Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Virtuality

Por: em 2 de julho de 2009

Virtuality

Por: em

Estou morta de cansada mas fui ver Virtuality antes de dormir, pra “amanhã” fazer um post com primeiras impressões. Só que não consigo ir dormir antes de escrever alguma coisa sobre o piloto. Se a série vale a pena assistir, se vai ter história para uma ou mais temporadas, eu não sei, mas, a função de um piloto foi cumprida com grandes méritos. Recomendo a qualquer um que veja esse piloto!! Acho que é o melhor piloto que já vi, mesmo que não seja da melhor série.

E qual é a função do Piloto de uma série? Quem adora série, provavelmente irá assistir, mesmo sem saber do que se trata o novo piloto (como eu). Então comecei a ver este episódio de 2 horas sem saber do assunto, e fui surpreendida. Até o final do grande episódio não temos certeza de sobre o que será a série. E mesmo ao final dele, ainda não temos.E é isso que espero de um piloto, me conte alguma coisa, e me deixe com vontade de assistir o restante da série.

A série produzida por Ron Moore é um reality show que se passa no espaço. A tripulação de uma nave estelar, participa de um programa que leva o nome da nave “Phaeton”, e no meio da sua missão de explorar o sistema solar, eles tem que decidir “ir ou não ir” para uma missão de dez anos, alcançar uma estrela, ver se é habitável, já que a terra entrará em colapso em menos de 100 anos.

Todos os tripulantes passaram por uma rigorosa seleção para entrarem no projeto, e embarcam nessa aventura, sem ter nenhuma privacidade, há câmeras por todos os lados, além de entrevistas isoladas com cada um, sobre sua impressões, sentimentos, opiniões sobre algum acontecimento.

A essa altura você deve estar se perguntando porque a série se chama virtuality, certo? por duas coisas, a mais óbvia, e mais importante para a série, é que o único momento em que os astronautas tem privacidade, é ao utilizar um módulo virtual, com cenários gerados por computador, para atender os desejos de cada um. O grande problema é quando esse sistema começa a apresentar falhas, e coisas inesperadas acontecem nesse “mundo virtual”, complicando a vida deles, já que muita dessas imagens os coloca em perigo.

A segunda “coisa” é relacionada com a primeira, pois parece impossível que a falha tenha “se criado”. Parece o trabalho de alguém, interno, e como disseram os personagens, não se sabe em quem confiar.

O comandante tem dúvidas sobre a realidade, sobre o que é real ou não, dentro e fora da sua nave, e acha que o “intruso” do seu mundo virtual quer dizer alguma coisa, e ele realmente nos faz imaginar que tem algo mais. E claro que a serie tem mais que isso, tem um casal gay, tem uma bióloga, tem um médico, tem um casal novo, tem um casal velho, tem um casal traindo, tem uma pessoa doente, tem alguém revoltada…

E no fim, bem, ficamos intrigados, algumas vezes levantei da cadeira, ansiosa. Outras vezes olhei no relógio pensando, isso não pode acabar assim. Mas o fato é que este piloto não me deu mais conhecimento do que antes de assisti-lo. Será que vai ser sobre as dificuldades da tripulação em passar esses 10 anos longe da terra? Será sobre os dramas de cada um dentro da nave? Será por uma busca sobre o que realmente aconteceu? Será uma busca pelo que é real? Será tudo uma jogada de marketing dos produtores do show? O comandante sabia de alguma coisa? Os fãs de star trek e BSG, vão gostar?

Virtuality me deixou muito intrigada, mas… Ainda não é certo que a Fox continue com a série. Não tem nenhuma informação na página da Fox, só um link para assistir o episódio, e o link sobre a série está errado…:{ Acho que o momento “go, no go” da série é mais que um plot, é uma figura de linguagem, um pedido para a Fox, para os seus executivos usarem como exemplo.

Os produtores tem um bom material nas mãos para dar uma bela continuidade na série. A indecisão da Fox será por medo dos Fãs de Star trek, BSG, Caprica, ou o que, para não ter encomendado nem uma temporada? Custos não são muitos, elenco fixo e pequeno, poucos cenários… Tentei achar alguma coisa sobre isso, mas não foi possível, se alguém souber, por favor, comentários! Edit: tem mais coisas aqui, no io9

O elenco de Virtuality: Clea DuVall, Erik Jensen, Gene Farber, James D’Arcy, Jimmi Simpson, Jose Pablo Cantillo, Joy Bryant, Kerry Bishe, Nelson Lee, Omar Metwally, Richie Coster, Sienna Guillory e Nikolaj Coster-Waldau.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×