Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Prováveis e improváveis professores no mundo das séries

Por: em 15 de outubro de 2009

Prováveis e improváveis professores no mundo das séries

Por: em

Nas nossas séries temos muitos professores que trabalham duro todos os dias. Para quem é professor, ou já foi algum dia, sabe como é complicado lidar com alunos todos os dias, corrigir provas, engolir alguns sapos e, na maioria das vezes, ganhar um salário que não bate com a dimensão do trabalho. Mas a questão é que, apesar dos pesares, amamos dar aula, conhecer pessoas e ajudar no crescimento de milhares de crianças, adolescentes e adultos do nosso país.

Sendo assim, primeiramente quero parabenizar Ross Geller (Friends), Ted Mosby e Lily Aldrin (HIMYM), Will Shuester e Sue Sylvester (Glee), Mohinder Suresh (Heroes), Daniel Faraday (Lost), Jason Gideon (Criminal Minds), Temperance Brennan (Bones), Walter White (Breaking Bad) e Haley Scott (One Tree Hill), cujos trabalhos nas séries nem sempre foram fáceis. Mas para o dia do professor, resolvemos fazer diferente. Pegamos as matérias ensinadas no ensino médio brasileiro e alguns prováveis e improváveis professores para ensiná-las. Tenho certeza que alguns deles cairiam como uma luva, já outros, seriam aqueles professores carrascos de alguns bons anos atrás.

Matemática – Kevin Arnold (Anos Incríveis)

A princípio pode parecer estranho ver o Kevin como professor de matemática… Afinal, se tem alguém que teve dificuldades com a matéria, esse alguém foi o Sr. Arnold, como o prof° Collins o chamava. Mas justamente pelo esforço que teve em aprender matemática no colégio, Kevin poderia se tornar um excelente professor.

Lembram de como ele passou noites e noites estudando com seu pai? Foi assim que seu F virou um D e depois um C. Mas só quando ele topou estudar com o Sr. Collins que Kevin finalmente se transformou num aluno nota A. O Sr. Collins infelizmente se foi e não pôde chegar a ver esse momento, mas com certeza Kevin honraria seu nome em sala de aula, sendo o melhor professor de matemática que já se viu! E se ele algum dia precisar de ajuda, sua amiga e namorada de infância, Winnie Cooper, com certeza poderá ajudá-lo.

Línguas Estrangeiras e Literatura – Chuck (Pushing Daisies)

Para que melhor professora dessas matérias do que a morta-viva Charlotte Charles? Quando foi morar com as tias Vivian e Lily, Chuck não podia sair de casa por causa das fobias sociais e problemas de personalidade das tias. Ou seja, na falta do que fazer, leu dezenas de livros da melhor literatura possível, vivendo histórias que ela mesma nunca iria viver.

Além disso, Chuck é autodidata em francês, sueco, alemão, chinês e japonês, pois ficava escutando fitas de ensinamento dessas línguas. Dedicada, esforçada, organizada e prá lá de simpática, a garota daria uma professora perfeita, sendo a mais querida pelos alunos. O problema seria se algum deles a reconhecesse como a garota que já morreu. Daí era mais confusão para Ned e Emerson arrumarem!!

Biologia – Dexter Morgan (Dexter)

Impossível pensar em um melhor candidato a professor de biologia do que um serial killer que está acostumado a trabalhar minuciosamente com o corpo humano. Fatiar os membros em lugares anatomicamente exatos é com ele mesmo!

Além do mais, Dexter ainda é técnico forense, então está super acostumado a trabalhar com o sangue e suas particularidades. Genética seria um prato cheio para o prof° Morgan, que se regorgizaria ao poder passar pra outras gerações todo o seu conhecimento sobre cadeias genéticas e DNA. E os pais das crianças poderiam ter certeza de que nada aconteceria a seus filhos enquanto Dexter estivesse com eles no colégio. O serial killer mais politicamente correto da história os protegeria de qualquer mal.

Física – Sheldon Cooper (The Big Bang Theory)

Sheldon tem mestrado e doutorado (o que equivale os seus PhDs) em física teórica. Tem QI de 187 (algumas tabelas dizem que acima de 140 a pessoa é extremamente dotada). E entrou na faculdade com 11 anos, após terminar a quinta série!! Ou seja, ele tem tudo o que um ótimo professor de física precisa para dar aula, certo? Errado!!

