca comida, falta de higiene e muito, muito medo.

Como iria ficar responsável pela série resolvi ler as revistas que estão todas traduzidas nesse ótimo site brasileiro. A 1ª temporada compreende as 12 primeiras edições e foi até ai que eu li. De cara me apaixonei pela história e simpatizei com os personagens. Mas se você for esperto, não o faça, porque eles não tem medo de matar ninguém nessa história. Claro que vão existir comparações nas reviews, afinal, o fã das histórias em quadrinhos gostaria de certas histórias introduzidas na telinha e posso dizer que esse piloto de 01h07m compreendeu bem a história das duas primeiras edições de The Walking Dead. Alguns acharão calmo demais, mas é proposital. Os diretores não poderiam jogar na cara do telespectador todo o terror e o medo sem antes explicar de forma coerente como começa a jornada de Rick Grimes após acordar do coma e perceber que o mundo foi tomado pelos zumbis.

Coloque-se no papel de Rick. Você é um policial que tem um melhor amigo parceiro, esposa e filho. Numa chamada de rotina você é baleado, entra em coma e meses depois acorda no hospital deserto e o mundo em que você vive foi consumido por uma crise em que as pessoas se transformam em zumbis e você não está salvo. Ser uma pessoa que acompanhou todo o processo já é horrível, então imagina você acordar do nada e ter que se adaptar a essa vida sem saber onde está sua família? Sem saber o que são essas pessoas desfiguradas que andam e tentam te comer? Por isso adorei a interpretação de Andrew Lincoln que soube dar ênfase ao medo e ao desespero. A cena na qual ele se pergunta se tudo isso é real e deseja acordar, como se fosse um sonho, foi ótima e seu desespero pode ser sentido por quem assistia a cena.

Todo o processo da história em quadrinhos foi seguida. A cena do tiroteio seguido por Rick acordando no hospital, encontrando a bicicleta, os vizinhos e sabendo de toda a verdade. Tudo isso foi magistralmente colocado em cena. A zumbi da bicicleta existiu mesmo e é fantástico ver como os diretores escolheram colocar esses pequenos exemplos na versão para a TV. Adorei mesmo a escolha de Lennie James para o vizinho Morgan. James tem todo esse lado misterioso e sofrido nos personagens que faz e transpôs todo o peso do personagem muito bem. A diferença da HQ para as telas é que na história em quadrinhos não existiu a parte da esposa de Morgan e mãe de Duane ter virado zumbi e ele não conseguir atirar nela. Porém, essa é uma das exceções que acredito, existirão muitas outras, que valerão a pena serem colocadas na série. Vai dizer que não foi fantástica a cena em que Morgan atirava de sniper nos zumbis enquanto Rick ia atrás da zumbi da bicicleta e dizia sentir muito por isso ter acontecido com ela?  É aí que surge uma grande dúvida dos fãs de zumbis. Quando o zumbi morre ele realmente encontra a paz? Ou a alma já foi embora faz tempo desde que se transformou em uma criatura horrenda?

Quanto ao resto da história, eu simplesmente esperava muita coisa com a parte do cavalo. Nos quadrinhos, a primeira vez que me senti realmente preso e emocionado na trama foi uma “conversa” de Rick com o cavalo que infelizmente deixaram de fora na série. Ela retrata bem o mundo sozinho que eles terão de viver e o quanto Rick tem problemas para falar e conversar com pessoas reais, de explicar seus problemas, o que foi bem colocado na conversa com o amigo Shane no começo do episódio. A conversa com o cavalo eu reproduzo aqui:

“Y’ know…that’s a good idea. Talking about the happiest day of my life will surely get my mind off all the messed up shit I’ve seen recenty. I had just gone into work that morning. I was sitting at the station drinking my second cup of coffee for the day. Gilroy was telling me about the drunk they brought in the night before…then the call came. It was my wife Lori. Her water had broken not ten minutes after I left. I grabbed my coat and ran home to get her. Got Gilroy to call Doc Stevens so he could meet us at the hospital. I got her to the hospital without a hitch. One of the only times I got to use the sirens on my car…it was a small town we lived in. I held her hand the whole time. There were some complications…and she had to get a cesarean. I was really worried…but everything went okay. The first time I laid eyes on little Carl…I… Y’know…on second thougt…thinking about the good times makes all this seem so much worse.”

O que eu não gostei? Achei que poderiam ter deixado para mais tarde mostrar que Lori e Carl estão vivos e bem, e que vivem em um acampamento com outras pessoas, das quais já pudemos ver Dale e Amy. Mas até aí tudo bem, só que eu esperava mesmo que deixassem o romance de Lori com o melhor amigo Shane como um bom cliffhanger, porque, sejamos sinceros, é muita sacanagem. Já não basta ter sido deixado para trás em coma num mundo com zumbis e ainda sua esposa estar ficando com seu melhor amigo? Mas tudo bem, essa história é bem válida para a trama e tem um desenvolvimento muito show. Só achei mesmo que poderia ter deixado tudo isso ainda em suspense para o 2º episódio.

No mais, não tenho NADA para reclamar. A AMC transformou esse piloto em um show de efeitos especiais, suspense, medo, emoção, tudo isso muito bem colocado na trama que tendo 01h07m passou voando. Os zumbis metem medo, as cenas nos deixam tensos, porque a qualquer momento pode aparecer um desses seres querendo arrancar sua pele bem atrás de você. E a transformação é bem básica. Você precisa ser mordido por um deles ou sofrer algum arranhão, então começará a febre e logo depois acaba virando um deles. A melhor cena? Toda a sequência na cidade em que Rick avista um helicóptero, os zumbis aparecem e ele tenta escapar num tanque do exército. Show. Roteiro impecável, efeitos visuais mais do que perfeitos, atuações até agora muito boas. Suspense, medo, terror, sangue e muito desenvolvimento dramático na vida dos personagens você pode esperar com The Walking Dead.

Se eu fosse você, esperaria até dia 31. Afinal, não está muito longe e The Walking Dead é uma daquelas séries que certamente vale a pena assistir em qualidade boa. O ruim de tudo isso é que só me restam 5 episódios, visto que a 1ª temporada só terá 6. Os críticos já falaram muito bem e agora é a vez de vocês fãs. O que acharam do ótimo piloto de The Walking Dead?


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×