Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Programa Piloto: Vida inteligente na Globo

Por: em 2 de janeiro de 2010

Programa Piloto: Vida inteligente na Globo

Por: em

Ano passado a safra de novos seriados da Globo foi excelente. Som e Fúria é a melhor série da emissora em anos, que pode ou não retornar em 2010. Aline começou leve até demais e depois entrou nos trilhos, com um visual novo e uma linguagem mais inteligente do que o que normalmente é feito voltado para os jovens, deve voltar ainda esse ano.

Agora chegou a vez de conhecermos uma nova série, ou melhor, um novo especial de especial de fim de ano da Globo com potencial para virar série, assim como começou Aline. O especial foi ao ar ontem e ainda não teve sua audiência divulgada. Mas numa sexta-feira de feriado, logo após o especial de fim de ano do Renato Aragão, com certeza não dá pra se esperar grande coisa. O jeito é contar com algum burburinho que o Programa Piloto possa causar nos próximos dias, lhe dando a chance de entrar na grade da emissora ainda em 2010.

Pra quem perdeu, o especial contou a história de quatro atores: Renata (Fernanda Torres), Beatriz (Andréa Beltrão), Alvarenga (Alexandre Borges) e Fabiana (Fernanda de Freitas). Os quatro protagonizam uma novela, com cara de dramalhão mexicano, passada no Paquistão. Locação e figurino parecem sobra das novelas O Clone e, principalmente, Caminho das Índias, e o próprio país escolhido para “sediar” a novela parece uma brincadeira com o apelido do Projac, também conhecido naquelas bandas como Projaquistão.

O tom do especial, ou melhor, da novela produzida por aqueles personagens, foi claramente inspirado em Fogo no Rabo, um dos quadros da extinta e divertida Tv Pirata. Também não poderia ser diferente, o Programa Piloto é uma criação de Cláudio Paiva, que além de cartunista é também uma das mentes por trás da sempre saudosa TV Pirata.

Embora o programa estivesse um pouco fora de ritmo, o texto ágil acabou por compensar a maioria dos defeitos. Andréa Beltrão e Fernanda Torres, como sempre, excelentes. Fernanda de Freitas como a jovem inescrupulosa não atrapalhou e Alexandre Borges ficou um pouco estereotipado no papel do galã namorador. Faltou mais um personagem masculino forte, talvez um Dante (Felipe Camargo em Som e Fúria), ou quem sabe até mesmo um grande ator fazendo o papel de um grande ator, cheio de superstições e “lições de vida”. Quem sabe um Tony Ramos ou Antônio Fagundes?

Claro, comparando com outra produção que fala sobre os bastidores da televisão, Programa Piloto não é, nem de longe, um Studio 60.  Mas é um ótimo começo para um assunto tão pouco abordado por aqui e que deve ganhar, em breve, um representante semanal. Ainda no primeiro semestre Miguel Falabella estreia Vida Alheia, série de humor que deve mostrar o mundo por trás das câmeras pelos olhos dos paparazzi.

Se o Programa Piloto vai virar série ou não, só o tempo dirá. Mas se você quiser conferir o especial, ele já está no Youtube, embora com uma péssima qualidade:


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×