Sheldon tem conhecimento e isso é inquestionável, mas suas habilidades sociais são extremamente ruins. Tanto que dizem que Sheldon tem a síndrome de Asperger, que é a dificuldade de ter sentimentos ou reconhcê-los em outras pessoas. Para que mais carrasco que Sheldon? Ele iria menosprezar a capacidade de todos os alunos, achando-se superior a todos eles e logo logo sua paciência, com os alunos menos inteligentes, acabaria. E se fosse fazer alguma piada, nenhum deles entenderia o bazinga no final da frase. Nota 0 para todos os alunos e para Sheldon como professor.

Química – Gregory House (House)

Quem melhor do que House para ensinar química ao jovens? Além de saber bem sobre a matéria por sua formação em medicina, ele pode ainda mostrar aos alunos os malefícios do vício em drogas.

Sua habilidade e vontade de experimentar métodos diferentes podem render pequenas e engraçadas explosões. Já sua teimosia e obsessão em desvendar enigmas e “consertar” pessoas vai ajudar com os alunos problemáticos. E com certeza haverá muitas alunas apaixonadas pelo professor rabugento e de belos olhos azuis.

História – Eric Northman (True Blood)

Eric é um vampiro com mais de 1.000 anos de idade. Era um guerreiro viking quando foi transformado em vampiro por Godric. Ele viveu todos esses anos, acompanhando de perto as guerras, calamidades e todos os problemas mundiais. Quem saberia melhor da história do mundo senão ele?

O grande e único problema é o fato de Eric ser vampiro, é claro. Ele não gosta de humanos e muito menos de ser ameaçado e nós sabemos como tem aluno que gosta de se impor contra professor. Caso isso acontecesse, não me responsabilizaria se um dos alunos saísse com duas marcas no pescoço!!

Geografia – Lisa Simpson (Os Simpsons)

Que Lisa é nerd nós já sabemos. Mas será que ela daria uma boa professora? Lisa é totalmente engajada com idéias de proteção animal e ambiental, alterações climáticas e em tentar achar resoluções para problemas como efeito estufa e aquecimento global. Ela, melhor que ninguém, saberia expor os assuntos e questionar os alunos para ajudarem tais causas.

Como boa ativista, iria fazer palestras, organizar passeatas e tentar mostrar ao mundo o que fazemos de errado. Só teria de ter cuidado para não se impor demais, pois daí os alunos começariam a detestar a professora Simpson.

Filosofia – John Locke (Lost)

Ele já vem com o nome de um dos maiores filósofos iluministas da história: John Locke. Mas não é só isso. O nosso Locke adora falar sobre temas filosóficos como redenção, renascimento, senso comum e a briga de destino versus livre arbítrio. E até mesmo conhece teorias como a da Tabula Rasa (que é do verdadeiro John Locke). Na ilha, o careca não perdia um momento para conversar sobre coisas profundas com os sobreviventes.

Com certeza ele acharia algum aluno para ser seu discípulo assim como ele fez com Boone. O ruim seria se ele fosse o responsável pela morte de tal discípulo, pois daí todos os pais iriam tirar seus filhos da escola!!

Educação Física – Jack Bauer (24 Horas)

Ele já salvou candidatos à presidência de ataques terroristas, foi atrás de sequestradores, foi torturado, perseguido pela polícia de seu próprio país, morreu – mas foi ressuscitado – e salvou os EUA (e o mundo) de uma possível Terceira Guerra… sempre em apenas um dia. Para cumprir com o dever, Bauer precisa estar preparado mental e fisicamente e com a saúde em ordem. Quem melhor do que ele para ensinar um pouco de vida saudável aos jovens sedentários de hoje?

Como ele trabalha para exército americano e faz parte do pelotão de elite (a unidade contra o terrorismo), com certeza será um capitão linha dura e não dará descanso aos alunos. Mas pelo menos todos aprenderão como defender seus entes queridos e seus ideais, mesmo que seja por meio de armas de fogo, explosivos e resistência à tortura.

Educação Artística – Phoebe Buffay (Friends)

Ah a Phoebe!! Será que ela se daria bem dando artes para os alunos? Que ela iria passar horas e horas tocando seu violão com suas ótimas músicas estilo Smelly Cat, isso ela iria. E não tenho dúvida que ela saberia dar outras áreas de artes como desenho, pintura e até mesmo encenação (onde ela poderia pedir ajuda de seu amigo Joey).

Nenhum dos alunos iria sair do ensino médio realmente apto para entrar numa banda ou fazer um teste de elenco, porém, a diversão seria completa tendo Phoebe como professora. Eu iria adorar, você não?

Contribuíram com esse post Cristal, Jessica e Bianca.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×